Competição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores….

competitionCompetição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores, de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. De acordo com 90% dos respondentes, ser competitivo no trabalho faz bem para o funcionário e para a empresa, e para 40% a disputa é fundamental para o desenvolvimento profissional e para o sucesso da empresa em que trabalham.

As organizações devem manter um bom clima de competição com regras claras, como meritocracia e plano de carreira. Ser transparente na forma como acontecerá uma promoção ou a conquista de um bônus, por exemplo, é fundamental para que não haja conflitos entre funcionários.

“A simples preferência de um gestor por um determinado funcionário é algo muito subjetivo, então a competição deve ser pautada em números, resultados e respostas a feedbacks”, indica Marcelo Cardoso, diretor da RM1, empresa especializada em treinamentos e coaching.
Comportamento dos profissionais

Não se pode confundir ambiente competitivo com clima pesado, carregado. A postura das pessoas faz toda a diferença neste sentido, e um clima saudável de competição depende de funcionários com atitudes leves e respeitosas no dia a dia.

“A competição trabalha indicadores fundamentais para o desenvolvimento humano, como a comunicação interpessoal, a solução rápida de problemas, o respeito a ideias contrárias, as negociações, entre outros. Podemos considerar que esse amadurecimento vale também para a vida particular do indivíduo, podendo torná-lo um ser mais aceitável na sociedade”, ressalta Pedro Rodrigues, Personal Professional Coach e colunista do Carreira & Sucesso.

Por mais leve que a relação entre colegas precise ser, o universo corporativo é baseado em competição. Para crescer na carreira, o profissional deve saber “jogar o jogo” e vencer muitos desafios, tanto na empresa onde atua, como no mercado de trabalho.

“Um profissional bem preparado emocionalmente e com uma relação saudável com seus colegas deve saber lidar com esse tipo de situação”, completa Marcelo Cardoso.

 

Fonte: MSN Empregos




VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 alimentos que mais mancham os dentes!

dente

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir aquele sorrisão. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro? A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome. Descubra […]

Leia mais

Conheça as 10 universidades que mais formam bilionários!

harvard-kennedy-school3

Harvard é a universidade que mais forma bilionários dos Estados Unidos. De acordo com a revista inglesa “Times Higher Education”, a instituição possui 35 bilionários, que juntos têm US$ 309 bilhões. Por sua vez, ela tem três vezes mais bilionários em comparação com a segunda colocada da lista, a Universidade de Columbia. Bill Gates e […]

Leia mais

Primeiro carro esportivo do mundo é leiloado!

4

O primeiro carro esportivo do mundo, o refinado Vauxhall Prince Henry Sports Torpedo alcançou os  613.891 euros (657,185 mil dólares) na casa de leilões de Bonhams, em Londres. Construído em 1914, o poderoso motor conseguia atingir velocidades de quase 130km/h, o que o tornava incrivelmente potente e rápido, características que o ajudaram a tornar-se uma […]

Leia mais

Ator da Globo acha que a salvação do Brasil está nas mãos de Lula e Fernando Henrique Cardoso!

lula-e-fhc-jpgqx64310-pagespeed-ce-gngmdsg7nb

O ator Paulo Betti declarou recentemente uma solução para o nosso País sair desse caos: “Eu sou, confesso, ingênuo na política. Mas a salvação do Brasil precisa de um encontro de Fernando Henrique Cardoso Cardoso e Lula, mediado por Marina. Os dois governaram o Brasil nos últimos 20 anos, devem saber a saída.” Será? Ator […]

Leia mais

Ambev é eleita como uma das empresas mais sustentáveis do país!

ambev-blog-michel-telles

A Ambev, maior fabricante de bebidas do mundo, que foi fundada por Carlos Alberto Sicupira, foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2016 como uma das empresas mais sustentáveis do país. A companhia se destacou pela gestão da água nas indústrias em todo mundo. O reconhecimento foi divulgado no dia 17 de novembro. A abordagem para […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *