Livro da Editora Senac São Paulo retrata mais de 25 anos de histórias e receitas de um dos melhores restaurantes do mundo!

downloadEl Celler de Can Roca, dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, foi considerado o “melhor restaurante do mundo”, em 2013, pela revista britânica Restaurant. Situado na cidade de Girona, Catalunha, começou de maneira bastante humilde e seus proprietários nem sonhavam que o restaurante alcançaria tal conquista.

São mais de 25 anos de histórias, propondo transversalidade, ousadia e liberdade, transformando vinho em doces, literatura em pratos, dando concretude ao perfume e capturando a alma, sem nunca perder o senso de humor, como mostrado na sobremesa Gol de Messi, que, assim como o jogador, faz o maior sucesso.

Em todo processo que envolve a criação de um prato, os chefs buscam explorar os sentidos, as emoções e propiciar ao cliente uma verdadeira experiência por meio do paladar, que tanto pode evocar memórias como romper convenções sociais que nos afastam da real experiência.

E por que não dividir toda essa tradição? Pensando nisso, os irmãos decidiram escrever o livro El Celler de Can Roca, rico, criativo e repleto de informações e receitas preciosas para mostrar quem são e o que têm aprendido. Talvez nem todos os pratos possam ser executados em uma cozinha convencional, já que exigem tecnologia avançada ou ingredientes nem sempre encontrados facilmente no mercado nacional. Mesmo assim, vale a pena aproximar-se desse universo por seu poder inspirador, livre e realmente autêntico.

Os irmãos Roca resumiram o desejo de escrever o livro: “Bebemos de diversas fontes culinárias, queremos agora ser uma fonte que flui. Como três rochas – fazendo alusão ao sobrenome Roca, que significa rocha – que foram lapidadas ao longo do tempo, queremos mostrar a combinação de nossos três estilos, a convivência fraternal, o aperfeiçoamento profissional e ilustrar como demos asas ao processo criativo: com seis mãos, três cérebros e um só chapéu. Esse nosso trabalho transversal, que desemboca na cozinha de vanguarda”.

A publicação da Editora Senac São Paulo é indispensável para os amantes da alta cozinha, pesquisadores e críticos da boa mesa. Como um verso ou uma canção, o disfrute do paladar é como a efêmera arte que só deixa na memória aquele gosto inesquecível de algo a ser recordado, sempre, e de coração.

Trata-se de uma tentativa de resumir a joie de vivre, a gastronomia com maiúsculas e em primeira pessoa, de mostrar uma vida obstinada na procura do sabor e do saber sentir. Uma vida plena de aprendizado, sorte, alegria, teimosia, perseverança, divertimento, fé e paixão. A ideia do livro é deixar um registro material e duradouro da experiência de Joan, Josep e Jordi Roca e, ao mesmo tempo, cumprir o objetivo de escrever uma crônica da cozinha de vanguarda do final do século 20 e princípio do século 21.

El Celler de Can Roca mostra a influência da literatura culinária clássica e moderna nos pratos do Celler, a revisão dos molhos – a base da cozinha de Joan Roca, a adega sensorial, o intercâmbio criativo, atualização do cozimento a vácuo, perfume-cocção, a impregnação de aromas, e especialmente as sobremesas deliciosas do restaurante, e muito mais.

Serviço:

El Celler de Can Roca

Autores: Joan Roca, Josep Roca e Jordi Roca

Editora: Editora Senac São Paulo

Tradução: Maria Del Carmen Ferrer Briones, Sandra Trabucco Valenzuela e Fabiana Brunini Dupont

Preço: R$ 359,90

Número de páginas: 466

 

www.editorasenacsp.com.br




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Os benefícios do piltes para crianças!

Que o Pilates só faz bem não há dúvida. Mas, muitos pais ainda questionam a eficácia também para o público infantil. Especialistas afirmam que a atividade é ideal sim para esse público e não compromete em nada o desenvolvimento da criança. Pelo contrário, o método tem sido indicado para prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais, […]

Leia mais

Pai faz parto de filho ouvindo orientações do Samu pelo telefone!

Uma mãe, de 26 anos, contou com a ajuda do marido para ter o segundo filho dentro da própria casa, em Campo Grande (MS). Dielle Cristine Renovo Costa entrou em trabalho de parto por volta das 9h desta terça (28) e não deu tempo de esperar a chegada dos socorristas. O pai da criança, Luis […]

Leia mais

Polêmica: Escola recomenda que mães evitem roupas curtas e decotes!

Um comunicado de uma escola no Recife, aberta há 50 anos, recomendou que mães de alunos e responsáveis evitassem o uso de decote e roupas curtas. O texto é assinado pela diretora do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz. “No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos use […]

Leia mais

Fases da lua e dia da relação sexual podem influenciar na gestação!

Muitas pessoas questionam se o dia da relação sexual pode interferir na gestação. Por mais incrível que possa parecer, sim, isso é uma verdade e a explicação está nos cromossomos, aquelas sequências do nosso código genético ou DNA, que se agrupam e dão origem a bebês do sexo feminino (XX) ou masculino (XY). Segundo o […]

Leia mais

Saiba evitar a prisão de ventre durante a dieta!

As dietas proteicas, pobres em carboidratos ou muitos restritas em calorias geralmente são pobres em fibras, o que faz o intestino ficar mais lento e a barriga inchada devido à fermentação dos alimentos. Mas é possível manter a dieta e prevenir este problema. A revista Boa Forma explica que você deve apostar em frutas, leguminosas, legumes […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *