GRU Airport passa a divulgar mensalmente pesquisa de satisfação de passageiros!

4Ao completar uma série histórica de 24 meses, a Pesquisa de Satisfação de Passageiros do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo será divulgada mensalmente a partir de março. Realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) desde que a Concessionária assumiu a gestão plena do Aeroporto de Guarulhos, em fevereiro de 2013, o levantamento segue as regras e diretrizes metodológicas estabelecidas anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A última pesquisa, referente ao mês de fevereiro de 2015, apresenta uma melhora geral nos 34 itens avaliados pelo levantamento, quando comparados com o mesmo período de 2014. Os itens melhor avaliados pelos passageiros foram “Estado geral de limpeza” e “Gentileza e auxílio dos funcionários que trabalham no aeroporto”, ambos com nota 4,3, em uma escala de 1 a 5. No comparativo fevereiro de 2014 e de 2015, o critério “Satisfação Geral” apresentou variação positiva de 11,1%, passando de 3,6 para 4.

As maiores variações ocorreram na avaliação dos critérios “Conforto dos assentos no saguão de embarque” (21,9%), seguido de “Limpeza dos banheiros” (21,2%) e “Facilidade em achar assento disponível no saguão de embarque” (20,0%).

Os critérios que apresentaram as menores variações foram “Facilidade em achar carrinho de bagagem” (2,4%), que já possui nota alta (4,2), e “Localização dos serviços bancários” (2,9%). Os itens que apresentaram a menor evolução das notas no conjunto da Pesquisa foram “Custo-benefício dos restaurantes e bares” e “Custo-benefício do estacionamento”, ambos com nota 2,8.

Para o diretor do GRU Airport, Marcus Santarém, as pesquisas de satisfação têm sido uma importante ferramenta na adoção de estratégias de atuação e na execução de melhorias. “É a partir da percepção dos passageiros que conseguimos ver com mais clareza as áreas onde precisamos investir ou mesmo melhorar a eficiência operacional”, explica o diretor.

Entre as ações já realizadas pela Concessionária que refletem em uma melhora na avaliação dos passageiros, estão o aumento do número de vagas de estacionamento, que saltou de 3,9 mil no período pré-concessão para mais de 8 mil atuais, a diversificação do mix de lojas, de 102 para 239 estabelecimentos comerciais, e a reforma e ampliação dos banheiros no embarque e desembarque.

Metodologia

Mensalmente, a Anac elabora um Plano Amostral para a realização das entrevistas, definindo sete dias consecutivos de cada mês para a produção da pesquisa. O plano de execução de entrevistas deve conter informações sobre código da empresa aérea, número do voo, dia da semana em que serão realizadas as entrevistas e quantidade de passageiros que serão entrevistados por voo em cada dia da semana. Para cada dia de pesquisa em um determinado voo, devem ser entrevistados pelo menos dois passageiros.

A coleta de dados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros é realizada por meio de entrevistas diretas próximas ao portão de embarque dos voos sorteados. O pesquisado é selecionado por meio de sorteio eletrônico realizado por um equipamento tipo tablet, utilizado também para a entrevista.

As notas dadas pelos passageiros variam em uma escala de 1 a 5, sendo 5 para “muito bom”, 4 para “bom”, 3 para “satisfatório”, 2 para “ruim” e 1 para “péssimo”. O passageiro pode também indicar que não utilizou o serviço avaliado ou não sabe avaliar.

Entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015 foram realizadas 9.697 entrevistas, uma média de 746 entrevistas nestes 13 meses considerados com variação de 620 a 941 entrevistas por mês. Apenas em fevereiro deste ano, foram realizadas 827 entrevistas.

Sobre a Concessionária

No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, com movimento de cerca de 39,5 milhões de passageiros em 2014. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.

 




VEJA MAIS SOBRE Turismo


4 hotéis exclusivos na Suíça para quem ama arte!

Há uma grande diferença entre escolher um hotel apenas como um ponto de descanso ou tê-lo como parte essencial para a experiência da viagem. Um destino com uma grande oferta cultural como a Suíça, que tem mais de 1000 museus, também possui uma excelente oferta de hotéis globalmente reconhecidos por sua habilidade em receber e […]

Leia mais

5 motivos para visitar Campos do Jordão em março!

A Suíça brasileira é um dos destinos mais procurados do país no inverno. Os turistas vão, principalmente, em busca do frio, da rica gastronomia e das atrações do Festival de Inverno. O que muitos não sabem é que fora da temporada a cidade pode ficar tão – ou ainda mais – interessante. Isso porque, fora […]

Leia mais

Hotéis “Pet Friendly”: quando animais também são bem-vindos!

Ao sair de férias, existe um grande preocupação em onde e com quem deixar os animais de estimação. William Wansbury, gerente da Pousada Água Marinha, localizada em Guaratuba, no litoral paranaense, não tem este problema. Além de trabalhar em um estabelecimento situado de frente para a praia, ele se diz muito sortudo pois a pousada […]

Leia mais

Roteiro de Carnaval 2 em 1: destinos ecléticos com atividades para descansar ou cair na folia!

Faltam algumas semanas para a chegada de um dos feriados mais aguardados pelo brasileiro, o Carnaval. Quem não definiu o destino da viagem não precisa se preocupar: com uma pesquisa rápida, ainda dá tempo de encontrar o pacote ideal para o casal, família ou amigos – mesmo se nem todos concordarem quando o assunto é […]

Leia mais

Walt Disney World anuncia dois novos espetáculos noturnos em 2017, além uma refrescante atração no Typhoon Lagoon!

Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom usarão o que há de mais moderno em tecnologia para encantar ainda mais os visitantes após o pôr-do-sol. Os dois parques temáticos de Walt Disney Resort, na Flórida, receberão novos e impactantes shows ainda este ano. Parte da maior expansão da história do Disney’s Animal Kingdom, o Rivers of […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *