Premiação em dezembro fará homenagem à cultura francesa em sua 14ª edição !

downloadCCFB_066_Foto Marco TeixeiraNo dia 2 de dezembro, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-RJ) promove a 14ª edição do Prêmio Personalidade França-Brasil, que visa homenagear personalidades de diversos setores que se destacam na aproximação das relações entre os dois países. Neste ano, o Prêmio será dedicado a três ilustres “Embaixadores” da mais alta gastronomia francesa e brasileira: Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Roland Villard.  A edição 2014 do Prêmio Personalidade acontece no Hotel Sofitel, em Copacabana (RJ).

A escolha deste ano se deve à contribuição dos chefs, não somente limitada ao setor gastronômico, mas também ao cultural e produtivo. Cada um, com sua personalidade e características, deixou marcada a gastronomia brasileira com a introdução de aprimoradas técnicas da Cuisine Française. Somado a isso, as atividades dos três profissionais contribuem para a movimentação econômica do segmento – um empreendedor de maior sucesso (Claude), um mestre formador de novos talentos (Laurent) e um brilhante chef, inclusive na gestão corporativa (Roland). Essa diversidade demonstra a importância do business da gastronomia e de sua valiosa representação na relação França-Brasil.

“Homenagear o trabalho daqueles que contribuem para o desenvolvimento e  fortalecimento da relação entre os dois países é um dos compromissos da CCFB. O aprimoramento e o crescimento da gastronomia é uma realidade mundial, impactando vários setores, como economia, cultura e social. Esse prêmio vem oportunamente ao encontro do recente movimento lançado pelo ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius: a diplomacia gastronômica, que busca apoiar a influência francesa por meio de sua gastronomia e a disseminá-la mundo afora. Por isso, nada mais justo do que homenagearmos este segmento no Prêmio Personalidade 2014, com três grandes referências da culinária francesa no Brasil”, explica Claudine Bichara, presidente da CCFB.

Durante o evento haverá um jantar de gala conduzido por oito chefs, entre novos talentos e nomes já renomados da culinária – Ana Ribeiro, Damien Montecer, Dominique Guerin, Frédéric Monnier, Isaias Neries, Ricardo Lapeyre, Philippe Brye e Willians Halles. Inspirados pelos veteranos, eles ilustrarão, com suas criações exclusivas para o dia, a conexão franco-brasileira representada pelos premiados.

Nesta edição especial, os mestres de cerimônia não poderiam ser melhor representados: José Hugo Celidônio e Flávia Quaresma, ícones da gastronomia brasileira, irão comandar a noite de premiação.

 

O Prêmio Personalidade é um dos principais eventos da Câmara de Comércio França-Brasil, e conta anualmente com a presença de convidados especiais, como personalidades, autoridades políticas e diplomáticas, além de grandes líderes do mercado e empresas associadas.

Para Claude Troisgros receber o Prêmio Personalidade é o reconhecimento de um longo trabalho realizado em conjunto por amigos com a mesma profissão. “É sempre bom ser homenageado, ainda mais por um trabalho desenvolvido há muitos anos. Fomos um dos primeiros a chegar aqui no Brasil e a valorizar a cozinha brasileira. Essa homenagem confirma que fizemos um bom trabalho e é ótimo recebê-la junto com meus amigos”, conta Claude.

“Receber uma homenagem em um país que não nascemos é um reconhecimento. Viajamos muito e vemos um trabalho muito bonito sendo feito. Temos consciência de que fomos pioneiros neste segmento e na sua crescente ascensão”, diz Laurent Suaudeau.

 

O chef Roland Villard também celebra o momento. “Esta é uma bela homenagem ao setor da gastronomia como um todo e ao trabalho realizado antes mesmo que eu chegasse ao Brasil, com o Claude e o Laurent. É muito bom fazer parte disso”, afirma Roland.

 

OS HOMENAGEADOS

 

Claude Troisgros – Descendente da mais alta tradição culinária francesa, chegou ao Rio de Janeiro em 1979, através do chefe Gaston Lenotre, que o contratou para assumir a culinária do Hotel Rio Atlântica, no posto 6 da Av.  Atlântica. Reconhecido como um empresário de sucesso no seu setor, seu restaurante Olympe é uma sólida conexão entre as cozinhas brasileira e francesa. Nos últimos anos inaugurou os restaurantes CT Brasserie, CT Boucherie, CT Trattorie e CT Patisserie. Também é apresentador do programa de TV “Que Marravilha”, no canal GNT.

 

Laurent Suaudeau – Notado pela delicadeza de seus pratos preparados a partir da mistura da clássica cozinha francesa com ingredientes típicos brasileiros. Em 1979, aos 23 anos, veio ao Brasil para chefiar a cozinha do “Le Saint-Honoré”, no Hotel Méridien, no Rio. Em 2000, mudou-se para São Paulo e abriu sua escola de culinária, formando chefes da nova geração. Em sua empresa Art’s de La Table Eventos, Laurent realiza eventos em residências e em espaços reconhecidos em São Paulo.

 

Roland Villard – Ao atuar na Europa, África e América Latina, o chef executivo do Sofitel América do Sul deixa como legado uma culinária que ressalta e valoriza os produtos locais. Chegou ao Rio de Janeiro em 1997 e conseguiu, com sua criatividade e técnicas, amplificar a visibilidade da gastronomia francesa no setor hoteleiro do Brasil. Há 17 anos chefe do restaurante Le Pré Catelan, do Hotel Sofitel (RJ), ele também acumula o cargo de Corporate chef da rede, na América do Sul.

 

Lista de homenageados Prêmio Personalidade França-Brasil

2001 EMB. MARCOS AZAMBUJA

(Enquanto) Embaixador do Brasil na França

2002 PROF. IVO PITANGUY

Médico, Cirurgião Plástico

2003 CARLOS GHOSN

Presidente da Renault l Nissan

2004 MAURICIO BOTELHO

(Enquanto) Presidente da Embraer

2005 GUY DOLLE

(Enquanto) Presidente da Arcelor

2006 GILLES PELlSSON

(Enquanto) Presidente do Grupo Accor

2007 FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e JEAN AVRIL

Ex-Presidente da República Federativa do Brasil; (Enquanto) Presidente da Rhodia Brasil

2008 GERARD MESTRALLET

Executivo, Diretor-Presidente da GDF/SUEZ

2009 NELSON JOBIM e HERVE MORIN

(Enquanto) Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil; (Enquanto) Ministro da Defesa da República Francesa

2010 LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

(Enquanto) Presidente da República Federativa do Brasil

2011 EDUARDO EUGÊNIO GOUVÊA VIEIRA

Presidente do Sistema FIRJAN

2012 RAÍ DE OLIVEIRA

Presidente da Fundação Gol de Letra

2013 SERGIO CABRAL

(Enquanto) Governador do Estado do Rio de Janeiro

2014 CLAUDE TROIGROS, LAURENT SUAUDEAU e ROLAND VILLARD

Chefs de culinária francesa e brasileira

 

Serviço:

 

Prêmio Personalidade França-Brasil 2014

 

Data: 02 de dezembro de 2014 (terça-feira)

 

Local: Hotel Sofitel – Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana (RJ)

 

Horário: 19h30

 

 




VEJA MAIS SOBRE Entretenimento


Os artistas mais ouvidos do Spotify em 2016. Confira a lista!

4

O Spotify divulgou o top anual de 2016 baseado naquilo que os usuários mais ouviram ao longo do ano. A lista divide artistas por categorias. Drake é o grande vencedor. “Drake foi imparável este ano” e surge no top dos álbuns mais ouvidos, assim como das músicas mais procuradas pelos usuários. As palavras são do […]

Leia mais

Crise faz Festival Tomorrowland ser cancelado no Brasil!

3

A crise não vem poupando ninguém. Só não enxerga quem não quer! Por causa da nossa situação econômica, o Festival Tomorrowland Brasil 2017 foi cancelado. A informação foi confirmada por Luiz Eurico Klotz, diretor da agência responsável pelo evento de música eletrônica. Klotz atribuiu o cancelamento ao momento econômico do país. No entanto, não descartou […]

Leia mais

Senhora do Destino volta à tela da Globo. Vem saber!

3

A Rede Globo bateu o martelo e decidiu que “Senhora do Destino” será a próxima novela do “Vale a Pena Ver de Novo”. Essa será a terceira exibição da trama de Aguinaldo Silva, que já foi reprisada nas tardes do canal em 2009. Senhora do Destino volta à tela da Globo. Vem saber! Relacionado

Leia mais

Camarote Salvador na contagem regressiva. Vem saber!

camarote-salvador-blog-michel-telles

O ano mal acabou e o brasileiro já respira Carnaval. A prova disso é o fervido Camarote Salvador, um dos mais concorridos da folia baiana, que já se prepara para a 17° edição. Entre 23 e 28 de fevereiro de 2017, o espaço com conceito inovador terá mais de 60 atrações, entre elas, os melhores […]

Leia mais

Rio de Janeiro ganha o Aqua Rio, maior aquário marinho da América do Sul!

1

A cidade do Rio de Janeiro ganhou no último 31, o Aqua Rio, maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e reúne oito mil animais de 350 espécies. Entre elas, estão peixes da costa brasileira, do Caribe […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *