Suécia é o primeiro país do mundo com gestão de tráfego aéreo operada remotamente!

8

 

O primeiro avião pousou na última quinzena usando os Serviços da Torre Remota, um sistema desenvolvido pela LFV e pela Saab. Desde então, o serviço de tráfego aéreo no aeroporto de Örnsköldsvik tem sido operado usando o Serviço de Torre Remota (RTS). Durante o dia 21 de abril, os primeiros aviões controlados a partir do Centro de Torre Remota LFV, em Sundsvall, decolaram e pousaram no aeroporto de Örnsköldsvik. LFV e Saab têm trabalhado em conjunto para desenvolver as soluções operacionais e tecnológicas para a gestão de tráfego aéreo operado remotamente. Pela primeira vez, o serviço de torre de controle foi operado remotamente. Após dez anos de desenvolvimento, LFV e Saab estão em primeiro lugar no mundo ao lançar os Serviços de Torre Remota.

“O Serviço de Torre Remota é um programa de desenvolvimento do qual estamos muito orgulhosos. Nós somos a primeira operadora do mundo a receber a certificação operacional e há um grande interesse entre os nossos clientes na Suécia e em todo o mundo. O Serviço de Torre Remota é um importante produto para nós e nossos parceiros, o que nos proporciona uma forte vantagem competitiva”, disse Olle Sundin, Diretor Geral da LFV.

“Vemos um grande interesse tanto de pequenos aeroportos quanto de aeroportos maiores que necessitam do serviço de Torre Remota para enfrentarem os desafios com que se deparam. Este sistema permite maior eficiência operacional e marca o início de um desenvolvimento interessante para o qual a Saab tem muito a oferecer”, declarou Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

O Serviço de Torre Remota envolve a instalação, no aeroporto a ser controlado, de câmeras e sensores que enviam sinais, em tempo real, para um centro de controle de tráfego aéreo. Lá, imagens e informações de tráfego do aeroporto remoto são exibidos em monitores de alta definição. Graças a esta tecnologia, o tráfego aéreo no aeroporto remoto pode ser controlado da mesma forma que seria a partir de uma torre de controle tradicional.

A LFV recebeu certificação operacional para as torres de controle operadas remotamente, concedida pela Agência Sueca de Transportes, em 31 de outubro de 2014. Isso significa que a solução da LFV para a prestação de serviços remotos de controle de tráfego foi aprovada segundo todos os critérios de segurança, podendo ser colocada em operação.

O Aeroporto de Örnsköldsvik tornou-se o primeiro aeroporto no mundo a receber serviços de torre de controle remota. O plano é que o Aeroporto de Sundsvall-Timrå e o Aeroporto de Linköping sejam o segundo e o terceiro a receberem o serviço.

A LFV oferece serviços de tráfego aéreo tanto nacional quanto internacionalmente. A companhia está envolvida no aperfeiçoamento da gestão do espaço aéreo europeu através de participação ativa em diversas alianças e organizações, desenvolvendo novos serviços e conceitos operacionais destinados a atender as exigências cada vez maiores de capacidade, acessibilidade e sustentabilidade.

A Saab atende ao mercado global com produtos líderes mundiais, serviços e soluções no âmbito da defesa militar e segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Por meio de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab adota e desenvolve novas tecnologias para atender às necessidades dos clientes.

 




VEJA MAIS SOBRE Notícias


20 ideias de decoração para o almoço do Dia das Mães!

O Dia das Mães é um momento muito especial de união familiar, e que deve ser celebrado com muita alegria e comemoração, pois a mãe é um dos pilares de toda família, e merece ser tratada como a rainha do lar neste dia tão especial. E para ajudar você nesta tarefa de decorar a mesa […]

Leia mais

8 mitos e verdades sobre o limão!

O limão é um dos queridinhos da alimentação saudável. Na medicina ayurvédica, é recomendado tomar um copo de suco de limão com água morna de manhã, em jejum, para desintoxicar o organismo. Durante o dia, ele funciona como uma excelente fonte de vitamina C e alivia a retenção de líquidos, ajudando na perda de peso. […]

Leia mais

Anderson Silva lutará no Rio de Janeiro em junho!

Anderson Silva anunciou via Twitter que voltará a lutar no Brasil. De acordo com ele, o combate será realizado no dia 3 de junho no Rio de Janeiro. O adversário será o norte-americano Kelvin Gastelum, que no último dia 11 nocauteou Vitor Belfort no UFC de Fortaleza. Em sua última aparição no octógono, em fevereiro, […]

Leia mais

Descoberta a droga que diminui o colesterol ruim e ainda evita infarto e AVC!

Aprovado desde o mês de abril do ano passado, o remédio evolocumabe, do laboratório Amgen, figura como uma das maiores novidades da medicina dos últimos tempos. Também pudera: as pesquisas mostraram uma redução de até 60% no valor do LDL, o colesterol ruim, após o início do tratamento. Tanto é que ele já entra como […]

Leia mais

Anvisa interdita marca de alimento para bebês!

Que bafãoooooo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e divulgação, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Papá no Prato. Os alimentos da marca são comercializados pela internet por fabricante desconhecido e nenhum deles possuíam registro na agência. O registro sanitário de alimentos de transição para […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *