Novo romance de Evandro Affonso Ferreira, vencedor do Jabuti 2013!

2Vencedor do prêmio Jabuti 2013 na categoria romance com O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam e do Prêmio APCA 2012 com Minha mãe se matou sem dizer adeus, Evandro Affonso Ferreira encerra agora sua “trilogia do desespero” com Os piores dias da minha vida foram todos. Uma das mais inventivas vozes da literatura brasileira contemporânea, Evandro volta a abordar temas como a espera da morte, o declínio do corpo, a solidão e a loucura, através dos devaneios de uma mulher que aguarda a morte no leito de um hospital. Atordoada pela espera, ela sai de forma desvairada pelas ruas de São Paulo observando a vaidade humana, enquanto passa em revista sua trajetória de solidão e episódios do passado. Num diálogo imaginário com Antígona, heroína mitológica de Sófocles, a narradora faz evocações à literatura, à filosofia e à mitologia. Mas será que está mesmo flanando pela metrópole? Ou apenas tendo um delírio? Neste novo romance, a exuberância da metrópole se mescla à solidão aguda, num terreno onde as incertezas, mais do que os fatos, desenham os rumos da uma história.

A Record lançará em 2015 a obra completa do autor, em uma edição especial que reunirá seus primeiros cinco livros (Grogotó, Araã, Erefuê, Zaratempô! e Catrâmbias!).

Na literatura, assim como em outras artes, não existe geração espontânea. Há sempre uma tradição a ser confrontada e atualizada. Muitos escritores parecem desconhecer tal pressuposto, mas certamente não é o caso de Evandro Affonso Ferreira.
Em Os piores dias de minha vida foram todos o autor é movido por ilimitada ambição artística e uma erudição que jamais é pedante, pois está impregnada no próprio entretecer de sua escrita.
Neste belo romance o leitor se vê diante de um diálogo imaginário entre a narradora, uma mulher em um leito de hospital esperando pela entidade indelineável, e o arquétipo de Antígona. Dotada de ubiquidade delirante, o fluxo de consciência da narradora vagueia pela metrópole, observa a vaidade humana, enquanto relembra suas perdas e a relação com o amigo escritor extinto.
Trata-se de notável arremate da trilogia iniciada com Minha mãe se matou sem dizer adeus, em que Evandro atinge o ápice de suas realizações estilísticas, uma prosa poética de despontuação elíptica, inventividade vocabular, epítetos originais e precisos epigramas. É, acima de tudo, uma ode à amizade, com frases dignas de Sêneca ou Montaigne. Uma composição com raro equilíbrio entre melancolia, ironia, lirismo e humor.
Para Evandro, escrever é suspender o tempo, portanto adiar a morte. No dia em que o leitor deitar os olhos neste romance não terá dúvidas que os piores dias de sua vida não foram todos.
Marcelo Laier

Mineiro de Araxá, radicado em São Paulo há 40 anos, Evandro Affonso Ferreira surgiu na literatura em 2000 – apresentado por José Paulo Paes. Participou de uma coletânea de contos em Portugal (Editora Cotovia), organizada por Alcir Pécora. É autor, entre outros, de Minha mãe se matou sem dizer adeus (Record) – Prêmio APCA melhor romance de 2010, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2011 e do Jabuti 2011 – e O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam -Prêmio Jabuti 2013.

Serviço

OS PIORES DIAS DE MINHA VIDA FORAM TODOS
Evandro Affonso Ferreira
128 páginas
Preço: R$ 30,00
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 9788501065520




VEJA MAIS SOBRE Entretenimento


Em ‘esquenta’ para o Carnaval, Camarote Bar Brahma leva Cordão do Barbosa a reduto do samba de São Paulo!

O Camarote Bar Brahma 2017 vai realizar, no próximo domingo (19), uma parceria com o tradicional bloco Cordão do Barbosa, e recepcionar centenas de foliões no Bar Brahma para um “esquenta” do Carnaval. Tema deste ano do Camarote, Adoniran Barbosa terá algumas de suas composições celebradas pelo Cordão do Barbosa, bloco que presta homenagem ao […]

Leia mais

Salvador terá uma festa de Carnaval exclusiva para os pets!

Pela primeira vez, a capital baiana vai sediar uma festa de Carnaval exclusiva para os pets. A folia canina, promovida pela turma do Insta Pets (grupo que nasceu no Whatsapp), acontecerá dia 12 de fevereiro, as 15 horas, no Cachorródromo, que fica localizado em uma praça do bairro do Itaigara. Todas as raças serão bem […]

Leia mais

Carnaval 2017 – Light Chef participa do Camarote Brahma São Paulo!

Que tal curtir a folia carnavalesca de forma saudável? A Light Chef – empresa especializada em comida congelada saudável, com entregas pelo sistema delivery – participa pela primeira vez do Camarote Brahma no Carnaval 2017, nos dias 24 e 25 de fevereiro, e também no desfile das campeãs em 03 de março, no Sambódromo do […]

Leia mais

Luciana Mello vai soltar a voz no encerramento do Festival Consórcio Honda, em Maresias!

A talentosa Luciana Mello será a última atração do Festival Consórcio Honda, em Maresias. O show da cantora ocorrerá no próximo sábado, dia 28 de janeiro, às 20 horas, um dia antes do final do evento. Para assistir à apresentação, basta doar um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a entidades locais. Filha […]

Leia mais

Música em Trancoso 2017, que acontece em março, já é sucesso de público!

A procura por ingressos para as atrações do Música em Trancoso 2017 (18/3 a 25/3)  está sendo intensa desde a abertura das vendas online, ainda em novembro de 2016. O primeiro lote foi totalmente vendido em poucas semanas e, agora, a pouco mais de dois meses para o início do evento, o novo lote já […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *