Pecuaristas de sete estados se reúnem em MS em busca de tecnologia nutricional!

escrevendoPecuaristas de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, reuniram-se em Mato Grosso do Sul neste fim de semana em busca de informações da ração capaz de eliminar a fase de recria do gado nelore. O evento realizado pela Fazenda 3R e Agroceres Multimix, que atraiu cerca de 300 produtores rurais, aconteceu neste sábado (21), em Figueirão, 259 quilômetros de Campo Grande.

Durante o Dia de Campo Fazenda 3R os visitantes foram apresentados à inovação nutricional para bezerros de corte, focada no ganho de peso dos animais, a ração Confinatto 3R. “Ela traz um novo conceito de nutrição de bezerros ao país e acompanhada de manejo adequado, permite que os animais cheguem ao período de desmame, aos 10 meses, com mais de 300 quilos, viabilizando ao produtor pular toda a fase de recria e abater os animais quase um ano mais cedo”, afirma Rodrigo Meirelles, médico veterinário e nutricionista de ruminantes da Agroceres Multimix.

Esta estratégia nutricional direcionada para bezerros, aliada à qualidade genética dos animais e a um manejo adequado, garante ao produtor um incremento de 35 quilos no peso final do bezerro, explica o zootecnista e consultor Técnico da Agroceres Multimix Hélio de Biasi. “A Fazenda 3R tem conquistado resultados superiores à média nacional, com ganho de peso diário acima de 900 gramas. Dessa maneira, ela conseguiu um acabamento invejável, além de agregar valor na ordem de 33% no valor final da comercialização”, destaca o especialista.

Ele explica que a cria é a fase de melhor resposta na suplementação. “É onde conseguimos uma maior eficiência alimentar. A ração não deve funcionar como um substituto de capim, mas sim uma suplementação. Nossa experiência mostra que o uso correto da técnica de creep-feeding permite expressar o máximo potencial genético dos animais”.

Vantagens
O proprietário da Fazenda 3R, Rubens Catenacci, enfatiza o aumento da rentabilidade como principal vantagem deste sistema. “Desde a implantação, nossa rentabilidade cresceu mais de 30% acima da média praticada pelo mercado. E hoje em dia qualquer negócio é focado em resultados e rentabilidade”, afirma.

Ele explica que a suplementação na fase de cria é essencial para uma melhor performance dos bezerros e lembra da crescente tendência de comercialização e valorização no mercado de bezerros mais pesados na desmama. “Com a valorização do gado de cria, a prioridade é ter bezerros mais pesados na desmama. Este conceito é uma tendência irreversível, por isso é importante entender que vendemos ‘desmama por quilo’, que é uma característica que vem dominando a comercialização”.

Catenacci também ressalta a importância de reduzir o ciclo de produção. “Esta ração Confinatto 3R coloca muito peso nos bezerros, além de dar um acabamento invejável, permitindo uma redução do ciclo deste bezerro, que encurta o período de abate para até 14 meses de idade”.

Redução do período de produção da carne bovina em 10 meses, aumento no giro no campo, viabilizando uma ampliação da produção de carne sem aumento de área, otimização de mão-de-obra na propriedade, melhor acabamento de carcaça, melhor score corporal da vaca para alimentar o rebanho e, finalmente, maior valor agregado no preço da carne são destacados por Meirelles entre os principais benefícios desta novidade.

“Abater o animal mais jovem significa também uma carne de melhor qualidade na mesa do consumidor. A redução do tempo de abate de 24 meses em média para 14 meses é quase a metade do tempo de produção. Mas, todas estas vantagens dependem de um manejo adequado no período pós-desmame”, explica, apontando ainda a facilidade de implantar este sistema na propriedade entre as vantagens. “A grande inovação está na simplicidade de implementação. Ela não depende de instalações sofisticadas para ser aplicada”, afirma.




VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 locais que você jamais deve fazer sexo!

Variar, dar uma fugidinha e fazer sexo em locais inusitados pode fazer muito bem para a relação, mas o casal tem que estar muito atento para não ultrapassar os limites. O que é proibido pode até ser mais gostoso, mas nem por isso deve ser feito. Quando a liberdade de outras pessoas está em risco, […]

Leia mais

Como identificar um autismo leve!

Receber a notícia de autismo de um filho é como embarcar rumo a um universo desconhecido. É preciso encontrar a maneira de aterrissar nesse pequeno mundo em que a criança parece estar isolada. O autismo leve pode ser diagnosticado em qualquer fase da vida e não tem cura, mas geralmente ele é percebido na infância […]

Leia mais

Brasileiro de 6 anos cria game e ganha concurso da Nasa!

Entre mais de 6.000 estudantes de todo o mundo que se inscreveram no concurso sobre colonização espacial da Nasa, um brasileiro, de 6 anos, ganhou o prêmio na categoria de mérito literário. João Paulo Guerra Barrera, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar com a criação de um jogo de computador. o game ‘Sonic World […]

Leia mais

Os benefícios do piltes para crianças!

Que o Pilates só faz bem não há dúvida. Mas, muitos pais ainda questionam a eficácia também para o público infantil. Especialistas afirmam que a atividade é ideal sim para esse público e não compromete em nada o desenvolvimento da criança. Pelo contrário, o método tem sido indicado para prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais, […]

Leia mais

Pai faz parto de filho ouvindo orientações do Samu pelo telefone!

Uma mãe, de 26 anos, contou com a ajuda do marido para ter o segundo filho dentro da própria casa, em Campo Grande (MS). Dielle Cristine Renovo Costa entrou em trabalho de parto por volta das 9h desta terça (28) e não deu tempo de esperar a chegada dos socorristas. O pai da criança, Luis […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *