Blue Tree Premium Verbo Divino é o primeiro hotel brasileiro a conquistar a certificação internacional de sustentabilidade do Green Building!

image003O Blue Tree Premium Verbo Divino, uma das seis unidades do grupo da empresária Chieko Aoki na cidade de São Paulo, é o primeiro hotel brasileiro a conquistar o selo LEED, a mais importante certificação internacional de edifícios verdes, fomentada pelo USGBC (United States Green Building Council). O empreendimento foi contemplado na categoria Existing Buildings: Operations & Maintenance com o nível SILVER. Para conseguir o reconhecimento, foram necessários dois anos em um processo de avaliação e diversos esforços na adoção de novos processos operacionais. Foram diversos itens analisados para atender a todos os pré-requisitos para pleitear a certificação.

Construído há 14 anos, o hotel se adequou às normas sustentáveis, desde a compra de suprimentos e bens duráveis, os procedimentos de limpeza e o controle de resíduos e pragas entre outros. “Esta certificação é o resultado de um trabalho conjunto entre condomínio e administradora, que começou há seis anos, quando o hotel deu início a mudanças em seus processos com foco em economia e sustentabilidade. Foram alterações que refletiram em economia de energia e ganho em eficiência em todos os sistemas, como ar condicionado e iluminação. Com isso, agrega-se valor à hospedagem, em tarifas e na própria imagem do hotel, que passa a ter este reconhecimento”, explica o arquiteto e gestor do processo Herbert Ortiz, presidente do conselho de investidores do Blue Tree Premium Verbo Divino.

Um destaque durante o processo de certificação foi a avaliação do hotel sob os padrões da ferramenta Portfolio Manager do Energy Star, selo americano que avalia edificações com foco no consumo de energia, tendo alcançado uma elevada pontuação. “Este reconhecimento é muito importante para toda a família Blue Tree. Estamos em fase de expansão e todos os dias nossa equipe trabalha incansavelmente sobre o nosso mantra de qualidade, produtividade e encantamento. Este reconhecimento renova o sentimento de responsabilidade pelo trabalho e pelas pessoas”, afirma Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

No Brasil, há apenas outros quatro hotéis em processo de certificação, todos de redes internacionais; e no mundo são 448 passando por este processo. Destes 117 hotéis já receberam o selo LEED, o que comprova a força deste certificado no segmento hoteleiro internacional e a visão da Blue Tree Hotels ao se colocar na vanguarda desse movimento no mercado nacional.

O processo de certificação de um prédio existente requer uma abordagem específica, uma vez que as intervenções são limitadas pela estrutura construída. A Sustentech, empresa de consultoria em sustentabilidade que conduziu todo o processo de certificação, avaliou as instalações existentes e propôs as estratégias a serem implantadas dentro de uma ótica de custo benefício que se mostrou bem sucedida e alinhada com a expectativa do cliente. 

O processo contou ainda com a parceria de diversos fornecedores cujas soluções contribuíram para os resultados atingidos como Phillips, Bosch, Perflex, Uniflex, Interfloor, Bobinex, Tecelagem Lady, Atec, Noah, 3M, entre outras.

“O maior desafio foi a adequação da operação hoteleira dentro das normas e procedimentos da certificação. São muitas normas para se adequar e é preciso atingir pontuação mínima de eficiência em todos os processos. Alguns são mais difíceis no Brasil, como a certificação de procedência de materiais. E é bem mais difícil adequar um prédio já existente, porque hoje essas questões já entram no projeto de arquitetura”, conta Marcos Casado, diretor técnico da Sustentech, empresa que deu consultoria no processo de certificação.

Para os investidores, este é um ganho importante, pois uma vez que se consegue o selo LEED, há uma valorização média do patrimônio que varia entre 10% e 20% segundo a consultoria, além dos ganhos operacionais, na produtividade dos colaboradores que pode chegar a 16%, entre outros aspectos. Para o acionista, há um ganho de imagem imensurável. “A possibilidade de se ter problemas no condomínio, de infra-estrutura, é bem menor e reduz o risco legal uma vez que tudo é verificado. Além disso, atrai um público diferenciado, que já busca por este tipo de certificação antes de se hospedar”, afirma Casado. Hoje, muitas empresas, principalmente multinacionais, já buscam hospedagem em hotéis certificados, pois isso significa mais qualidade e menos problemas, em função do rigor aplicado no processo de certificação.

“Essa conquista é conseqüência de um processo de gestão e vem coroar as diretrizes do conselho de investidores e da administração do Blue Tree, que tem o foco de sempre valorizar e maximizar o potencial do empreendimento”, finaliza Chieko Aoki.




VEJA MAIS SOBRE Turismo


São Paulo recebe artesanato de 11 países!

Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Center Norte recebe a Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Interart), que acontece de 5 de abril a 28 de maio, na Praça de Eventos do empreendimento. Ao todo serão mais de mil peças exclusivas e típicas de 11 países. A grande novidade deste ano é a presença da […]

Leia mais

Condomínio em Orlando é referência de hospedagem!

O luxuoso condomínio Magic Village, em Orlando, recebeu, mais dois prêmios consagrando sua qualidade de hospedagem. Os prêmios referentes ao ano de 2016 foram entregues pela Booking – Guest Awards Review, com 9.2 de satisfação dos clientes, e pela Agoda – 2016 Gold Circle Award, em que o Magic é a única propriedade independente em […]

Leia mais

Páscoa – Aproveite o feriado para curtir a praia e a natureza!

Para quem está pensando em curtir a Sexta-feira Santa e a Páscoa em um lugar especial e tranquilo ao lado da pessoa amada, o litoral norte de São Paulo é a opção certa para esse momento. Se o objetivo é aproveitar os dias de folga para descansar, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel (ITTBH) […]

Leia mais

Conheça 5 fatos curiosos sobre o navio mais luxuoso do mundo!

O site Cruise Critic elegeu o Seven Seas Explorer como o navio mais luxuoso do mundo. O transatlântico, que faz parte da frota da Regent Seven Seas Cruises, foi batizado em julho de 2016 pela princesa Charlene de Mônaco. Mas não foi Vossa Sereníssima que garantiu o título ao navio. Muito pelo contrário: foram os […]

Leia mais

12 destinos românticos nacionais para aproveitar os feriados!

Páscoa – Paixão de Cristo (14/04): A sexta-feira da Paixão em abril é indicada para ver o espetáculo da Páscoa Iluminada de Araxá (MG) ou o festival do chocolate em Gramado (RS). Tiradentes (21/04): também cai em uma sexta-feira e a dica é uma ida ao Rio de Janeiro (RJ) para ver o pôr do […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *