Como ficar em forma antes, durante e após as festas!

5Com a chegada do final de ano, é recorrente a presença de pacientes nos consultórios de médicos e nutricionistas querendo soluções rápidas e eficazes para entrar em forma, e fazer bonito nas festas de natal e ano novo. Pensando nisso, Andrezza Botelho nutricionista funcional, preparou algumas dicas para serem introduzidas na alimentação e no estilo de vida.

  1. Beba muita água:

Comece o dia com um copo de água morna e ½ limão espremido, isso alcaliniza o sangue faz com que o seu trato digestório funcione bem ao longo do dia.

Continue tomando água gelada ou em temperatura ambiente, pelo menos 2 litros por dia, isso ajuda a eliminar as toxinas e evita que venha um sinal de fome desnecessário. As água aromatizadas também funcionam bem nesse caso.

  1. Chás:

As ervas naturais são super aliadas para perda de peso. Andrezza Sempre indica a cavalinha, hibiscos e chá verde, pois aceleram o metabolismo e controlam a retenção líquida por serem diuréticos.

Outra erva bacana é a centella asiática, ótima para celulite e circulação.

  1. Mastigação:

A mastigação adequada é fundamental para o controle e redução dos quilinhos a mais!

Precisamos triturar bem os alimentos na boca, para que eles consigam ser digeridos adequadamente, e, assim, serem absorvidos pelo intestino, evitando a entrada de partículas muito grandes no organismo, que quando não reconhecidas geram inflamação.

  1. Qualidade do carboidrato:

Evite o consumo de farinhas, arroz e açúcar brancos, prefira sempre grãos integrais, que serão absorvidos lentamente pelo organismo, evitando que haja um pico de glicose, seguido por um pico de insulina (hormônio responsável por levar o açúcar para dentro das células, porém quando há glicose em excesso, ele armazena essa energia na forma de gordura).

  1. Carnes magras:

As proteínas são fundamentais, escolha as opções de carnes magras como os peixes brancos e pequenos, peito de frango (sem pele) orgânico, patinho, filé mignon e outros cortes magros sem gordura aparente.

Ovos mexidos, cozidos e omeletes também fazem parte uma refeição inteligente, pois ovo é considerado uma proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos necessários ao corpo.

  1. Consuma frutas, verduras e legumes:

As frutas,  verduras e legumes tendem deixar o pH sanguíneo mais alcalino, isso evita a proliferação de bactérias e inflamações, ideal para quem pretende desinchar.

Além disso, esse grupo alimentar são responsáveis por nutrir as nossas células, fornecendo vitaminas e minerais indispensáveis para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

  1. Evite frituras, gorduras, doces e refrigerantes:

Eles tendem a nos deixar mais inchados, favorecem a retenção hídrica, o aparecimento de celulites e as gordurinhas localizadas.

  1. Movimente-se:

O corpo humano não foi feito para ficar sentado ou deitado, caminhar, correr e se exercitar é parte fundamental  para um corpo saudável e bonito, para isso conte com a ajuda de educadores físicos.

E para completar Gabriel de Carvalho o nutricionista, farmacêutico bioquímico, introdutor da nutrição funcional no país em 1999 e consultor da chocolife alimentos funcionais, nos ensina truque preciosos para dar aquela amenizada na fome e segurar nosso impulso por guloseimas nada saudáveis .

1 Colocar uma colher de sopa de a linhaça ou de chia em água e tomar antes das ceias ou das comilanças, elas tem uma fibra que formará um gel no estômago, deixando ele mais cheio durante mais tempo, dando saciedade, logo comeremos menos.

2 Geralmente nessa época passamos muito tempo na cozinha, e isso faz com que a gente belisque muito e coma besteiras e Gabriel dá outra dica incrível deixar sempre por perto palitinhos de cenouras ou de pepinos , a pessoa pode comer a vontade que não engorda e ao mesmo tempo ela estará mastigando, ajudando a passar a ansiedade.

3.Outra dica interessante é colocar um pouco mais de pimenta em seu prato, a pimenta mata a fome muito mais rápido.

4.Quando estiver muito tempo sem comer e bater aquela fome, cozinhe um ovo, tem a quantidade de calorias baixas , tem proteína e a gordura que também promove saciedade.

5. E a dica mais importante, o chocolate, quando estiver naquela loucura por um doce, procure por um chocolate (70% é claro) uma barra de 25 gramas tem menos calorias que uma barra de cereal e obviamente como tem menos carboidrato, engorda menos  e como tem gordura teremos de novo a saciedade e além disso tem fibras, todos os polifenóis anti oxidantes  e ainda os compostos do cacau que aumentam a síntese de serotonina nos deixando mais feliz.




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Os benefícios do piltes para crianças!

Que o Pilates só faz bem não há dúvida. Mas, muitos pais ainda questionam a eficácia também para o público infantil. Especialistas afirmam que a atividade é ideal sim para esse público e não compromete em nada o desenvolvimento da criança. Pelo contrário, o método tem sido indicado para prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais, […]

Leia mais

Pai faz parto de filho ouvindo orientações do Samu pelo telefone!

Uma mãe, de 26 anos, contou com a ajuda do marido para ter o segundo filho dentro da própria casa, em Campo Grande (MS). Dielle Cristine Renovo Costa entrou em trabalho de parto por volta das 9h desta terça (28) e não deu tempo de esperar a chegada dos socorristas. O pai da criança, Luis […]

Leia mais

Polêmica: Escola recomenda que mães evitem roupas curtas e decotes!

Um comunicado de uma escola no Recife, aberta há 50 anos, recomendou que mães de alunos e responsáveis evitassem o uso de decote e roupas curtas. O texto é assinado pela diretora do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz. “No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos use […]

Leia mais

Fases da lua e dia da relação sexual podem influenciar na gestação!

Muitas pessoas questionam se o dia da relação sexual pode interferir na gestação. Por mais incrível que possa parecer, sim, isso é uma verdade e a explicação está nos cromossomos, aquelas sequências do nosso código genético ou DNA, que se agrupam e dão origem a bebês do sexo feminino (XX) ou masculino (XY). Segundo o […]

Leia mais

Saiba evitar a prisão de ventre durante a dieta!

As dietas proteicas, pobres em carboidratos ou muitos restritas em calorias geralmente são pobres em fibras, o que faz o intestino ficar mais lento e a barriga inchada devido à fermentação dos alimentos. Mas é possível manter a dieta e prevenir este problema. A revista Boa Forma explica que você deve apostar em frutas, leguminosas, legumes […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *