Livro da Editora Senac São Paulo traz as receitas favoritas da chef, que retrata o Brasil de forma colorida e saborosa!

image007A Editora Senac São Paulo, a chef Morena Leite e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promovem, no dia 12 de novembro às 19h30, o lançamento do livro Mistura Morena – Cozinha Tropical Brasileira. A publicação traz as receitas favoritas de Morena Leite, que representam a miscigenação brasileira por meio de uma diversidade enorme de ingredientes, encontrados do litoral brasileiro à floresta tropical, elaborados a partir de influências dos portugueses, africanos, italianos, franceses, japoneses, árabes, dentre muitos outros.

Além dos seus pratos favoritos, a chef, que comanda desde maio de 2013 o restaurante Santinho no Museu da Casa Brasileira, divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu. Ela, que cresceu entre as panelas de seus pais em Trancoso, na Bahia, berço do Brasil, apaixonou-se pela gastronomia desde menina. Foi criada em um pomar, subindo em árvores frutíferas e no meio de infinitas histórias deste rico solo. No livro Mistura Morena, ela se sentiu livre para retratar o Brasil.

            A publicação da Editora Senac São Paulo traz essa mistura que espelha esse encontro de culturas, do qual ela mesma é fruto. Morena compartilha suas receitas favoritas que representam essa miscigenação que nos faz ser um povo aberto e alegre, o que reflete em nossa comida. Por meio dos seus pratos, a chef divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu.

 Mistura Morena traz um glossário, com fotos e explicações dos ingredientes utilizados pela chef nas receitas presentes no livro, além das delícias separadas por capítulos entre: belisquetes, entradas, pratos e doçuras. Qual o prato perfeito? Para Morena, “tem que ter contraste, cremosidade, crocância, acidez e um toque picante/agridoce”.

Aprenda a fazer moedinha de banana-da-terra com presunto cru, pão de queijo com tapioca e mini acarajé entre as opções de belisquetes; ceviche de lagosta com biri-biri e carpaccio de buri com vinagrete de abacaxi entre as entradas; lombo de bacalhau com rendas de batata-doce, camarão ensopado com tapioca e arroz de coco e rabada desfiada com purê de banana-da-terra entre os pratos; e creme brulée de abóbora com sorvete de coco, suflê de graviola e o famoso brigadeiro de capim-santo entre as doçuras desta deliciosa obra.

Além das receitas, o livro, editado por André Boccato, traz lindas e apetitosas imagens feitas pelo renomado fotógrafo Tuca Reinés, e um DVD com o passo a passo dos pratos feitos por Morena Leite.

Sobre a autora:

Morena Leite formou-se como chef de cozinha e confeitaria no Le Cordon Bleu, em Paris. Em 2000, mudou-se para São Paulo e emergia na cozinha do Capim Santo. Em 2001, foi convidada a representar o Brasil em um festival de cozinha latino-americana em Chicago. Daí em diante, participou de diversos festivais de cozinha em Portugal, Dubai, Alemanha, Chile, Colômbia, Uruguai e França. Em 2005, lançou o Buffet Capim Santo e, em 2006, inaugurou uma escola de cozinha que virou a base do Instituto Capim Santo, Centro de Capacitação de Jovens em Gastronomia. Em 2010, inaugurou mais um restaurante, o Santinho, no Instituto Tomie Ohtake. Em 2012, apresentou um programa de TV no Canal Glitz, o Tasted, e inaugurou seu terceiro restaurante, outro Santinho, no Museu da Casa Brasileira, e um canal de receitas no Youtube, o Mistura Morena.

 

Sobre o Museu da Casa Brasileira:

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Serviço:

Mistura Morena

Autora: Morena Leite

Editora: Editora Senac São Paulo

Preço: R$ 139,90

Número de páginas: 264

Lançamento: 12/11, a partir das 19h30 – entrada gratuita.

Local: Santinho – Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano.

www.editorasenacsp.com.br

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

Siga a Editora Senac também no Twitter:  http://twitter.com/editorasenacsp




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Amamentação protege a mulher contra o câncer de mama!

Muitas das escolhas associadas à vida da mulher moderna, como a maternidade tardia, a opção por não ter filhos ou a redução no período de amamentação dos bebês, podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama, de acordo com a literatura médica. Mas a maioria da população paulistana ainda desconhece essa realidade. É o que […]

Leia mais

iPhone 7 vermelho chega no Brasil. Saiba o preço!

Ontem, a Apple liberou no seu site a venda do modelo vermelho de iPhones 7 e 7 Plus no Brasil. O aparelho celebra os 10 anos de parceria da Apple com o Global Found – que trabalha em projetos contra a Aids, a Tuberculose e a Malária. Parte da renda obtida com a venda dos […]

Leia mais

20 ideias de decoração para o almoço do Dia das Mães!

O Dia das Mães é um momento muito especial de união familiar, e que deve ser celebrado com muita alegria e comemoração, pois a mãe é um dos pilares de toda família, e merece ser tratada como a rainha do lar neste dia tão especial. E para ajudar você nesta tarefa de decorar a mesa […]

Leia mais

8 mitos e verdades sobre o limão!

O limão é um dos queridinhos da alimentação saudável. Na medicina ayurvédica, é recomendado tomar um copo de suco de limão com água morna de manhã, em jejum, para desintoxicar o organismo. Durante o dia, ele funciona como uma excelente fonte de vitamina C e alivia a retenção de líquidos, ajudando na perda de peso. […]

Leia mais

Anderson Silva lutará no Rio de Janeiro em junho!

Anderson Silva anunciou via Twitter que voltará a lutar no Brasil. De acordo com ele, o combate será realizado no dia 3 de junho no Rio de Janeiro. O adversário será o norte-americano Kelvin Gastelum, que no último dia 11 nocauteou Vitor Belfort no UFC de Fortaleza. Em sua última aparição no octógono, em fevereiro, […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *