São Paulo recebe evento de empreendedores do setor de tecnologia participantes do Programa Start-Up Brasil!

escrevendo-1024x692A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, participou na tarde desta quinta-feira, 6, do encontro Demo Day do Start-Up Brasil, na praça das Artes, centro da capital paulista. O evento reuniu as startups participantes do Start-Up Brasil, programa Nacional de Aceleração de Startups criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com aceleradoras, com o objetivo de apoiar as empresas nascentes de base tecnológica.

Durante o encontro, as startups participantes puderam apresentar sua evolução perante investidores e outros convidados. Além disso, representantes do programa apresentaram métricas de resultados dos empreendedores e negócios acelerados pelo Start-Up Brasil. Até o momento, 140 startups já foram apoiadas.  Dos participantes da turma 1, 68,8% tiveram grandes marcos de evolução, como novo produto, aumento de receita ou captação de investimentos.

O secretário de Finanças, Marcos Cruz, falou aos presentes e destacou a disposição da cidade de São Paulo em consolidar o Ecossistema de Startups, atraindo e mantendo empresas com alto potencial de crescimento. Por meio da política Tech Sampa, a Prefeitura quer estimular a inovação e empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, nos diferentes estágios de crescimento, além de promover a competitividade e desenvolvimento sustentável de produtos e serviços de conteúdo tecnológico da cidade.

O secretário aproveitou para convidar os empreendedores a virem para a cidade São Paulo, lembrando que as bolsas do Programa Nacional de Apoio a Aceleração de Startups, que nas outras cidades do país é de R$ 200 mil, chegarão a R$ 250 mil na cidade de São Paulo, a partir do aporte adicional de recursos da Prefeitura. “Isso é um convite para que vocês venham para São Paulo, que é uma cidade quem tem tudo para receber os empreendedores, tem tudo para aumentar sua capacidade de inovação. Temos uma série de outros programas para apoiar o Ecossistema de Startups e fazer com que vocês tenham cada vez mais sucesso”, destacou o secretário Marcos Cruz.

O aumento no valor das bolsas é uma das ações de parceria entre a Prefeitura e o programa Nacional de Aceleração de Startups. Outra ação consiste em trazer os eventos da Start-UP Brasil para a cidade de São Paulo.

Rafael Luiz Assis Santos, sócio fundador da start up APPprova, de Belo Horizonte, Minas Gerais, destaca a importância de eventos como o que aconteceu na Praça das Artes. “O principal nesse tipo de evento é o networking. Você conversa com a pessoa que pode te ajudar com uma ideia nova, uma opinião, uma crítica. Você aprende muita coisa, conversa muito, aperfeiçoa, põe na prática, valida, ouve sugestões”, afirmou.

De acordo com o secretário Marcos Cruz, o objetivo da Secretaria de Finanças é reforçar a cidade de São Paulo como polo de startups de tecnologia de inovação da América Latina. “Aqui as conexões acontecem, aqui o empreendedor encontra mais facilidade para se conectar com fornecedores e investidores”, destacou.

A política Tech Sampa pretende também potencializar o ambiente de interação, troca e cooperação entre os diversos atores, conectando o Ecossistema de Startups local aos demais polos mundiais de tecnologia.

Tech Sampa – Programas

A Tech Sampa, Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento de Startups na cidade de São Paulo, possui quatro Programas específicos de fomento, comandados, de acordo com seus objetivos, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo ou pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

– O Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC, irá apoiar financeiramente os projetos inovadores, especialmente aqueles ligados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, inclusive com bolsas.

– O Programa de Fomento e Pré-Aceleração de Startups, oferecerá apoio (financeiro, mentoria, infraestrutura) a Startups em estágio inicial. Em resumo, o Programa visa facilitar a transição de boas ideias em boas empresas.

– O Apoio a Aceleração de Startups, realizado em parceria com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), é um conjunto de ações estratégicas que visam potencializar o crescimento de Startups que já passaram pelo estágio inicial de desenvolvimento. Em resumo, este apoio visa acelerar o crescimento de empresas de inovação já formadas, por meio de captação de recursos, oferecimento de infraestrutura, etc. A parceria com o MCTI neste incentivo é mais um exemplo de cooperação entre entes públicos no sentido de otimização dos recursos e programas já existentes.

– O Programa de Apoio à Capitalização de Startups, compreenderá ações e parcerias voltadas a facilitar a obtenção de capital de risco junto a instituições financeiras públicas ou privadas, bancos de desenvolvimento, empresas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social, sociedades e fundos de financiamento e investimento específicos, bem como ações que visem aumentar a base de investidores-anjo na cidade de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Transportes também continuará à frente do Laboratório de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) e Padrões Abertos da Cidade de São Paulo, que busca fomentar a pesquisa e apoiar a criação de Startups e soluções voltadas para a melhoria da mobilidade urbana.




VEJA MAIS SOBRE Economia


Ex-cortadora de cana ensina em 5 passos como faturar o primeiro milhão em 2017!

4

A cada ano que passa o e-commerce ganha mais relevância e autonomia no cenário brasileiro. E claro que com isso o número de empreendedores aumenta, pois o comércio eletrônico oferece a comodidade e facilidade que nenhuma loja física ainda consegue oferecer. Nasce todos os dias pelo menos um e-commerce, independente do setor de atuação.  Apesar […]

Leia mais

5 dicas para o seu décimo terceiro salário render!

1

Com o fim do ano chegando, muitas pessoas não veem a hora de receber o tão aguardado décimo terceiro salário e ter dinheiro extra para as compras de Natal, viagens, pagar contas atrasadas ou até realizar um investimento. Mas, qual é a melhor estratégia para planejar o orçamento financeiro nessa época do ano? Para sanar […]

Leia mais

Regulamentação da gorjeta em bares, restaurantes, hotéis e motéis é aprovada!

_e5b6286

Quem é mão fechada não vai gostar nenhum um pouco dessa notícia. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou hoje (30) projeto de lei que regulamenta a gorjeta, valor pago por clientes a garçons, camareiros e outros profissionais em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. Pelo projeto aprovado, a gorjeta não se restringe […]

Leia mais

Mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas!

cartoes-de-credito-blog-michel-telles

  Socorro meu pai. Pasmem: mais da metade das famílias brasileiras — 57,3% — estão endividadas. É o que aponta a pesquisa de novembro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Onde vamos parar, hein?. Desde julho de 2012, o país não chegava a esse patamar. E quem é o grande […]

Leia mais

Abílio Diniz dispara: Previsões para o desempenho da economia brasileira são muito ruins!

3

O poderoso empresário Abílio Diniz afirmou nesta segunda-feira, 21, durante a 45ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que as previsões para o desempenho da economia brasileira são muito ruins e que não imagina que o País crescerá em 2017. “A previsão é muito ruim. Não podemos imaginar que vamos chegar […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *