Sofre com má digestão? A alimentação saudável é a melhor aliada para pessoas com problemas digestivos…

1Além de todos os cuidados fundamentais com a saúde no verão, a ingestão de líquido é um dos mais importantes, pois durante a estação as pessoas suam mais e perdem mais líquidos, essenciais para facilitar a dissolução dos alimentos no estômago e evitar a prisão de ventre. É por isso que neste período, em especial, é importante ter cuidado com a digestão e seguir a risca a recomendação de tomar entre 1,5 a 2 litros por dia (para um adulto saudável).

Espasmos, estômago pesado e distensão abdominal são problemas comuns nos dias mais quentes, quando a comida parece demorar mais para ser digerida. Se os desconfortos transitórios podem ser combatidos com alguns cuidados com a dieta, sintomas como náusea, vômito, dor de estômago e queimação valem uma investigação mais aprofundada, pois podem indicar a presença de doenças, neste caso, a procura por um médico é essencial.

A nutricionista Poliana Macedo Marcato afirma que os cuidados com a digestão devem estar presentes em nosso dia-a-dia. “A digestão é um processo metabólico que gera bastante calor. E nas épocas mais quentes do ano devemos ingerir alimentos que conhecemos como mais leves, assim nos sentimos menos indispostos e pesados”, disse.

O empresário Robson Borges, proprietário do Bistrô da Praça Restaurante, oferece aos clientes opções de refeições leves, saudáveis e que colaboram com o processo digestivo. “Nesta época, em que o clima é mais quente e seco, diversificamos o nosso cardápio. Disponibilizamos variedades de saladas, legumes, grãos, fibras e evitamos alimentos que dificultam a digestão”, disse.

Confira dicas importantes que vão te ajudar a digerir bem os alimentos:

·         Evite beber durante as refeições. Aguarde 30 minutos para ingerir líquidos, pois eles diluem o ácido clorídrico, fundamental para o processo digestivo;

·         Fora do horário das refeições, beba muito líquido como: água, sucos naturais e água de coco, pois ajudam a digestão. O ideal (para pessoas saudáveis) é ingerir entre 1,5 a 2 litros por dia;

·         Mastigue devagar. Sem mastigar direito, o estômago e o intestino são sobrecarregados e têm dificuldades para absorver os nutrientes e produzir minerais essenciais, como o zinco, podendo gerar gases, abdome estendido e dificuldade para evacuar;

·         Fracione as refeições, comendo pequenas quantias de três em três horas. Isso faz com que o metabolismo mantenha-se ativo. Durante o dia, devem ser realizadas de cinco a seis refeições;

·         Evite fazer refeições pesadas antes de dormir, pois durante o sono a digestão é mais lenta;

·         Na hora de temperar saladas, prefira o azeite de oliva e o óleo de linhaça. Eles são ricos em ômega 3, 6, e 9, elementos que auxiliam o intestino a funcionar melhor, favorecendo o processo digestivo.




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