Seja no sol ou nas opções artificiais, bronzeamento é contraindicado!

4Por mais desejada que seja pelas mulheres, pele bronzeada é sinônimo de pele queimada pelo sol, ou seja, danificada pela exposição solar e suscetível a envelhecimento precoce, manchas e, até mesmo, câncer. “A radiação solar estimula o organismo a produzir enzimas que destroem o colágeno, acelerando o envelhecimento. Além disso, os raios promovem uma mutação do DNA, o que leva ao desenvolvimento do câncer”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora de Clínica da Pele Annia Lourenço.

É por isso que se bronzear é totalmente contraindicado, mesmo que seja usando protetor solar. “Não é possível ‘pegar uma cor’ usando filtro solar adequadamente. Se a pele ficar morena significa que ela recebeu radiação, ou seja, a proteção não foi efetiva”, afirma a especialista.

Por isso, ela afirma que é impossível proteger a pele dos danos dos raios solares e ao mesmo tempo ficar com a “cor do verão”. Levando em consideração os riscos que o sol representa, Dra. Annia orienta cada um a manter seu próprio tom de pele. “Além do envelhecimento precoce e do risco do câncer de pele, a exposição ao sol sem proteção pode provocar manchas em todo o corpo”, comenta.

Bronzeamento artificial: tipos e riscos

Já está proibido pela ANVISA o uso de camas de bronzeamento artificial devido aos riscos de câncer de pele. A dermatologista explica que qualquer bronzeamento artificial que utilize luz ultravioleta é contraindicado. “Esse tipo de procedimento pode ser ainda mais prejudicial à pele do que a própria exposição ao sol sem proteção. Ele aumenta – e muito – os riscos do desenvolvimento de câncer de pele”, alerta.

Uma opção que é bastante utilizada são os autobronzeadores, cosméticos que promovem uma oxidação da camada de pele morta, o que resulta em uma cor semelhante ao do bronzeado. A dermatologista explica que, apesar de não penetrar nas camadas mais profundas da pele e não estimular a produção de melanina, estudos recentes mostram efeitos colaterais do uso desses produtos. “Descobriu-se que os autobronzeadores também envelhecem a pele – assim como a exposição solar – pois estimulam uma reação química chamada de glicação, que está relacionada ao processo de envelhecimento”. O mesmo aplica-se aos bronzeamentos a jato, já que são usadas substâncias semelhantes para escurecer a pele.

Entre as opções disponíveis no mercado, as formas mais segura de escurecer a pele são as pílulas de bronzeamento, que uniformizam o tom da pele com uma sensação de bronzeado. “Como resultado, a pele recebe um pigmento chamado caroteno. Semelhante à melanina, ele protege contra a penetração dos raios solares, impedindo parte da ação deles. Entretanto, esses produtos não substituem o protetor solar”, ressalta Dra. Annia.

Sobre a Clínica da Pele Annia Lourenço

(www.annia.com.br | www.facebook.com/dermatologiacuritiba)

Situada no bairro do Batel, em Curitiba, a Clínica da Pele Annia Lourenço atende a pacientes que buscam tratamentos de saúde e beleza da pele e cabelos. Com equipe especializada, realiza procedimentos e dispõe de modernos equipamentos de estética facial e corporal, prevenção e tratamento de doenças de pele, além de cirurgia plástica e reparadora.

A clínica é dirigida pela dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Academia Americana de Dermatologia.




VEJA MAIS SOBRE Beleza


Cuidados com a pele no Outono!

O verão está chegando ao fim, e com ele o clima mais úmido e quente também vai embora. Com o começo do outono e a queda de temperatura é normal a preocupação com o aspecto da pele, já que ela tende a se comportar de maneiras diferentes.  Uma pele oleosa, por exemplo, costuma ficar com […]

Leia mais

Conheça a tintura que muda a cor do cabelo conforme a temperatura!

Tingir os cabelos é um processo que demanda tempo e disposição. Mas e se fosse possível mudar o tom ou mesmo a cor do cabelo em um piscar de olhos, apenas saindo de um lugar e entrando em outro? Essa é a promessa de uma empresa britânica chamada Theunseen. A idéia foi de Lauren Bowker […]

Leia mais

L’Occitane au Brésil inaugura novos pontos de venda em Porto Alegre!

A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane, inaugura três novos pontos de vendas em Porto Alegre – RS. As inaugurações fazem parte do plano de expansão da marca em todo o país. A marca desembarca na capital do Rio Grande do Sul com quiosques no Bourbon Shopping Wallig, Bourbon Shopping Country e Bourbon […]

Leia mais

Cabelos lisos como num passe de mágica!

Já imaginou conquistar cabelos lisos como num passe de mágica? Essa é a promessa do shampoo e do condicionador, da linha Liso Mágico Keeping Liss, lançamento da Lowell Cosméticos. Com fórmula natural e 100% livre de formol, os produtos são uma alternativa eficaz para quem busca a manutenção perfeita para a escova progressiva ou uma […]

Leia mais

Sabonetes cremosos da Tisserand devolvem hidratação à pele durante o banho e promovem bem-estar!

Nos dias mais secos ou após um banho mais demorado ou quentinho, a pele do corpo parece “repuxar”. É sinal de que requer hidratação. A inglesa Tisserand – grife de produtos de Aromaterapia – tem em sua linha dois sabonetes cremosos para banho que já devolvem a nutrição à pele durante o banho: é o […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *