Volkswagen do Brasil amplia seu catálogo de cores em quase 80% nos últimos 5 anos!

4Os consumidores buscam, cada vez mais, produtos diferenciados e personalizados, a fim de expressar seus valores e preferências individuais. Em sintonia com essa tendência, a Volkswagen do Brasil tem ampliado a oferta de opções de cores para seus produtos. Em apenas cinco anos, o portfólio de cores da marca aumentou em 77%. Para comparação, os lançamentos da linha Volkswagen 2010, quando chegaram ao mercado, contavam com um “menu” de 13 cores. Na atual linha 2015, esse total foi ampliado para 23 opções de cores, entre sólidas, metálicas e perolizadas, estrategicamente disponíveis de acordo com a proposta de cada modelo.

A criação de novas cores é baseada em novas tendências do mercado, visando atender as necessidades e os desejos dos consumidores. Segundo o diretor de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga: “Para a Volkswagen do Brasil, o fundamental é que, além de tendência, a cor seja perene, durável e agradável por muitos anos. Portanto, nem toda tendência de moda se aplica. Pode-se dizer que o trabalho de pesquisa de tendências é intercalado com a análise de mercado e dos desejos e expectativas do consumidor nos mercados em que o veículo será ofertado”.

Quando o assunto é tendência, a supervisora de Color&Trim da empresa, Marilia Biill, conta que o verde, por exemplo, é uma forte tendência de moda, porém é de aceitação restrita no mercado brasileiro. Já o azul se mantém muito forte, principalmente em tons mais escuros. “Isso mostra que a Volkswagen está no caminho certo. Em 2014, a marca apostou nos azuis, com destaque para o ‘Azul Acqua’, exclusivo para o Novo Fox; o ‘Azul Cobalto’, exclusivo para o SpaceFox; e o ‘Azul Night’ e o ‘Prata Lunar’, oferecidos em quase toda a linha 2015”, disse.

A Volkswagen também busca sempre manter espaço para as cores duradouras, como os amarelos, laranjas e vermelhos, geralmente oferecidos em versões mais esportivas. Para o lançamento da Nova Saveiro Cross e Gol Rallye, por exemplo, a marca lançou o sólido “Laranja Canyon”, em substituição ao “Laranja Atacama”, que nasceu como cor de lançamento para o CrossFox 2011. E, graças à sua boa aceitação, estendeu a opção para outros produtos. Já para o Novo CrossFox, foi criado o exclusivo “Laranja Sahara”, com efeito metálico.

Os vermelhos mais escuros também fazem sucesso entre os clientes que gostam de cores vibrantes, mas em tons mais escuros e sofisticados, como é o caso do metálico “Vermelho Ópera”, oferecido em toda a linha Volkswagen 2015, e do “Vermelho Wine”, exclusivo para o Novo Space Cross. Segundo os fabricantes de tintas, o vermelho e suas variações terão ótimo crescimento no Brasil e em toda a América do Sul em 2015, já que as tendências são semelhantes.

Entre as novas cores de 2014 também está o “Amarelo Saturno”, exclusiva para a linha up!. Mas o interesse dos clientes por esta cor mais ousada surgiu bem antes, com o “Amarelo Solaris”, na 1ª geração do CrossFox, que fez tanto sucesso que se estendeu para o Gol.

O poder do branco

O “Branco Cristal” tem presença forte nos modelos da Volkswagen e está entre os mais vendidos pela empresa. Influenciado por carros importados de luxo, que valorizaram a cor branca nos últimos anos como sinônimo de eficiência e consciência global, o Brasil aderiu à moda e esta cor perdeu o estigma de “cor de táxi”, no caso de São Paulo, ou de “carro da empresa”.

Para a supervisora Marilia Biill: “Os tons de branco são muito democráticos e funcionam em praticamente todos os modelos da marca. Além disso, é uma cor associada à modernidade, pureza e de aparência duradoura”.

Conheça o processo de criação das cores da marca

A equipe de Design de Acabamentos (Color&Trim) da Volkswagen do Brasil desenvolve as cores da carroceria e também das peças plásticas internas e externas do veículo. O desenvolvimento e implementação de novas tonalidades acontece de forma multidisciplinar, com o envolvimento de diversas áreas da empresa como Design, Marketing, Engenharia, Compras, Finanças, Laboratório de Materiais, entre outras, e em conjunto com parceiros externos, como os fabricantes e fornecedores de tintas e pigmentos.

O processo de desenvolvimento de novas cores parte de uma pesquisa de tendências de moda, consumo, comportamento e mercado. Com estes dados, os designers criam um “briefing” que orienta os fornecedores quanto às necessidades da Volkswagen para os novos produtos. Para chegar nessas ideias, a designer responsável por cores na Volkswagen do Brasil, Telma Blasquez, e mais dois coloristas fazem testes, estudos e misturas de cores na cabine de pintura criada especialmente para a área de Design realizar suas alquimias.

O próximo passo fica por conta dos fabricantes de tinta: apresentar propostas ao Design, que seleciona as amostras e solicita ajustes e correções de tonalidade, brilho e pigmentação, a fim de chegar a uma cartela de cores novas que atenda às necessidades de Design e futuramente às expectativas do consumidor.

Os departamentos de Engenharia e Laboratório de Materiais da Volkswagen do Brasil também orientam os fornecedores quanto às exigências técnicas relacionadas a emissões, durabilidade e demais especificações de qualidade das tintas, peças e pigmentos. Com isso, algumas melhorias de desenvolvimento são necessárias para ajustar cada proposta de cor e assim novas amostras são submetidas a testes e avaliações até atenderem à aparência e aos requisitos técnicos necessários.




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Restaurante dá desconto a pais com “crianças educadas”!

Uma decisão polêmica aconteceu em Pádua, na Itália. Um restaurante dá desconto de 13, 5 euros (cerca de R$ 40 reais) na conta das famílias com “crianças educadas” – sconto bimbi educati é o nome do agrado, em italiano. O dono da enoteca, Antonio Ferrari, afirmou ao jornal Corriere della Sera que o ato serve como reconhecimento aos pais que conseguem […]

Leia mais

10 dicas para evitar a intoxicação alimentar durante o Carnaval!

O cirurgião geral do Hapvida Saúde, Tarcísio Carneiro, alerta que quando a refeição é feita na rua, o maior risco de contaminação está no armazenamento da comida. “Alguns vendedores ambulantes não contam com refrigeradores e fazem o manuseio dos alimentos com higiene precária. Quem trabalha com alimentos precisa sempre lavar as mãos, pois a contaminação […]

Leia mais

Engravidar logo após o 1º filho, como Thais Fersoza, tem riscos. Saiba mais!

Thais Fersoza e Michel Teló são pais de Melinda há apenas seis meses, mas já anunciaram que a família vai aumentar em breve. O casal anunciou que está à espera do segundo filho e já até sabem que será um menino. Segundo especialistas , é preciso ter cautela ao querer filhos com pouco intervalo de […]

Leia mais

Estudo afirma que homem se apaixona mais rápido que a mulher!

Ao contrário do que você poderia achar, as mulheres não se apaixonam mais facilmente. Pelo menos é o que anda dizendo a ciência. Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, entrevistou 172 estudantes universitários e concluiu que (passada!) eles expressam seus sentimentos antes. De acordo com a reportagem do site Brodly, que publicou a pesquisa, a […]

Leia mais

Para seu Carnaval não acabar mais cedo, siga essas 7 dicas!

A vida moderna, parece acrescentar motivos para aproveitar o Carnaval até a última gota – mas não precisa ser até o último suspiro. Para seu Carnaval não acabar mais cedo, siga essas 7 dicas! Use camisinha. Não importa com quem. Apesar de todo mundo saber que a camisinha evita gravidez e protege de pegar uma […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *