Grupo Himalaia inaugura novo centro de distribuição com otimização da produção!

1A VZA Arquitetura vê um de seus projetos virar realidade otimizando em cinco horas a produção no Centro de Distribuição Himalaia.  Os primeiros conceitos da arquitetura que materializou o prédio de dez mil metros quadrados de área construída na cidade de Eldorado do Sul foram esboçados em 2011. Desde lá, pesquisa e cuidado aos detalhes envolveram a complexidade do empreendimento acompanharam as obras que encerraram para receber toda a equipe da empresa em janeiro deste ano. Um recente evento de inauguração recebeu cerca de 300 convidados que festejaram, também, o aniversário de 20 anos da marca.

De acordo com o diretor Jorge Marques Jesus, todo o centro de distribuição foi projetado com elementos de última geração. Aparelhos modernos instalados em todas as dependências incluem o melhor que há em tecnologia e eficiência no cenário internacional. “Passamos de cinco docas utilizadas em nossa antiga estrutura para 26 docas. Ganhamos um amplo e um restaurante aberto ao público externo”, completa.

O novo Centro de Distribuição Himalaia foi edificado em Eldorado do Sul e já acompanha importantes companhias nacionais, vizinhas, no aquecimento do comércio da zona industrial do município, promovendo assim o desenvolvimento urbano e a criação de empregos. As dependências, maiores, estão incorporando novos trabalhadores ao quadro funcional, totalizando mais de cem empregados. Além dos colaboradores que mantiveram seus cargos na empresa, a diretoria investe em mão de obra local.

“Saímos de Porto Alegre para expandir”, comenta Jorge ao mencionar a qualidade do terreno encontrado para a obra. Em Porto Alegre, o grupo Himalaia iniciou as suas atividades na região do Jardim Botânico em 1994 em um modesto depósito de 100m². Cresceu e aumentou, simultaneamente, a sua linha de produtos e sua equipe de vendas, necessitando ampliar a sua sede e mudando-se, então, para um novo endereço  no Bairro Partenon com 800m². A partir de 2005 permaneceu em uma área de 2.700m² próximo ao Aeroporto Salgado Filho. Visando mais um salto, buscou incentivo da Prefeitura de Eldorado do Sul, conquistando a isenção de imposto municipal. Como resultado, a região se desenvolve.

Mais docas, tecnologia e pessoal, o ganho em agilidade vem surgindo naturalmente permitindo tempo e espaço para crescer. “Esse era o nosso objetivo. Estamos, agora, buscamos mais negócios em nossa área de atuação”, completa Jorge. Bem instalada, a próxima meta do Himalaia é ampliar o mercado no interior do Rio Grande do Sul. De food service, a marca quer expandir distribuindo alimentos também para o varejo.

A estratégia de expansão que requisitou à VZA o projeto da nova sede está nos planos de gestão desde a fundação do grupo Himalaia. “Desde o inicio queríamos um CD nas dimensões deste que inauguramos. Não sabíamos onde e quando ele seria instalado, mas já tínhamos esse sonho”, completa o diretor. Viagens técnicas aos Estados Unidos e à Europa consolidaram a nova infraestrutura do Himalaia desde a sua fundação.

A diretora da VZA, Vera Zaffari, diz que além do padrão moderno em nível tecnológico, o CD Himalaia é referência em sustentabilidade. “O empreendimento está sendo apresentado como modelo de economia a outros clientes do mercado corporativo, incluindo shoppings, hotéis e varejo”, completa.

Sustentabilidade

Entre os elementos que caracterizam o projeto como sustentável está o fechamento do prédio com materiais mais eficientes e isolantes, que minimiza a carga térmica do ar condicionado e reduz o consumo de energia. As dependências são cobertas com isolante térmico e são utilizadas lâmpadas sustentáveis, bem como iluminação natural possibilitando menor consumo de energia. O uso de gerador em horário de ponta viabiliza uma economia mensal de 20%. Aeradores nas torneiras, mictórios e torneiras com temporizador e bacias sanitárias com acionamento duplo e estão dispostos no projeto para resultar em uma economia de água de 49%. Ainda, o reaproveitamento do calor excedente do ar condicionado é previsto para aquecer a água do chuveiros dos funcionários.

A VZA é líder no segmento de projetos de arquitetura corporativa no Sul do Brasil. Tem como diretora Vera Zaffari, com 30 anos de experiência no mercado empresarial. Nos últimos dez anos, a empresa trabalhou em mais de 500 projetos, entre shopping centers, hiper e supermercados, indústria hoteleira e redes de lojas.




VEJA MAIS SOBRE Economia


Ex-cortadora de cana ensina em 5 passos como faturar o primeiro milhão em 2017!

4

A cada ano que passa o e-commerce ganha mais relevância e autonomia no cenário brasileiro. E claro que com isso o número de empreendedores aumenta, pois o comércio eletrônico oferece a comodidade e facilidade que nenhuma loja física ainda consegue oferecer. Nasce todos os dias pelo menos um e-commerce, independente do setor de atuação.  Apesar […]

Leia mais

5 dicas para o seu décimo terceiro salário render!

1

Com o fim do ano chegando, muitas pessoas não veem a hora de receber o tão aguardado décimo terceiro salário e ter dinheiro extra para as compras de Natal, viagens, pagar contas atrasadas ou até realizar um investimento. Mas, qual é a melhor estratégia para planejar o orçamento financeiro nessa época do ano? Para sanar […]

Leia mais

Regulamentação da gorjeta em bares, restaurantes, hotéis e motéis é aprovada!

_e5b6286

Quem é mão fechada não vai gostar nenhum um pouco dessa notícia. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou hoje (30) projeto de lei que regulamenta a gorjeta, valor pago por clientes a garçons, camareiros e outros profissionais em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. Pelo projeto aprovado, a gorjeta não se restringe […]

Leia mais

Mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas!

cartoes-de-credito-blog-michel-telles

  Socorro meu pai. Pasmem: mais da metade das famílias brasileiras — 57,3% — estão endividadas. É o que aponta a pesquisa de novembro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Onde vamos parar, hein?. Desde julho de 2012, o país não chegava a esse patamar. E quem é o grande […]

Leia mais

Abílio Diniz dispara: Previsões para o desempenho da economia brasileira são muito ruins!

3

O poderoso empresário Abílio Diniz afirmou nesta segunda-feira, 21, durante a 45ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que as previsões para o desempenho da economia brasileira são muito ruins e que não imagina que o País crescerá em 2017. “A previsão é muito ruim. Não podemos imaginar que vamos chegar […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *