Livro resgata a história vencedora do jogador Gatão, ex- Corinthians!

3Com prefácio do jornalista e comunicador Milton Neves, a obra escrita pelo professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adolpho Queiroz e pelo estudante do curso de Publicidade da mesma instituição, Pedro Sakr, o livro “Gatão, do XV ao Corinthians, tributo a trajetória de um vencedor”, sobre o atleta Vicente Naval Filho, popularmente conhecido como “Gatão”, será lançado no dia 25 de maio, segunda-feira, a partir das 19h30, na Biblioteca do Club Athlético Paulistano.

O livro conta histórias curiosas do profissional, como o inusitado relato, de quando o jogador foi parado por um guarda de trânsito, certamente corintiano, dirigindo na contramão da Ipiranga com a São João, e depois de perceber quem estava no volante, o guarda parou o trânsito e fez Gatão dar marcha ré e seguir o caminho pelo lado certo da avenida. Ou em outra ocasião, quando o Corinthians precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão do Torneio Charles Muller, e o time perdia para o São Paulo por 3 a 1, até os trinta minutos do segundo tempo, quando Gatão entrou no Pacaembu, marcou dois gols e calou a torcida adversária. Diz à lenda que no dia seguinte o Corinthians divulgou pela imprensa que Gatão estaria no Parque São Jorge distribuindo lenços para a torcida do São Paulo.

Além da trajetória do jogador, o livro também traz depoimentos de familiares, amigos e atletas que conviveram com ele, como o ex-jogador e treinador Candinho, os jogadores Zé Maria e Vladmir, o jogador de basquete Vlamir Marques, entre outros. A obra ainda reúne também fotos da infância, do início da carreira e dos principais títulos conquistados.

Segundo os autores, o livro também mostra o lado humano do jogador. “O importante é que além do atleta, descobrimos o cidadão, marido, pai e o avô, que mais do que seus gols, semeou amigos e grandes histórias por onde passou”.

A obra tem o apoio das empresas THN, Telas Tatau, Construtora Carraro, Soned, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, da Secretaria de Ação Cultural também de Piracicaba e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o Gatão

Gatão foi um dos grandes jogadores do E.C.XV de Novembro de Piracicaba, campeão da Lei do Acesso e um dos maiores artilheiros do clube, com mais de 200 gols marcados nos torneios que disputou, entre os anos 40/60. Nesse período também integrou o time do S.C.Corinthians Paulista, tendo participado de importantes conquistas como o título do IV Centenário, em 1954, do troféu Charles Muller e da primeira excursão do time à Europa, numa sequência de 17 jogos, com 16 vitórias e só uma derrota. 

O atleta também jogou pela Ponte Preta, de Campinas e exerceu a função de técnico em times como o XV, Paulista de Jundiaí, Velo Clube de Rio Claro, União Barbarense, Ferroviária de Botucatu, entre outros.

Serviço:

Livro “Gatão, do XV ao Corinthians, tributo a trajetória de um vencedor”, de Adolpho Queiroz e Pedro Sakr, prefácio Milton Neves, Capa de Fábio Rontani, com ilustrações de Erasmo Spadotto – Editora EME, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Universidade Presbiteriana Mackenzie, 120 páginas. Distribuição gratuita.

Local: Biblioteca do Club Athlético Paulistano

Endereço: Rua Honduras, 1400 – Jardim Paulistano – SP

Data: dia 25 de maio (segunda-feira)

Horário: a partir das 19h30

 

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. 




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Restaurante dá desconto a pais com “crianças educadas”!

Uma decisão polêmica aconteceu em Pádua, na Itália. Um restaurante dá desconto de 13, 5 euros (cerca de R$ 40 reais) na conta das famílias com “crianças educadas” – sconto bimbi educati é o nome do agrado, em italiano. O dono da enoteca, Antonio Ferrari, afirmou ao jornal Corriere della Sera que o ato serve como reconhecimento aos pais que conseguem […]

Leia mais

10 dicas para evitar a intoxicação alimentar durante o Carnaval!

O cirurgião geral do Hapvida Saúde, Tarcísio Carneiro, alerta que quando a refeição é feita na rua, o maior risco de contaminação está no armazenamento da comida. “Alguns vendedores ambulantes não contam com refrigeradores e fazem o manuseio dos alimentos com higiene precária. Quem trabalha com alimentos precisa sempre lavar as mãos, pois a contaminação […]

Leia mais

Engravidar logo após o 1º filho, como Thais Fersoza, tem riscos. Saiba mais!

Thais Fersoza e Michel Teló são pais de Melinda há apenas seis meses, mas já anunciaram que a família vai aumentar em breve. O casal anunciou que está à espera do segundo filho e já até sabem que será um menino. Segundo especialistas , é preciso ter cautela ao querer filhos com pouco intervalo de […]

Leia mais

Estudo afirma que homem se apaixona mais rápido que a mulher!

Ao contrário do que você poderia achar, as mulheres não se apaixonam mais facilmente. Pelo menos é o que anda dizendo a ciência. Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, entrevistou 172 estudantes universitários e concluiu que (passada!) eles expressam seus sentimentos antes. De acordo com a reportagem do site Brodly, que publicou a pesquisa, a […]

Leia mais

Para seu Carnaval não acabar mais cedo, siga essas 7 dicas!

A vida moderna, parece acrescentar motivos para aproveitar o Carnaval até a última gota – mas não precisa ser até o último suspiro. Para seu Carnaval não acabar mais cedo, siga essas 7 dicas! Use camisinha. Não importa com quem. Apesar de todo mundo saber que a camisinha evita gravidez e protege de pegar uma […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *