Sou infeliz na carreira, mas ganho bem. O que fazer?

 

logoDe um lado, carga horária elevada, cobrança excessiva, competição exagerada e sentimento de insegurança. Do outro, um bom salário. O que fazer? Buscar a felicidade profissional e arcar com eventuais prejuízos financeiros ou manter como está e ir até o limite?

Muitos vivenciam diariamente esse dilema do que fazer com a carreira, pois, infelizmente, vivemos em um mundo de infelicidade. Ao menos este é o sentimento que uma boa parte da população está sentindo, segundo uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).

De acordo com o levantamento, apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional.  Essa pesquisa é de 2011 e aposto que o índice hoje seja ainda pior.

O que pouca gente sabe é que o principal vilão dessa história não está exatamente ligado à rotina atual. A frustração é fruto de uma má escolha profissional e, normalmente, isso tem origem na juventude.

Durante esses últimos 10 anos atuando como orientador e coach de carreira, acompanhei diversas histórias, de jovens, adultos e profissionais seniores. Conheci executivos em processo de depressão mesmo com muito dinheiro no bolso, empresários estressados e arrependidos mesmo com os negócios crescendo a todo vapor.

O peso da família e do dinheiro

Muitos desses meus clientes foram honestos e humildes em admitir que não foram eles que escolheram essas vidas, mas, sim seus pais e o dinheiro. Todos, sem exceção, falavam sobre suas frustações e o sentimento de vazio, de algo incompleto. Como se a vida tivesse retalhado suas conquistas. Deu de um lado, e tirou de outro.

O sentimento de descontrole da própria vida talvez seja uma das principais características de quem deseja mudar e não consegue. Provavelmente você já tenha escutado alguém dizer algo como “agora eu não consigo mais mudar, é muito difícil”, “estou ganhando dinheiro e tenho medo de perder tudo” ou “e se não der certo?”.

Esse é o fardo que muitos infelizes carregam e a principal muleta de quem quer ter uma vida medíocre. O controle da vida está nas mãos das próprias pessoas.

Não estou fazendo apologia ao “rebeldismo”, do tipo “vou largar tudo, não quero nem saber e agora vou ser feliz com o que escolher, doa a quem doer”. Até porque eu acredito que não seja simples assim.

O que eu sugiro é que você tenha uma atitude positiva, que acredite em si mesmo e se planeje. Assim, viverá mais próximo da felicidade e do prazer.

* Maurício Sampaio é coach de carreira, educador, orientador vocacional e profissional, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS. www.mauriciosampaio.com.br




VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 alimentos que mais mancham os dentes!

dente

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir aquele sorrisão. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro? A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome. Descubra […]

Leia mais

Conheça as 10 universidades que mais formam bilionários!

harvard-kennedy-school3

Harvard é a universidade que mais forma bilionários dos Estados Unidos. De acordo com a revista inglesa “Times Higher Education”, a instituição possui 35 bilionários, que juntos têm US$ 309 bilhões. Por sua vez, ela tem três vezes mais bilionários em comparação com a segunda colocada da lista, a Universidade de Columbia. Bill Gates e […]

Leia mais

Primeiro carro esportivo do mundo é leiloado!

4

O primeiro carro esportivo do mundo, o refinado Vauxhall Prince Henry Sports Torpedo alcançou os  613.891 euros (657,185 mil dólares) na casa de leilões de Bonhams, em Londres. Construído em 1914, o poderoso motor conseguia atingir velocidades de quase 130km/h, o que o tornava incrivelmente potente e rápido, características que o ajudaram a tornar-se uma […]

Leia mais

Ator da Globo acha que a salvação do Brasil está nas mãos de Lula e Fernando Henrique Cardoso!

lula-e-fhc-jpgqx64310-pagespeed-ce-gngmdsg7nb

O ator Paulo Betti declarou recentemente uma solução para o nosso País sair desse caos: “Eu sou, confesso, ingênuo na política. Mas a salvação do Brasil precisa de um encontro de Fernando Henrique Cardoso Cardoso e Lula, mediado por Marina. Os dois governaram o Brasil nos últimos 20 anos, devem saber a saída.” Será? Ator […]

Leia mais

Ambev é eleita como uma das empresas mais sustentáveis do país!

ambev-blog-michel-telles

A Ambev, maior fabricante de bebidas do mundo, que foi fundada por Carlos Alberto Sicupira, foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2016 como uma das empresas mais sustentáveis do país. A companhia se destacou pela gestão da água nas indústrias em todo mundo. O reconhecimento foi divulgado no dia 17 de novembro. A abordagem para […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *