Uma das mais respeitadas instituições de difusão da língua e cultura francesas do Brasil, a Aliança Francesa de São Paulo celebra, em 2014, 80 anos de sua primeira unidade na capital paulista!

logoCriada na capital francesa em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades (dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin), a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesas fora do país. Para tanto, ela promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos.

A Aliança Francesa está presente no Brasil há mais de 125 anos. Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 02 anos após a criação da sede em Paris. Atualmente a rede brasileira conta com 36 associações e 09 centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros, totalizando 37.000 estudantes, funcionando em estreita relação com Fundação Alliance Française em Paris, que é a guardiã dos seus valores.

A rede mundial da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 135 países, onde estudam cerca de 490.000 pessoas.

Na cidade de São Paulo sua 1ª sede foi na Rua Boa Vista, inaugurada em 1934, mesmo ano da fundação da USP, que contou com uma missão universitária francesa que veio ajudar na criação da Faculdade de Filosofia da universidade, difundindo a influência intelectual francesa.

A sede atual, inaugurada em 1957 na Rua General Jardim 182, teve como um dos seus arquitetos Jacques Pilon, que tem diversos prédios importantes na cidade, como Edifício Condomínio Paysandu, Edifício Jaraguá e a Biblioteca Mário de Andrade.

Atualmente a Aliança Francesa de São Paulo é uma das primeiras do Brasil e está entre as 10 maiores do mundo em número de alunos.

Durante esses 80 anos é uma das principais referências na divulgação da língua e cultura francófonas em São Paulo, assistindo ao desenvolvimento da cidade e ensinando gerações de estudantes, intelectuais, artistas e empresários.

Nessas oito décadas de vida, a Aliança Francesa de São Paulo tornou-se uma entidade com um grande prestígio, devido aos valores de diversidade cultural e linguística que representa, com cursos de alta qualidade, adaptados a diversos públicos e com pedagogias sempre renovadas, além de acompanhar as manifestações que favoreçam a difusão cultural, com encontros e intercâmbios. Nomes ilustres passaram por ali, entre outros : Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Eugène Ionesco, Claude Lévi-Strauss, Fernand Braudel, André Malraux.

Em 2013, a Aliança Francesa teve um crescimento de 3,2% nas inscrições, em relação ao ano de 2012, com 60% dos seus alunos pertencentes a faixa entre 18 e 35 anos. As pessoas que procuram aprender a língua francesa, 65% o fazem por gosto pelo idioma e aprimoramento cultural e 15% por objetivo profissional e de ensino. No ano passado, o número de alunos externos (empresas / colégios / universidades) cresceu em 10%.

Além de ser falado em 56 países, nos cinco continentes, no Brasil mais de 600 empresas instaladas no país utilizam o idioma francês, gerando oportunidade de empregos. Com 10 000 inscrições por ano, 70 professores, mais de 700 certificados DELF e DALF emitidos, atualmente a Aliança Francesa de São Paulo possui 07 unidades em diversas regiões da cidade, atendendo também empresas, colégios e universidades.

 Todos os anos a Aliança Francesa de São Paulo promove o Festival da Canção Francesa, Cineclubes mensais, vinda de artistas internacionais, exposições, além de um intenso trabalho com o Teatro Aliança Francesa, que é uma referência no circuito artístico paulistano.

Presente desde 1964 na região central, o Teatro Aliança Francesa comemora também neste ano 50 anos. Seu palco recebeu artistas de renome, tanto nacionais quanto internacionais. A qualidade de sua programação, nas artes cênicas e em outras manifestações artísticas, é comprovada pelos espetáculos que aqui já estiveram em cartaz e colecionaram diversos prêmios, como APCA, Shell e Molière. Nesses 50 anos de presença na capital paulista, além de apresentar ao público um pouco da cultura francesa através de grandes dramaturgos como Ionesco e Molière, o Teatro segue com a missão de preservar a memória do teatro brasileiro, valorizando toda sua trajetória e importância política, social e cultural.

Ainda, em sua sede em São Paulo, está localizada a maior biblioteca francófona em representatividade em todo o território nacional, com um acervo de 30mil volumes. Este espaço aberto ao público coloca seu acervo (livros, DVDs, CDs, e-books, revistas etc) à disposição de todos os visitantes, além de acolher periodicamente lançamentos de livros, debates e encontros.

Em parceria com a Sala São Paulo, a Aliança Francesa de São Paulo prepara, para celebrar seus 80 anos, uma noite comemorativa para seus parceiros e amigos seguida de um concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a presença da contralto francesa, Nathalie Stutzmann.

Aliança Francesa no Mundo:

1000 associações em 135 países – 490.000 estudantes

Aliança Francesa no Brasil:

36 associações e 09 centros correspondentes – 37.000 estudantes

Aliança Francesa em São Paulo capital:

07 unidades – 10.000 inscrições por ano – 6.000 estudantes




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Chega em São Paulo um app de táxi exclusivo para mulheres!

Business woman traveling by yellow taxi in city

Quem vai amar essa notícia são os marmanjos ciumentos! Chega em São Paulo um aplicativo de táxi exclusivo para as mulheres. O FemiTaxi, tem uma frota composta apenas por motoristas do sexo feminino, e que nasce com intuito de ser uma alternativa para as usuárias de táxi na capital paulista. De acordo com Charles-Henry Calfat […]

Leia mais

Estudo afirma que dormir pouco pode ser perigoso para o coração!

dormir-de-conchinha-31-666

Uma péssima notícia para quem sofre de insônia (como eu). Dormir pouco pode ser perigoso para o coração, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Bonn (Alemanha). Os pesquisadores avaliaram as condições cardíacas de médicos da própria equipe, que trabalham em turnos de 24 horas, e […]

Leia mais

Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as 10 cidades do mundo mais populares no Instagram!

_e5b6286

O mundo está cada vez mais conectado nas redes sociais. A fervida cidade de New York é a que mais apareceu nos perfis do Instagram em 2016. Pasmem: já são mais 500 milhões usuários espalhados pelo mundo. O Brasil tem dois representantes: São Paulo, na quarta colocação, e Rio de Janeiro, na oitava. Também, pudera. […]

Leia mais

Confira 6 alimentos para comer de manhã e ter uma barriga tanquinho!

como-ter-uma-barriga-tanquinho-blog-michel-telles

Quer ficar com uma barriguinha poderosa? Pois bem! A única coisa que precisa ingerir logo de manhã para conseguir uma barriga mais lisa é alimentos com ácidos graxos monoinsaturados. De acordo com a revista Prevention, a dita gordura saudável é uma das maiores aliadas no caminho para uma barriga mais elegante. Isto porque além de ser […]

Leia mais

Pesquisa mostra que a pirataria está em baixa no Brasil!

_e5b6286

Por essa muita gente não esperava: A pirataria está em baixa no Brasil. Segundo pesquisa Fecomércio RJ/Ipsos, três em cada dez brasileiros (32%) admitem consumir produtos piratas. O valor é menor do que a média histórica da pesquisa, desde 2006, que é de 40%, e está bem abaixo do ápice registrado em 2011, quando o […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *