Especialista mostra como superar cenário desfavorável e vender mais em 2015!

1A economia desaquecida e o recuo nas vendas em diversos setores fazem que 2015 seja visto como um ano de grandes desafios. E para superar essas barreiras e enfrentar a nova realidade, serão necessários novos comportamentos, habilidades, técnicas e atitudes, afirma o especialista em vendas José Ricardo Noronha.

“O otimismo é um dos traços mais valorizados em bons profissionais. Acreditar que tudo vai dar certo e trabalhar duro com positividade e proatividade são elementos fundamentais para quem busca o tão sonhado sucesso. No entanto, por mais otimista que sejamos, é crucial também não nos distanciarmos da realidade que nos cerca”, afirma.

Autor do recém-lançado livro “Vendas. Como eu faço?” (editora Évora), Noronha destaca quatro dicas para superar as adversidades e ter um 2015 melhor que os últimos anos. Confira:

1) Prospecte e trabalhe mais e com mais foco. “Em tempos mais desafiadores, não basta apenas prospectar e trabalhar mais. A tendência dominante é que todos já estejam fazendo isso. O que realmente faz a diferença é prospectar e trabalhar melhor, com mais foco e de forma muito mais assertiva.”

De acordo com o especialista, é possível fazer isso investindo tempo de qualidade na boa definição do seu público e clientes alvo. “Também estude tudo o que puder sobre eles, revisite seus diferenciais competitivos para entender o quão única é sua oferta de valor e, somente depois de fazer tudo isso, parta com tudo para a rua. Preparação é o nome do jogo em vendas!”.

2) Venda mais para os clientes já existentes. “Por mais incrível que possa parecer, muitas empresas e vendedores ainda teimam em dar atenção e carinho infinitamente maiores para os novos clientes. Prospectar e conquistar novos clientes são tarefas tão cruciais quanto dedicar os melhores esforços em incrementar a lealdade e satisfação dos clientes já existentes, pois nestes últimos o custo da nova venda é geralmente bastante inferior ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de um novo.”

Noronha explica que é possível, por exemplo, ligar e visitar os clientes já existentes para entender e identificar novas necessidades. “Tenho certeza de que você irá se surpreender com os resultados!”

3) Entendimento, atendimento e encantamento. “Entender bem as necessidades, os desejos e sonhos dos clientes para, a partir daí, oferecer um atendimento nota 10 e 100% focado em surpreender e encantar nunca foi tão importante quanto agora!”

O autor do livro “Vendas. Como eu faço?” sugere pesquisar tudo o que puder sobre o cliente, incluindo demandas, necessidades, desafios e sonhos dos clientes por eles atendidos. “Depois disso, dê a maior atenção e carinho que puder a cada um deles, fazendo-os sentirem-se (como verdadeiramente o são) únicos e especiais. Para encantá-los, entregue sempre mais do que prometeu e busque surpreendê-los o tempo todo. Entenda, atenda e encante!”

4) “Venda social”. “Na ‘Era da Recomendação’ em que todos vivemos, a prioridade de todas as organizações é conquistar o maior número de ‘fãs’ que puderem. Uma vez conquistados, fidelizados e encantados, peça a eles que te recomendem para amigos e familiares, usando especialmente o incrível poder das redes sociais como forte aliada.”

Noronha ressalta que, diferentemente do cliente, o “fã” pode te vender a outras pessoas sem cobrar absolutamente nada por isso. “Não tenha clientes, tenha fãs!”

Sobre José Ricardo Noronha

É vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.

Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management) e atua como professor dos Programas de MBA da FIA e também do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.

Escreveu os livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”, que contam com a participação especial de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.

Site: www.paixaoporvendas.com.br | Blog: www.josericardonoronha.com.br




VEJA MAIS SOBRE Economia


Ex-cortadora de cana ensina em 5 passos como faturar o primeiro milhão em 2017!

4

A cada ano que passa o e-commerce ganha mais relevância e autonomia no cenário brasileiro. E claro que com isso o número de empreendedores aumenta, pois o comércio eletrônico oferece a comodidade e facilidade que nenhuma loja física ainda consegue oferecer. Nasce todos os dias pelo menos um e-commerce, independente do setor de atuação.  Apesar […]

Leia mais

5 dicas para o seu décimo terceiro salário render!

1

Com o fim do ano chegando, muitas pessoas não veem a hora de receber o tão aguardado décimo terceiro salário e ter dinheiro extra para as compras de Natal, viagens, pagar contas atrasadas ou até realizar um investimento. Mas, qual é a melhor estratégia para planejar o orçamento financeiro nessa época do ano? Para sanar […]

Leia mais

Regulamentação da gorjeta em bares, restaurantes, hotéis e motéis é aprovada!

_e5b6286

Quem é mão fechada não vai gostar nenhum um pouco dessa notícia. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou hoje (30) projeto de lei que regulamenta a gorjeta, valor pago por clientes a garçons, camareiros e outros profissionais em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. Pelo projeto aprovado, a gorjeta não se restringe […]

Leia mais

Mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas!

cartoes-de-credito-blog-michel-telles

  Socorro meu pai. Pasmem: mais da metade das famílias brasileiras — 57,3% — estão endividadas. É o que aponta a pesquisa de novembro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Onde vamos parar, hein?. Desde julho de 2012, o país não chegava a esse patamar. E quem é o grande […]

Leia mais

Abílio Diniz dispara: Previsões para o desempenho da economia brasileira são muito ruins!

3

O poderoso empresário Abílio Diniz afirmou nesta segunda-feira, 21, durante a 45ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que as previsões para o desempenho da economia brasileira são muito ruins e que não imagina que o País crescerá em 2017. “A previsão é muito ruim. Não podemos imaginar que vamos chegar […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *