MASP anuncia composição da equipe da Diretoria Artística!

escrevendo-1024x692O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – implantará uma nova estrutura curatorial. Liderada por Adriano Pedrosa, a Diretoria Artística passará a contar com curadores adjuntos que trabalharão remotamente em áreas específicas da coleção, passando períodos ao longo do ano no Museu. A equipe terá também uma curadora assistente, que se dedicará ao MASP em tempo integral, um arquiteto para cuidar da expografia, redesenho e readequação dos espaços internos do edifício, e um designer, que trabalhará com a nova identidade do Museu e com suas publicações.
Os novos integrantes da equipe são Julieta González, curadora adjunta de Arte Moderna e Contemporânea; Rosângela Rennó, curadora adjunta de Fotografia; Patrícia Carta, curadora adjunta de Vestuário e Moda; Luiza Proença, curadora assistente; Martin Corullon, arquiteto; e Raul Loureiro, designer.
O curador adjunto de Arte Europeia será anunciado em 2015. O MASP está em diálogo com museus europeus para estabelecer um programa de colaborações nesse sentido. Outros curadores adjuntos poderão se juntar à equipe no futuro, incluindo profissionais para trabalhar com os acervos de Arte Africana, Arte Asiática, Arqueologia e Cultura Indígena.
Sobre a equipe
Julieta Gonzalez é curadora sênior no Museo Tamayo, da Cidade do México. Foi curadora de Arte Contemporânea no Museo Alejandro Otero e no Museo de Bellas Artes de Caracas (1999–2003), co-curadora da 2a Trienal Poligráfica de San Juan, sob a direção de Adriano Pedrosa, e curadora associada de Arte Latino Americana da Tate Modern (2009-12). Curou diversas exposições, entre elas monográficas de Jac Leirner (Museo Tamayo, 2014) e Juan Downey (Museo Tamayo, 2013), e “Etnografía modo de empleo” (Museo de Bellas Artes de Caracas, 2003). Vive na Cidade do México.
Rosângela Rennó é artista e fotógrafa, formada em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e em Artes Plásticas pela Escola Guignard de Belo Horizonte. É doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participou das Bienais de Berlim (2001), Gwangju (1997), Havana (1994, 2007), Johanesburgo (1997), Mercosul (1997, 2009), Moscou (2012), Nova Orleans (2008), São Paulo (1994, 1998, 2011), Valencia (2007) e Veneza (1993, 2003). Exposições individuais recentes incluem o Centro Atlântico de Arte Moderno (Las Palmas, Gran Canária, 2014), Galeria Vermelho (São Paulo, 2014), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2012) e Fotomuseum Winterthur (2012). Vive no Rio de Janeiro.
Patricia Carta estudou publicidade na Fundação Armando Alvares Penteado e é jornalista e editora de moda. Foi editora de moda da Revista da Folha (1993-97), diretora da edição brasileira da Vogue (2003-10) e uma das curadoras do livro Sample, que apontou cem jovens estilistas do mundo (Londres, Phaidon, 2005). Desde 2011 é a diretora da edição brasileira da revista Harper’s Bazaar. É sócia da Carta Editorial, que também edita publicações customizadas, como a revista I do Iguatemi e o site RG. Vive em São Paulo.
Luiza Proença atuou como crítica no Programa de Fotografia do Centro Cultural São Paulo (2009-10) e participou do Programa Independente da Escola São Paulo PIESP (2011-12). Foi co-curadora do Rumos Artes Visuais (Itaú Cultural, 2011-13), curadora assistente do projeto “O interior está no exterior”, na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (2011-13), coordenadora editorial da 9ª Bienal do Mercosul (2013) e curadora associada da 31ª Bienal de São Paulo (2014). Vive em São Paulo.
Raul Loureiro é designer gráfico. Trabalhou no Departamento de Design do Musem of Modern Art, em publicações e exposições (Nova York, 1994-98). Foi responsável pela identidade visual e publicações da 24ª Bienal de São Paulo (1998), em colaboração com Paulo Herkenhoff e Adriano Pedrosa. Desde 1999 colabora com a Companhia das Letras, tendo criado seu manual de estilo e desenhado centenas de capas e livros. Entre 2000 e 2004, foi diretor de arte da editora Cosac Naify. Em colaboração com Claudia Warrak, desenhou a atual marca da editora. Ainda em colaboração com Warrak, foi responsável pelo projeto gráfico da revista Piauí (2005). Desde 2009 realiza projetos editoriais e expositivos para o Instituto Moreira Salles. Desde 2013 co-edita com Samuel Titan Jr. a coleção Fábula, de literatura, para Editora 34. Vive em São Paulo.
Martin Corullon é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e dirige o escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS desde 2000. Foi autor do projeto expográfico da 30ª Bienal de São Paulo (2012) e coordenador da equipe de arquitetura da 23ª Bienal (1996) e da 24ª Bienal (1998). Foi co-curador do pavilhão do Brasil na 10ª Mostra de Arquitetura de Veneza (2006). Entre 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres. Realizou projetos como a Nova Galeria Leme (São Paulo, 2012) e o conjunto arquitetônico do Cais das Artes – museu e teatro (Vitória, 2015), em colaboração com Paulo Mendes da Rocha. Vive em São Paulo.
Edifício do MASP
Também foi anunciada a contratação da Piratininga Escritórios Associados para desenvolver o plano diretor do edifício do MASP. Os trabalhos serão liderados pelo arquiteto José Armênio de Brito Cruz, que estará encarregado, ainda, pela interlocução da instituição com a Prefeitura de São Paulo e os Departamentos de preservação do patrimônio arquitetônico, pensando no edifício em seu contexto.
José Armênio de Brito Cruz é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e sócio fundador do escritório Piratininga Arquitetos Associados (PAA). É autor dos projetos de reforma da biblioteca Mário de Andrade e da biblioteca do prédio da FAU-USP. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente Extraordinário do IAB e de Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento São Paulo. Vive em São Paulo.



VEJA MAIS SOBRE Entretenimento


Os artistas mais ouvidos do Spotify em 2016. Confira a lista!

4

O Spotify divulgou o top anual de 2016 baseado naquilo que os usuários mais ouviram ao longo do ano. A lista divide artistas por categorias. Drake é o grande vencedor. “Drake foi imparável este ano” e surge no top dos álbuns mais ouvidos, assim como das músicas mais procuradas pelos usuários. As palavras são do […]

Leia mais

Crise faz Festival Tomorrowland ser cancelado no Brasil!

3

A crise não vem poupando ninguém. Só não enxerga quem não quer! Por causa da nossa situação econômica, o Festival Tomorrowland Brasil 2017 foi cancelado. A informação foi confirmada por Luiz Eurico Klotz, diretor da agência responsável pelo evento de música eletrônica. Klotz atribuiu o cancelamento ao momento econômico do país. No entanto, não descartou […]

Leia mais

Senhora do Destino volta à tela da Globo. Vem saber!

3

A Rede Globo bateu o martelo e decidiu que “Senhora do Destino” será a próxima novela do “Vale a Pena Ver de Novo”. Essa será a terceira exibição da trama de Aguinaldo Silva, que já foi reprisada nas tardes do canal em 2009. Senhora do Destino volta à tela da Globo. Vem saber! Relacionado

Leia mais

Camarote Salvador na contagem regressiva. Vem saber!

camarote-salvador-blog-michel-telles

O ano mal acabou e o brasileiro já respira Carnaval. A prova disso é o fervido Camarote Salvador, um dos mais concorridos da folia baiana, que já se prepara para a 17° edição. Entre 23 e 28 de fevereiro de 2017, o espaço com conceito inovador terá mais de 60 atrações, entre elas, os melhores […]

Leia mais

Rio de Janeiro ganha o Aqua Rio, maior aquário marinho da América do Sul!

1

A cidade do Rio de Janeiro ganhou no último 31, o Aqua Rio, maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e reúne oito mil animais de 350 espécies. Entre elas, estão peixes da costa brasileira, do Caribe […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *