Ford traz desafio global ao Brasil para incentivar novas soluções de mobilidade!

Ford#CampusParty-EricaKlampfl-RogelioGolfarbA Ford anunciou ontem na Campus Party, a maior feira de tecnologia da América do Sul, o Brasil como o nono país a sediar o Desafio da Mobilidade Ford, incentivando novas soluções para questões de mobilidade urbana. A empresa trouxe para o evento a sua gerente global de Pesquisa da Mobilidade no Futuro, Erica Klampfl, que falou sobre as estratégias destinadas a impulsionar a inovação em todos os aspectos do negócio. Pelo terceiro ano consecutivo, a Ford é a única empresa automobilística a participar do evento, que reúne um público voltado ao desenvolvimento de aplicativos e tecnologia da informação.

“A Ford não quer ser apenas uma fabricante de automóveis, mas também uma empresa de mobilidade, trabalhando com o objetivo de mudar a forma como o mundo se move e ser um facilitador na solução dos crescentes desafios de transporte ao redor do mundo”, disse.

Segundo a executiva, as futuras soluções de mobilidade vão exigir novas ideias e a colaboração com outros líderes de tecnologia fora da indústria automotiva, o que leva a empresa a ampliar o leque de parcerias com desenvolvedores de diferentes campos de pesquisa. Como exemplo de inovação, a Ford expõe no local o Novo Ka, primeiro carro no Brasil a oferecer o sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

“O lançamento desses recursos inéditos em um carro de entrada é uma prova do compromisso da Ford com a democratização da tecnologia”, destacou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Ao tornar as novas tecnologias acessíveis a um maior número de pessoas, e não somente aos clientes de luxo, estamos seguindo o mesmo espírito que levou Henry Ford a fundar a empresa há mais de um século e transformou o modo como as pessoas se movem no mundo.”

Desafio da Mobilidade

A Ford anunciou o Brasil como próximo país a sediar a sua iniciativa global que incentiva desenvolvedores a criar aplicativos e estratégias para identificar e solucionar os problemas de mobilidade, como o congestionamento nas cidades. O Desafio da Mobilidade Ford Brasil, programado para o segundo semestre de 2015, faz parte de uma série global iniciada em julho de 2014, que já realizou eventos nas cidades de Lisboa (Portugal), Los Angeles (EUA), Mumbai, Nova Déli e Chennai (Índia), Shangai e Chongqing (China), Londres (Reino Unido), Johannesburg (África do Sul), Buenos Aires (Argentina) e Austrália. O programa parte do princípio de que a mobilidade hoje não está limitada aos veículos, mas engloba também sistemas inteligentes e toda a infraestrutura das cidades. Portanto, é um desenvolvimento que exige a participação de diversos setores.

“Com esses desafios globais, nós avançamos na discussão sobre mobilidade, entramos em contato com fortes potenciais parceiros e ganhamos conhecimentos valiosos sobre muitas questões específicas de mobilidade que os nossos clientes estão enfrentando em todo o mundo”, afirmou Erica Klampfl. “As ideias e propriedade intelectual pertencem aos desenvolvedores, mas a Ford vai considerar a oportunidade de trabalhar mais estreitamente com os desenvolvedores vencedores no futuro.”

Os projetos vencedores do Desafio da Mobilidade da Ford em outras partes do mundo dão uma ideia do tipo de projetos que podem ser desenvolvidos no Brasil:

  • Buenos Aires (Argentina) – O “Urban Shuttle”, conceito no formato de um ônibus, carrega diversos minicarros elétricos de dois lugares pela cidade. Fora das áreas centrais, os motoristas podem se desligar do equipamento e conduzir seus carros.
  • Lisboa (Portugal) – O “Smartaxi”, aplicativo baseado em localização, analisa em tempo real o tráfego para prever os pontos de maior demanda por táxis e direciona os taxistas para esses locais, em vez de percorrer a cidade a esmo em busca de corridas.
  • Chongqing (China) – O “MultiModal Transportation Platform” integra num mesmo sistema a rede de trens, metrô e ônibus com os pontos de aluguel de bicicletas ou riquichás. Inclui informações sobre o trânsito, tarifas e rotas alternativas.
  • Xangai (China) – O “Parkopedia” é um serviço online que mostra estacionamentos disponíveis nos arredores e os preços cobrados, com fotos e opiniões de outros usuários, dicas sobre acesso a transportes públicos, segurança e iluminação noturna.
  • Londres (Reino Unido) – O “AppyParking” reúne em um mapa informações sobre todas as áreas de estacionamento disponíveis na cidade e as suas restrições de circulação e horários, facilitando a busca por vagas, considerada uma das maiores causadoras de trânsito.
  • Delhi (Índia) – O “Flare”, aplicativo baseado em geolocalização, agiliza o deslocamento de ambulâncias e veículos de resgate, permitindo que as pessoas informem às autoridades e sejam informadas sobre acidentes nas redondezas. Ele leva em conta que os 60 primeiros minutos após um acidente são essenciais para o salvamento de vítimas – a chamada “golden hour”.
  • Tamil Nadu (Índia) – O “SimPrints Solutions” dá aos profissionais de saúde acesso, via smartphone, a dados e estado de saúde dos pacientes sendo transportados para os hospitais. Em Tamil Nadu, 72% da população vive em áreas rurais, enquanto 75% dos hospitais e clínicas estão nas áreas urbanas.
  • Mumbai (Índia) – O “Mumbai Monsoon Helper” ajuda as pessoas a se deslocar no período de chuvas de monções, que inundam estradas e ferrovias. Ele mostra as áreas mais atingidas por alagamentos, além de informar sobre as condições do tempo e previsões de novas chuvas. Os usuários podem contribuir com informações, mostradas em um mapa da cidade.
  • Johanesburgo (África do Sul) – O “Secondary Power Management System” aproveita as horas ociosas dos muitos veículos comerciais usados no transporte de pessoas, produtos e animais na cidade para a geração de energia. O sistema elétrico funciona com baterias que podem alimentar equipamentos como computadores, aparelhos de comunicação e refrigeradores.
  • Los Angeles (EUA) – O “Crowd Park” funciona como meio de pagamento móvel para agilizar o estacionamento nas numerosas vagas disponíveis na cidade. Ele avisa quando o tempo na vaga paga (espécie de Zona Azul) está para acabar e permite a renovação do tempo pelo celular.
  • Austrália – O desafio proposto é a criação de acessórios e aplicativos para ajudar os motoristas a enfrentar emergências como falta de combustível, pane elétrica, tempestades ou acidentes em áreas remotas, onde o socorro é difícil. O vencedor ainda não foi anunciado.





VEJA MAIS SOBRE Notícias


O perigo em exagerar na comilança das festas de fim de ano. Vem saber!

4

Com a chegada das comemorações de final de ano, você precisa ficar atenta à alimentação. É tanta oferta de comidas saborosas nessa época, que é normal exagerar na quantidade de delícias. Só que os excessos podem colocar em risco a sua saúde e todos os planos para o próximo ano. Segundo a ISLA-BR (International Stress […]

Leia mais

Versace lança novo livro. Vem saber!

donatella-versace-livro-blog-michel-telles

A Versace acaba de anunciar o seu novo livro. Escrito pela própria Donatella Versace, a publicação conta a história da grife sob o ponto de vista da diretora criativa. Imagens exclusivas dos arquivos da marca, assim como de bastidores de desfiles, campanhas e do ateliê ajudam a ilustrar e contar a história de uma das […]

Leia mais

Depressão de final de ano, psiquiatra comenta!

4

Mesmo que para alguns seja um momento feliz para encerrar mais um ciclo, o final do ano é um agravante ao estresse para pessoas que já estão deprimidas. A sensação de que o ano vai acabar aumenta a cobrança de finalizar tudo, avaliar o que não deu certo, antecipar as metas para o próximo ano, […]

Leia mais

Depilação pode ter consequências indesejadas. Vem saber!

naom_57e1a61404cc5

Um grupo de pesquisadores norte-americanos decidiu explorar a tendência em crescimento de depilar, cortar ou aparar os pelos púbicos. Eles descobriram que esta prática comum pode ter consequências indesejadas. A pesquisa questionou 14.409 pessoas sobre os seus hábitos de cuidados com os pelos, sobre o seu histórico sexual e casos de DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Quase […]

Leia mais

Agora é possível pagar suas compras com uma selfie. Vem saber!

Happy asian woman taking a selfie

Já pensou escolher um produto e confirmar o pagamento no cartão de crédito tirando uma selfie ou pela impressão digital? Esta é a proposta do Identity Check Mobile, solução de pagamento que a MasterCard acaba de lançar. A solução permite que o consumidor faça compras por meio de qualquer aparelho conectado com pagamento via biometria […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *