Olheiras: saiba as causas, os tipos, modo de prevenção e os novos tratamentos!

imagem_release_367273As olheiras são grandes inimigas de nós mulheres há longa data e vários fatores do dia a dia estão implicados na sua piora tais como: cansaço, má alimentação (principalmente rica em muito sal – o que acaba por aumentar as bolsas), dormir pouco, trabalhar demais, chorar, além da ingestão excessiva de álcool.  Esses são os fatores de piora das olheiras, entretanto não são a causa do problema, ao contrário, do que muitos pensam.

É claro que você já pensou: “Se é para termos olheiras que seja por termos ido a festas e aproveitado o carnaval”. Mas nem sempre é assim, dra Daniela Ribeiro médica dermatologista especialista em medicina estética nos conta que, muitas vezes temos olheiras simplesmente por GENÉTICA. Você não leu errado não. É Isso mesmo. Ou até por termos algum tipo de alergia na pele ou alergia respiratória como a RINITE ALÉRGICA.

Então muitas vezes não conseguimos evitar o problema mesmo que tenhamos uma vida extremamente saudável. Mas nem por isso significa que não tenha tratamento. Pelo contrário, hoje as técnicas mais modernas de tratamentos, nos permitem corrigir e tratar as olheiras mais facilmente.

Antes de decidir qual o melhor tratamento é importante que um profissional médico DERMATOLOGISTA avalie qual o tipo da sua olheira para então poder fazer um plano de tratamento adequado para o seu caso.

Dra Daniela explica que existem basicamente 4 tipos de olheiras:
PIGMENTAR- ocorre por depósito de pigmento na pele. As olheiras nesse caso são de cor marrom. Muito comum em pessoas de pele morena, em pessoas com tendência genética e alérgicos. O tratamento destas olheiras podem ser feitos com peelings químicos ou Laser Elekra (laser Q-Swichted Fracionado).
VASCULAR – ocorre quando existe um aumento de vasos sangüíneos na região ou por depósito de hemossiderina (um composto do sangue). Elas geralmente são avermelhas, azuladas ou arroxeadas. Podemos tratá-las com LUZ PULSADA.
ESTRUTURAL – ocorre por falta de tecido na região quando a pele fica muito fina e vemos o músculo por transparência ou até por formar uma sombra na goteira lacrimal deixando uma aparência de olho profundo. Muitas vezes o envelhecimento da região palpebral acaba acentuando esse tipo de olheiras. Geralmente são tratadas com preenchimentos a base de acido hialurônico , com o skinbooster ou com o Ulthera (para melhorar a flacidez na região). Ou até combinando as técnicas.
MISTA – é o tipo mais comum de olheiras. Geralmente existe uma combinação dos fatores acima levando às olheiras. Nesse caso uma mistura de tratamentos deverá ser utilizada. Além destes citados acima pode-se usar o Laser Fracionado de Co2 ipixel com impact fazendo infusão de medicamentos (como a vitamina C e o ácido tranexâmico).

Dra Daniela ainda lembra que todos os tratamentos amenizam as olheiras mas não as fazem desaparecer portanto você sempre precisará tratar. Os tratamentos com produtos tópicos como cremes e séruns ajudam a prevenir a formação das mesmas e devem sempre ser utilizados mas não corrigem olheiras já formadas.

Agora, aproveitem o carnaval com moderação e quando ele acabar se estiver com olheiras não esqueça que não é só isso… Procure ajuda de um dermatologista.

Sua pele agradece.

Mais sobre Dra Daniela Ribeiro

Graduação  em Medicina

Pós-Graduação em Alergologia e Imunologia

Pós – Graduação em Dermatologia.

Pós – Graduação em Medicina Estética.

Médica Dermatologista, especialista pela SBD

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Membro da Academia Americana de Dermatologia e da American Society for Laser Medicine And Surgery.




VEJA MAIS SOBRE Beleza


Cuidados com a pele no Outono!

O verão está chegando ao fim, e com ele o clima mais úmido e quente também vai embora. Com o começo do outono e a queda de temperatura é normal a preocupação com o aspecto da pele, já que ela tende a se comportar de maneiras diferentes.  Uma pele oleosa, por exemplo, costuma ficar com […]

Leia mais

Conheça a tintura que muda a cor do cabelo conforme a temperatura!

Tingir os cabelos é um processo que demanda tempo e disposição. Mas e se fosse possível mudar o tom ou mesmo a cor do cabelo em um piscar de olhos, apenas saindo de um lugar e entrando em outro? Essa é a promessa de uma empresa britânica chamada Theunseen. A idéia foi de Lauren Bowker […]

Leia mais

L’Occitane au Brésil inaugura novos pontos de venda em Porto Alegre!

A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane, inaugura três novos pontos de vendas em Porto Alegre – RS. As inaugurações fazem parte do plano de expansão da marca em todo o país. A marca desembarca na capital do Rio Grande do Sul com quiosques no Bourbon Shopping Wallig, Bourbon Shopping Country e Bourbon […]

Leia mais

Cabelos lisos como num passe de mágica!

Já imaginou conquistar cabelos lisos como num passe de mágica? Essa é a promessa do shampoo e do condicionador, da linha Liso Mágico Keeping Liss, lançamento da Lowell Cosméticos. Com fórmula natural e 100% livre de formol, os produtos são uma alternativa eficaz para quem busca a manutenção perfeita para a escova progressiva ou uma […]

Leia mais

Sabonetes cremosos da Tisserand devolvem hidratação à pele durante o banho e promovem bem-estar!

Nos dias mais secos ou após um banho mais demorado ou quentinho, a pele do corpo parece “repuxar”. É sinal de que requer hidratação. A inglesa Tisserand – grife de produtos de Aromaterapia – tem em sua linha dois sabonetes cremosos para banho que já devolvem a nutrição à pele durante o banho: é o […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *