Pesquisa garante que homens ganham peso após terem seu primeiro filho, mesmo que eles não convivam com a criança!

pai

Um estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu que não é só aquela cerveja no final da tarde que engorda os homens. Segundo os cientistas, os homens ganham peso depois de se tornarem pais, mesmo que eles não convivam com seus filhos.

Os pesquisadores acompanharam o peso de mais de 10 mil homens, da adolescência até a idade adulta. Segundo o estudo, um homem de 1,82 metros que mora com seu filho ganhou, em média, dois quilos após se tornar pai. O pai com a mesma altura, mas que não vive com o filho, ganhou cerca de 1,5 quilo desde o nascimento da criança.

Esse é um aumento de 2,6% no índice de massa corporal (IMC) de pais residentes e um aumento de 2% no IMC de pais não residentes. Ao contrário dos pais, os homens sem filhos perderam 650 gramas no mesmo período.

O estudo tinha como objetivo analisar a forma como a paternidade afeta o IMC, um marcador biológico importante para a saúde humana. O trabalho foi publicado no Jornal Americano de Saúde Masculina.

Ao longo dos 20 anos do estudo, todos os 10.253 participantes tiveram seu IMC medido em quatro momentos diferentes: o início da adolescência, depois da adolescência, meados dos 20 anos e início dos 30.

Os participantes foram divididos em três categorias: não-pai, pai residente ou pai não residente. Os pesquisadores cruzaram as informações obtidas sobre IMC e categoria na qual os homens estavam para encontrar relações.

Outros fatores

Além do IMC, outros fatores que poderiam contribuir para o ganho de peso foram analisados, como raça, idade, escolaridade, renda, atividade diária e estado civil. Outros estudos já revelaram que casamentos podem resultar em ganho de peso para homens. Para os pesquisadores, no entanto, a paternidade é um fator mais devisivo.

“Você tem novas responsabilidades quando tem filhos e pode não ter tempo para cuidar de si mesmo. A família se torna prioridade”, disse Craig Garfield, líder do estudo e professor de pediatria e ciências sociais médicas da Northwestern University.

Segundo os cientistas, os hábitos alimentares podem mudar, pois a casa se enche de biscoitos, sorvetes e outros lanches. “Nós todos sabemos que são os pais que ‘raspam’ os pratos dos filhos depois de cada refeição”, brincou o autor.

“Quanto mais peso os pais ganham e quanto maior o IMC, maior o risco que eles têm de desenvolver doenças cardíacas, como diabetes e câncer”, ressaltou Garfield.

A pesquisa também descobriu que novos pais têm um aumento nos sintomas de depressão nos primeiros anos após o nascimento do filho.

“Agora percebemos que a transição para a paternidade é uma importante fase da vida dos homens”, conta o pesquisador. “É um momento mágico, onde tantas coisas mudam na vida de um homem. Agora, a área médica precisa pensar como pode ajuda-los.”




VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 alimentos que mais mancham os dentes!

dente

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir aquele sorrisão. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro? A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome. Descubra […]

Leia mais

Conheça as 10 universidades que mais formam bilionários!

harvard-kennedy-school3

Harvard é a universidade que mais forma bilionários dos Estados Unidos. De acordo com a revista inglesa “Times Higher Education”, a instituição possui 35 bilionários, que juntos têm US$ 309 bilhões. Por sua vez, ela tem três vezes mais bilionários em comparação com a segunda colocada da lista, a Universidade de Columbia. Bill Gates e […]

Leia mais

Primeiro carro esportivo do mundo é leiloado!

4

O primeiro carro esportivo do mundo, o refinado Vauxhall Prince Henry Sports Torpedo alcançou os  613.891 euros (657,185 mil dólares) na casa de leilões de Bonhams, em Londres. Construído em 1914, o poderoso motor conseguia atingir velocidades de quase 130km/h, o que o tornava incrivelmente potente e rápido, características que o ajudaram a tornar-se uma […]

Leia mais

Ator da Globo acha que a salvação do Brasil está nas mãos de Lula e Fernando Henrique Cardoso!

lula-e-fhc-jpgqx64310-pagespeed-ce-gngmdsg7nb

O ator Paulo Betti declarou recentemente uma solução para o nosso País sair desse caos: “Eu sou, confesso, ingênuo na política. Mas a salvação do Brasil precisa de um encontro de Fernando Henrique Cardoso Cardoso e Lula, mediado por Marina. Os dois governaram o Brasil nos últimos 20 anos, devem saber a saída.” Será? Ator […]

Leia mais

Ambev é eleita como uma das empresas mais sustentáveis do país!

ambev-blog-michel-telles

A Ambev, maior fabricante de bebidas do mundo, que foi fundada por Carlos Alberto Sicupira, foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2016 como uma das empresas mais sustentáveis do país. A companhia se destacou pela gestão da água nas indústrias em todo mundo. O reconhecimento foi divulgado no dia 17 de novembro. A abordagem para […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *