Natura apresenta download legal e gratuito do primeiro single do CD “Pregões – a melodia das ruas” do grupo paraense Quaderna!

2O portal Natura Musical oferece para download legal e gratuito a canção “Orquestra” do disco “Pregôes – a melodia das ruas” do grupo paraense Quaderna. A música está disponível no site www.naturamusical.com.br, na seção “Para Baixar”, a partir de 21 de janeiro. O álbum é resultado da pesquisa que os compositores, músicos e intérpretes paraenses Allan Carvalho e Cincinato Marques realizam há quatro anos nas ruas de Belém, projeto selecionado pelo edital Pará Natura Musical 2013, via Lei Semear de Incentivo à Arte e Cultura, do Governo do Estado do Pará.

“Orquestra” (Allan Carvalho e Cincinato Jr) é a música de abertura do segundo CD do Grupo Quaderna e funciona como um legítimo prefácio do atual trabalho da dupla sobre o universo dos pregões de rua, que são os cantos de vendas dos ambulantes, gênero oral muito comum aos centros urbanos brasileiros. Nesta canção, o Quaderna deixa evidente o seu tributo a estes homens, trabalhadores simples das vias das cidades, que deixam acesos seus bordões na história, como um precioso e divino tesouro, em meio ao barulho dos dias de hoje. O belo arranjo traz à tona a densa atmosfera sonora das ruas, mas abriga com cuidado a trajetória da melodia e do verbo que brota do chão, “da boca dos berros, do porão, do preto do asfalto”.

Com gravador e celular nas mãos, Cincinato e Allan, integrantes do Quaderna, percorreram os bairros da Cremação, Guamá, Matinha, Jurunas, São Brás, Cidade Velha, Campina e alguns até fora de Belém, durante viagens de trabalho ou passeio, dedicados a uma curiosa pesquisa musical: registrar o som e os cantos que vêm das ruas, feiras e mercados da capital paraense. Os pregões, como são conhecidos os cânticos de vendas dos comerciantes populares, de Belém, de ontem e de hoje, foram registrados em disco e serão apresentados no show no Ver-o-Peso.

Em quatro anos de pesquisa, os dois músicos registraram dezenas de cantos. “Como o pregão é imprevisível, a gente registrou com o que tinha na mão, onde fosse’’, recorda Allan Carvalho, músico que tem parcerias com outros compositores de Belém, como Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem. O rico universo dos pregoeiros inspirou o CD de 12 faixas em ritmo de carimbó, lambada, quadrilha junina, xote, cúmbia e reggae, entre outros.

“Um de nossos objetivos com a criação de um edital Natura Musical dedicado exclusivamente ao Pará, em 2012, é valorizar a música paraense em diferentes esferas de atuação, de nomes consagrados a apostas, e também contribuir para a difusão nacional e valorização das tradições musicais riquíssimas dessa região. Ao proporcionar a realização de um projeto que busca a origem popular dessa tradição e sua conexão com a rotina da cidade de Belém, acreditamos que estamos alimentando a difusão e renovação da música regional”, diz Fernanda Paiva, gerente de apoios e patrocínios da Natura.

ORQUESTRA

(Allan Carvalho e Cincinato Jr)

Vem da pele da pedra, pelo chão

da boca dos berros, do porão

do preto do asfalto vem o som

que bate perna, dobra a queda

chuta a regra, rompe eras

é candeeiro da orquestra

estrondo do furacão

que torna o verbo  partitura

pela sina, pela vida nua e crua

levando o canto na mão

segue o contratempo do vento

quem tem o dom e o segredo da rua, de ser

salve o garrafeiro, o quebra-queixo

o cascalheiro, a voz do mundo,

a voz do povo, a voz dos seus

salve pamonheiro, o raspa-raspa

o verdureiro, a voz do mundo,

a voz do povo, a voz de Deus

Ficha técnica

Vozes: Allan Carvalho e Cincinato Jr

Coro: Daniel Araújo, Suelene Oliveira e Victor Oliveira

Bateria e Percussão: Bruno Mendes

Baixo: Augusto Baboo Meireles

Violão: Ziza Padilha

Teclado: Alcir Meireles

Sax Alto e Sax Tenor: Elias Coutinho

Trumpete: Johab Quadros

Sax Barítono: Rafael Oliva

Arranjo: Alcir Meireles

Registros de áudio: em Belém do Pará, ambiente da feira do Ver-o-Peso e pregões dos vendedores de mel de abelha, jornal, gás de cozinha, alho rôxo, camarão, vendedora de ervas, passagem de barco para Barcarena e São Francisco e vendedor de frutas em Marabá/Pará.

SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL

Há nove anos o programa patrocina novos talentos, artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação de legado e formação musical em todo o Brasil. Com mais de 240 projetos e 1000 produtos culturais patrocinados, entre CDs, DVDs, shows, livros, pesquisas, documentários, exposições, acervos, entre outros, o programa ocupa hoje posição única no mercado musical brasileiro como fonte de recursos para a viabilização de projetos em várias plataformas, além de manter uma ativa plataforma digital e webrádio com 24 horas de programação diária. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas pelos projetos e ações proprietárias do programa.

O Natura Musical atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais.

OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL

www.naturamusical.com.br

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013, possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Atualmente detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, que atua em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.com.br. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.




VEJA MAIS SOBRE Entretenimento


Corona desembarca em São Paulo para única apresentação na capital!

Consagrada Rainha da Eurodance nos anos 90, Corona desembarcou no começo da semana em São Paulo para única apresentação na capital paulista no próximo dia 24 de março de 2017, em comemoração na festa de 2 anos da Over Night. De passagem rápida pelo país, Corona realizou uma série de apresentações e agenda de TV […]

Leia mais

The Maine lança novo single, “Black Butterflies & Déjà Vu”!

O The Maine acaba de disponibilizar seu novo single, “Black Butterflies & Déjà Vu”. A faixa faz parte do novo álbum da banda, Lovely Little Lonely, que será lançado no dia 07 de abril. “Black Butterflies & Déjà Vu” é uma reflexiva paisagem sonora – com um sentimento de urgência implícito, e são os momentos […]

Leia mais

Ronald Domingues comanda festão em São Paulo!

No próximo dia 11 de março acontecerá a “Fly Night Brazil”, uma festa que chega pela primeira vez no país trazendo o melhor que a noite paulistana pode oferecer aliada à experiência de queda livre com o paraquedismo indoor. Quem ficará à frente das picapes afim de animar o público será Ronald Domingues que entra […]

Leia mais

A programação completa dos blocos de rua do Carnaval de São Paulo!

24/02 Banda do trem elétrico Concentração: Rua Augusta x Rua Luiz Coelho (Metrô/Estação Consolação) Horário: 19h Saída do bloco: 21h Trajeto: Rua Augusta – Rua Martins Fontes – Rua Xavier de Toledo – Praça Ramos de Azevedo – Teatro Municipal (haverá um ônibus à disposição de participantes que desejarem ir à quadra dos Metroviários, no […]

Leia mais

Em ‘esquenta’ para o Carnaval, Camarote Bar Brahma leva Cordão do Barbosa a reduto do samba de São Paulo!

O Camarote Bar Brahma 2017 vai realizar, no próximo domingo (19), uma parceria com o tradicional bloco Cordão do Barbosa, e recepcionar centenas de foliões no Bar Brahma para um “esquenta” do Carnaval. Tema deste ano do Camarote, Adoniran Barbosa terá algumas de suas composições celebradas pelo Cordão do Barbosa, bloco que presta homenagem ao […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *