Somos todos canalhas? Livro escrito por Whatsapp traz a resposta!

5Um mês e meio de mensagens de voz pelo WhatsApp entre os filósofos Clóvis Barros Filho e Júlio Pompeu foram o suficiente para compilar ideias para um livro.

Clóvis mora em São Paulo e Júlio mora em Vitória e essa foi a forma mais fácil que eles encontraram para dialogar – o resultafo foi o livro Somos Todos Canalhas: filosofia para uma sociedade em buscas de valores (Leya, R$ 23,90).

A publicação conta com diálogos dos dois autores do início ao fim. Começando com os filósofos gregos até chegar nos dias atuais, de fidelidade e tolerância,  discutindo os conceitos filosóficos de valor, belo, justo e sagrado. O título comercial chama atenção pela afirmação, mas Clóvis conta que o nome do livro deveria ser seguido por um ponto de interrogação: somos todos canalhas?

“O ‘canalha’ é o atributo de uma conduta, não de uma pessoa – como se poderia imaginar. Até por que para afirmar que alguém é canalha, precisaria que esse alguém agisse ‘canalhamente’ 100% do tempo, o que é muito pouco provável”, explica Barros Filho. “É completamente absurdo pensar que alguém seja canalha o tempo todo. O título é por conta da editora”.

Logo na introdução os autores tratam de elucidar que, apesar do título, o livro não pertence a editoria de auto-ajuda e sim de filosofia.

As conversas entre os autores não são conclusivas, mas reflexivas, já que não trazem uma resposta final sobre a nossa ‘canalhice’. De fato, não somos canalhas o tempo todo, mas em algum momento de escolhas certamente já agimos de forma canalha.

“Todo homem delibera sobre sua trajetória pessoal. Projeta situações desejadas, decide sobre meios adequados, descarta outros e age. Intervém no mundo transformando-o ininterruptamente”, afirma um trecho da última parte do livro.

“Sendo a canalhice o atributo de uma conduta, essa pergunta [somos todos canalhas?] é improcedente. Mas se a pergunta for ‘agirmos todos de forma canalha?’ Eu diria sim, agimos todos de forma canalha em algum momento. Porque em nosso cotidiano tomamos decisões a fim de garantir conforto pessoal, atrapalhando a convivência com o próximo”, afirma Barros Filho.

Fonte: Revista Galileu




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as 10 cidades do mundo mais populares no Instagram!

_e5b6286

O mundo está cada vez mais conectado nas redes sociais. A fervida cidade de New York é a que mais apareceu nos perfis do Instagram em 2016. Pasmem: já são mais 500 milhões usuários espalhados pelo mundo. O Brasil tem dois representantes: São Paulo, na quarta colocação, e Rio de Janeiro, na oitava. Também, pudera. […]

Leia mais

Confira 6 alimentos para comer de manhã e ter uma barriga tanquinho!

como-ter-uma-barriga-tanquinho-blog-michel-telles

Quer ficar com uma barriguinha poderosa? Pois bem! A única coisa que precisa ingerir logo de manhã para conseguir uma barriga mais lisa é alimentos com ácidos graxos monoinsaturados. De acordo com a revista Prevention, a dita gordura saudável é uma das maiores aliadas no caminho para uma barriga mais elegante. Isto porque além de ser […]

Leia mais

Pesquisa mostra que a pirataria está em baixa no Brasil!

_e5b6286

Por essa muita gente não esperava: A pirataria está em baixa no Brasil. Segundo pesquisa Fecomércio RJ/Ipsos, três em cada dez brasileiros (32%) admitem consumir produtos piratas. O valor é menor do que a média histórica da pesquisa, desde 2006, que é de 40%, e está bem abaixo do ápice registrado em 2011, quando o […]

Leia mais

8 maiores dúvidas que todo virgem tem, mas não tem coragem de perguntar!

rapaz-virgem-blog-michel-telles

Abaixo você confere oito maiores dúvidas que todo virgem tem, mas não tem coragem de perguntar – e, claro, as respostas. 1. Toda mulher sangra na primeira vez? Não. O sangramento ocasionado pelo rompimento do hímen pode não acontecer e, quando acontece, pode ser bem pouco. 2. A primeira vez das mulheres sempre dói? Nem […]

Leia mais

7 quartos de bebês com a nova tendência do momento: cama auxiliar!

bebe-no-berco-blog-michel-telles

Com os imóveis minúsculos, entregue pelas construtoras, muitas famílias estão se virando nos 30. O quarto de bebê, por exemplo, acabou ganhando um item essencial: a cama auxiliar. Seja para a mãe passar a noite mais perto do seu filho nos primeiros meses de vida, para a babá poder posar com a criança, ou mesmo […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *