Governo regulamenta a venda de LED no Brasil!

 Distribuidores e lojistas terão até 16 de março de 2017 para vender seu estoque de lâmpadas de LED não certificadas.

Distribuidores e lojistas terão até 16 de março de 2017
para vender seu estoque de lâmpadas
de LED não certificadas.

O governo acaba de regulamentar o comércio de lâmpadas de LED no Brasil, publicando no dia 17 de março duas portarias que passam a disciplinar a fabricação e importação dos produtos com essa nova e moderna tecnologia. As duas portarias são regulamentadas pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, com data de 13/03/2015.

“A regulamentação do mercado brasileiro de LED era uma antiga reivindicação das empresas tradicionais de iluminação, pois o consumidor, sem conhecimento do assunto, estava à mercê de produtos de baixa qualidade, sem especificações técnicas e que não correspondiam às promessas estampadas em seus rótulos, vendidos por comerciantes e lojistas interessados apenas no lucro fácil e rápido”, explica Gilberto Grosso, CEO da Avant e especialista em iluminação.
Uma das portarias, a 143, trata dos aspectos técnicos da qualidade das lâmpadas de LED, indicadores para a certificação. Já a Portaria 144 é a que envolve os fabricantes, importadores e lojistas quanto à comercialização, entre outras exigências desses produtos. As lâmpadas LED obrigadas a ter certificação são os modelos tubular, pera, dicróica, AR, PAR, refletora, globo, bolinha e cápsula.
“Isso significa que a partir de agora os fabricantes poderão trazer ao Brasil somente lâmpadas de LED que estejam previamente certificadas e liberadas para importação, dentro das qualidades técnicas regulamentadas. É quase que um salvo-conduto para que o consumidor tenha LED de qualidade e não compre gato por lebre”, destaca Grosso.
No entanto, o governo estipulou prazos para que o mercado se acerte, a começar pelos lojistas e distribuidores que terão até 16 de março de 2017 para vender todo o seu estoque de lâmpadas de LED não certificadas.
“Embora os lojistas tenham 24 meses para limpar suas prateleiras, o fabricante e o importador são os que deverão iniciar a depuração do mercado já em 16 de dezembro próximo. Nessa data todas as suas lâmpadas de LED deverão estar certificadas pelo Inmetro, sem o que não poderão fabricar ou dar entrada no Brasil a nenhum novo produto. Porém, os estoques de LEDs não certificados que ainda existirem nas empresas fabricantes e importadoras poderão ser comercializadas até o dia 16 de junho de 2016”, orienta Grosso.
Perfil Avant
Fundada em março de 1998, a Avant é referência nacional no mercado de lâmpadas de alta qualidade, sendo reconhecida e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no lançamento de produtos para iluminação, na orientação técnica aos profissionais, e pela qualidade e diversidade do seu portfólio. Entre eles, destacam-se LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença e temporizadores analógico e digital), entre outros. Em 2014 a empresa ampliou seu portfólio para o segmento de iluminação decorativa, oferecendo lustres, luminárias, pendentes e plafons.
Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação em todo o País, por meio de um Gerente Nacional de Vendas, oito Gerentes Regionais, quatro gerentes de Canais de Vendas e aproximadamente 150 representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A empresa atende diretamente a cerca de 3.900 pontos de venda, entre lojas de material elétrico, lustreiros, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e engenheiros. Em 2014, inaugurou em sua sede o Avant Lighting Center, espaço que reúne um completo centro de treinamento, laboratório luminotécnico e showroom. Todos os produtos da Avant são produzidos em fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do Inmetro/Procel. O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas compactas fluorescentes. Neste segmento detém aproximadamente 11% do mercado brasileiro, tendo comercializado mais de 25 milhões de unidades no último ano. Sua meta é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2015, a previsão de crescimento no faturamento da companhia é de 17% em relação a 2014. O incremento se dará através do aumento das vendas de produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de ponta, principalmente os que utilizam LED.



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