Quer mudar de emprego ou carreira? Descubra como fazer a transição e ter sucesso!

Coach de carreira Maurício Sampaio.

Coach de carreira Maurício Sampaio.

Insatisfação com chefe, colegas, empresa, cargo, salário e até mesmo carreira. Este é um sentimento que cresce a cada dia no mundo corporativo e vem levando muitos profissionais a jogarem tudo para o alto, nem sempre com o devido planejamento.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, com 25 milhões de trabalhadores, em mais de 100 países, apenas 13% dos empregados se sentem engajados com a profissão. As principais causas de insatisfação são falta de comunicação entre líderes e liderados, ausência de alinhamento dos propósitos profissionais e pessoais com os da empresa, e baixa qualidade de vida.

O coach de carreira Maurício Sampaio afirma que esse desgosto é o tema mais recorrente nos atendimentos que realiza.

“Muitas pessoas reclamam que seus chefes não dão feedbacks construtivos, apenas ligam para passar mais tarefas ou chamam para uma conversa para fazer mais cobranças. São poucos os líderes que querem ensinar algo novo ou se importam com o sucesso de seus colaboradores”, afirma o especialista.

Sampaio também relata que boa parte dos profissionais não se sente parte da empresa. “Eles não concordam com as políticas da companhia nem com a conduta dos seus líderes. Muitos permanecem apenas pelo salario e, com o tempo, acabam saindo para buscar uma maior realização.”

Outra queixa comum é com relação à qualidade de vida. “As pessoas desejam estar mais próximas da família, dos filhos e dos amigos, até para recuperar o tempo perdido com viagens a trabalho e expedientes que entravam noite afora. Elas buscam flexibilidade de horário e controle dos próprios resultados.”

Caminhos

Para o coach, mudanças de emprego ou carreira são saudáveis, principalmente quando se esgotam todas as tentativas de melhorar as condições.

“É preocupante quando o profissional, ao acordar, lamenta que vai começar tudo de novo ou não vê a hora de chegar a sexta-feira. Se isso for constante, deve-se tomar uma atitude. Aceite que seu tempo na empresa, profissão ou no negócio acabou. Passe a controlar o seu próprio destino.”

Sampaio lista abaixo 4 passos para fazer uma transição correta, bem planejada, e aumentar as chances de sucesso:

1) Autoconhecimento: avalie os aprendizados e as competências desenvolvidas, para que possam ser aplicadas em um novo desafio profissional.

2) Prazo: defina em quanto tempo você promoverá a mudança e tente seguir esse período à risca.

3) Pesquise: esta é etapa muito importante. Avalie as possíveis oportunidades e confronte-as com a realidade.

4) Estratégia: com a tecnologia e a internet, o mercado abriu várias possibilidades de negócios. Busque o ideal para você, baseado no estilo de vida desejado.

“Apesar de alguns não acreditarem que possam transformar suas vidas, nos últimos 10 anos atuando como coach de carreira eu participei de muitas mudanças tidas como impossíveis. E elas não só se se tornaram realidade como viraram grandes histórias de sucesso. Lembre-se: ninguém tem o poder de ditar seus resultados. Isso só diz respeito a você!”

Sobre Maurício Sampaio

É coach de carreira, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS de Coaching de Carreira.

Já publicou os livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva – Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira”.

www.mauriciosampaio.com.br e www.imscoachingdecarreira.com.br




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Cortar totalmente pães e massas da dieta pode ser perigoso para a saúde!

1

A turma que vive na dieta é bom ficar de olhos abertos! Dietas que pregam baixa ingestão de carboidratos pode ser um perigo para a saúde. A nutricionista Mariana Nacarato, em reportagem da revista Donna, explica cinco motivos para evitar a restrição excessiva de pães, massas e açúcar. 1) Fonte de energia, o carboidrato é […]

Leia mais

Estudo garante: Mulheres com menstruação e menopausa tardias vivem até os 90 anos!

Portrait of a mature woman.

Quanto mais tarde uma mulher menstrua, ou mesmo entra na menopausa, mais anos ela viverá. A afirmação é resultado de um estudo recente feito pela Faculdade de Medicina de San Diego, da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. “A nossa equipe descobriu que as participantes cuja menstruação se deu em uma fase mais avançada estão […]

Leia mais

Aprenda a deixar seus filhos confiantes com 18 dicas poderosas!

crianca-levantando-peso

Não é tarefa fácil educar um filho nesse mundo louco que vivemos. Carl Pickhardt, psicólogo e autor de 15 livros sobre parentalidade, conta que os inimigos da confiança são “o desânimo e o medo”, por isso os pais têm o dever de encorajar e apoiar os seus filhos para que estes consigam lidar com tarefas […]

Leia mais

Saiba porque o tempo passa rápido quando estamos em momentos divertidos!

amigos11

Por essa muita gente não esperava: Uma pesquisa, publicada na revista Science, descobriu que “a manipulação da atividade de certos neurônios no cérebro do ratinho levava estes animais a subestimar ou sobrestimar a duração de um intervalo de tempo fixo”, informa um comunicado divulgado ontem pelo Centro Champalimaud . “Os cientistas identificaram, pela primeira vez, […]

Leia mais

10 alimentos que mais mancham os dentes!

dente

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir aquele sorrisão. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro? A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome. Descubra […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *