Suécia é o primeiro país do mundo com gestão de tráfego aéreo operada remotamente!

8

 

O primeiro avião pousou na última quinzena usando os Serviços da Torre Remota, um sistema desenvolvido pela LFV e pela Saab. Desde então, o serviço de tráfego aéreo no aeroporto de Örnsköldsvik tem sido operado usando o Serviço de Torre Remota (RTS). Durante o dia 21 de abril, os primeiros aviões controlados a partir do Centro de Torre Remota LFV, em Sundsvall, decolaram e pousaram no aeroporto de Örnsköldsvik. LFV e Saab têm trabalhado em conjunto para desenvolver as soluções operacionais e tecnológicas para a gestão de tráfego aéreo operado remotamente. Pela primeira vez, o serviço de torre de controle foi operado remotamente. Após dez anos de desenvolvimento, LFV e Saab estão em primeiro lugar no mundo ao lançar os Serviços de Torre Remota.

“O Serviço de Torre Remota é um programa de desenvolvimento do qual estamos muito orgulhosos. Nós somos a primeira operadora do mundo a receber a certificação operacional e há um grande interesse entre os nossos clientes na Suécia e em todo o mundo. O Serviço de Torre Remota é um importante produto para nós e nossos parceiros, o que nos proporciona uma forte vantagem competitiva”, disse Olle Sundin, Diretor Geral da LFV.

“Vemos um grande interesse tanto de pequenos aeroportos quanto de aeroportos maiores que necessitam do serviço de Torre Remota para enfrentarem os desafios com que se deparam. Este sistema permite maior eficiência operacional e marca o início de um desenvolvimento interessante para o qual a Saab tem muito a oferecer”, declarou Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

O Serviço de Torre Remota envolve a instalação, no aeroporto a ser controlado, de câmeras e sensores que enviam sinais, em tempo real, para um centro de controle de tráfego aéreo. Lá, imagens e informações de tráfego do aeroporto remoto são exibidos em monitores de alta definição. Graças a esta tecnologia, o tráfego aéreo no aeroporto remoto pode ser controlado da mesma forma que seria a partir de uma torre de controle tradicional.

A LFV recebeu certificação operacional para as torres de controle operadas remotamente, concedida pela Agência Sueca de Transportes, em 31 de outubro de 2014. Isso significa que a solução da LFV para a prestação de serviços remotos de controle de tráfego foi aprovada segundo todos os critérios de segurança, podendo ser colocada em operação.

O Aeroporto de Örnsköldsvik tornou-se o primeiro aeroporto no mundo a receber serviços de torre de controle remota. O plano é que o Aeroporto de Sundsvall-Timrå e o Aeroporto de Linköping sejam o segundo e o terceiro a receberem o serviço.

A LFV oferece serviços de tráfego aéreo tanto nacional quanto internacionalmente. A companhia está envolvida no aperfeiçoamento da gestão do espaço aéreo europeu através de participação ativa em diversas alianças e organizações, desenvolvendo novos serviços e conceitos operacionais destinados a atender as exigências cada vez maiores de capacidade, acessibilidade e sustentabilidade.

A Saab atende ao mercado global com produtos líderes mundiais, serviços e soluções no âmbito da defesa militar e segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Por meio de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab adota e desenvolve novas tecnologias para atender às necessidades dos clientes.

 




VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 alimentos que mais mancham os dentes!

dente

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir aquele sorrisão. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro? A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome. Descubra […]

Leia mais

Conheça as 10 universidades que mais formam bilionários!

harvard-kennedy-school3

Harvard é a universidade que mais forma bilionários dos Estados Unidos. De acordo com a revista inglesa “Times Higher Education”, a instituição possui 35 bilionários, que juntos têm US$ 309 bilhões. Por sua vez, ela tem três vezes mais bilionários em comparação com a segunda colocada da lista, a Universidade de Columbia. Bill Gates e […]

Leia mais

Primeiro carro esportivo do mundo é leiloado!

4

O primeiro carro esportivo do mundo, o refinado Vauxhall Prince Henry Sports Torpedo alcançou os  613.891 euros (657,185 mil dólares) na casa de leilões de Bonhams, em Londres. Construído em 1914, o poderoso motor conseguia atingir velocidades de quase 130km/h, o que o tornava incrivelmente potente e rápido, características que o ajudaram a tornar-se uma […]

Leia mais

Ator da Globo acha que a salvação do Brasil está nas mãos de Lula e Fernando Henrique Cardoso!

lula-e-fhc-jpgqx64310-pagespeed-ce-gngmdsg7nb

O ator Paulo Betti declarou recentemente uma solução para o nosso País sair desse caos: “Eu sou, confesso, ingênuo na política. Mas a salvação do Brasil precisa de um encontro de Fernando Henrique Cardoso Cardoso e Lula, mediado por Marina. Os dois governaram o Brasil nos últimos 20 anos, devem saber a saída.” Será? Ator […]

Leia mais

Ambev é eleita como uma das empresas mais sustentáveis do país!

ambev-blog-michel-telles

A Ambev, maior fabricante de bebidas do mundo, que foi fundada por Carlos Alberto Sicupira, foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2016 como uma das empresas mais sustentáveis do país. A companhia se destacou pela gestão da água nas indústrias em todo mundo. O reconhecimento foi divulgado no dia 17 de novembro. A abordagem para […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *