Belas Artes promove Cursos Livres na área de moda!

escrevendo-1024x692O mês de janeiro está recheado de opções de cursos livres no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que é referência no ensino das áreas da Economia Criativa. Com duração de 3 a 10 dias, são ideais para aprender algo novo, se reciclar ou aprimorar alguma técnica na área de moda.

Entre os professores, o estilista Lorenzo Merlino, que ministra o curso de História da Moda; reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, ele foi o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, em 1999. Dhora Costa, que está à frente do curso ‘Design de Bolsas’, é autora do primeiro livro da história da bolsa publicado no Brasil. Ela também ensina ‘Design de Calçados’ na Belas Artes em janeiro.

Entre os temas oferecidos nos cursos livres estão: Desenho de Moda – básico; Design de Bolsas; Design de Calçados; Desenho de Estamparia Têxtil – Processos à Mão e Digital; Customização Têxtil: Tinturaria à Estamparia; Tinturaria: Acessórios para Moda; Estamparia Têxtil – Conceito e Aplicação Prática; Planejamento de Coleção – Moda Praia; Hot Trends; Gestão de Produto de Moda; História da Moda e suas relações com a Arte; Modernidade – Estética e a Arte aplicada e Consultoria de Imagem e Estilo.

A agenda completa e informações sobre inscrição podem ser conferidas no endereço www.belasartes.br/cursoslivres.

Cursos Livres:

Desenho de Moda – básico
O aluno aprenderá técnicas de estrutura de desenho, arte final e pintura, ampliando o seu repertório para melhor representação do produto. No programa: técnica de esboço, conceitos físicos da figura feminina e masculina; poses, movimento, escorço; dobras do tecido sobre o corpo, caimento, volume textura; desenho de roupas, vestidos, calças, saias, blusas e jaquetas; desenho de cabeças; luz e sombra; calçados e acessórios; criação; pintura com materiais tradicionais artísticos; e anatomia.

Data do curso: 19 a 22/01
Carga horária: 16 horas
Dia da semana: 2ª a 5ª
Horário: 18h30 às 22h30
Valor: R$ 430,00

Design de Bolsas
Desenvolvimento de coleções coordenadas de bolsas a partir de briefing de uma empresa e identificação do consumidor e das tendências, alinhando-as com a identidade da marca.
O aluno irá conhecer as fases e o processo para o desenvolvimento de uma coleção de bolsas, desenvolver a pesquisa de macro tendências para definir temas, elaborar cartelas de cores e harmonias, pesquisar materiais no mercado e desenvolver coleções.
Data do curso: 19 a 23/1
Carga horária: 15 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 14h às 18h
Valor: R$ 820,00

Design de Calçados
O curso é direcionado à iniciação e ao estudo das etapas de concepção e produção de calçados, e proporciona aos alunos elementos necessários para que seja desenvolvida uma coleção de calçados autoral. As aulas incluem análise crítica envolvendo o estudo de materiais no desenvolvimento da criação do calçado, ergonomia e componentes dos calçados, e integração harmônica da criação e do desenvolvimento de produto, tanto técnica quanto estética.

Data do curso: 26/1 a 4/2
Carga horária: 32 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 14h às 18h
Valor: R$ 850,00

Desenho de Estamparia Têxtil – Processos à mão e digital
Leva o aluno a entender os processos de criações de estamparias têxteis desde os conceitos feitos à mão e finalizando com os processos digitais. No programa, conceitos de desenhos de estamparias e comentários sobre as técnicas para quadros, cilindros e digitais, desenvolvimento de estampas de repetições feitas à mão com técnicas de pinturas e em processos digitais.

Data do curso: 19 a 30/1
Carga horária: 40 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 19h às 23h
Valor: R$ 890,00

Customização Têxtil: Tinturaria à Estamparia
Ao final do curso o aluno terá condições de desenvolver processos de estamparia em peças confeccionadas e tecidos contínuos, aprendendo sobre as fibras e suas classificações e variações, tipos de gravação, processo de obtenção de matrizes, tie-dye, corrosão e suas mesclas, entre outros temas.

Data do curso: 13 a 15/1
Carga horária: 9 horas
Dia da semana: terça, quarta e quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 372,00

Tinturaria: Acessórios para Moda
Desenvolvimento de técnicas para o tingimento de acessórios de moda. Classes de corantes, processos de tingimento e uso de equipamentos estão entre os temas das aulas.

Data do curso: 27 a 29/1
Carga horária: 9 horas
Dia da semana: terça, quarta e quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 372,00

Planejamento de Coleção – Moda Praia
O curso vai falar sobre as peculiaridades da moda praia, introdução ao mercado brasileiro, elaboração do mix de produtos e adaptação para as estações do ano e regiões do nosso país, principais matérias primas e otimização do uso dos materiais e estamparia. Cronograma, público alvo e canais de distribuição estão entre os temas das aulas, que vão promover a elaboração de um mapa de planejamento de coleção para uma marca fictícia e a visita monitorada a diferentes marcas de beachwear para análise de mix de produtos.

Data do curso: 12 a 16/1
Carga horária: 15 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 19h30 às 22h30
Valor: R$ 750,00

Hot Trends
As aulas visam construir uma reflexão e discussão sobre os principais drivers de consumo e tendências ligadas às indústrias criativas, estimulando o direcionamento individual e coletivo com foco na resolução de problemas. No programa: a nova ordem estética, obesidade e o mercado plus size; o processo de envelhecimento, seus impactos e oportunidades; novos ricos versus neo pobres, como enfrentar as novas dinâmicas sociais dos mercados brasileiro e internacional; e gentilezas urbanas e cidades sustentáveis.

Data do curso: 19 a 23/1
Carga horária: 15 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 882,00

Gestão de Produto de Moda
O curso abordará os conceitos de produto, marca e segmentação, e a atuação do gerente de produto na cadeia têxtil. O aluno vai compreender os impactos de um cronograma e fluxograma de desenvolvimento de novos produtos, e a importância das novas formas de fontes produtivas.

Data do curso: 19 a 23/1
Carga horária: 15 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 690,00

História da moda e suas relações com a arte
O curso, que será ministrado por Lorenzo Merlino, discute a influência da arte na moda, e propõe um novo olhar sobre a moda, mais historicista, e um novo olhar sobre a arte, menos acadêmica, proporcionando uma visão prática através de visitas guiadas. No programa: Pré-História, Antiguidade, Era Medieval, Renascimento, Barroco, Rococó, o século XIX, século XX e o surgimento dos sistemas de moda, a alta costura e o prêt-à-porter, globalização, internet e fast fashion.

Data do curso: 26 a 30/1
Carga horária: 15 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 795,00

Modernidade – Estética e a Arte aplicada
Comandado por Lorenzo Merlino, o curso traz uma pequena história da arte a partir da modernidade, relacionada com a moda e o design, além de cinema, teatro e literatura, além de um novo olhar sobre a estética, muito mais relacional e explicativo. Nas aulas serão abordados temas como interdependências e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk); o surgimento do design; a fotografia e a representação do real; haute-couture e os grandes magazines – a autonomia da moda; cubismo; Chanel e a invenção do estilista; a pop art e o neo-expressionismo.

Data do curso: 23 a 27/2
Carga horária: 15 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 19h às 22h
Valor: R$ 795,00

Consultoria de Imagem e Estilo
Os alunos aprenderão a decodificar os sinais verbais e não verbais na formação das impressões que influenciam na construção da imagem das pessoas, nos relacionamentos individuais e sociais. As aulas irão abordar definição de estilo, moda e tendência, cartografia dos estilos, montagem de dossiê e questionário do cliente, a simbologia das cores e a harmonia delas, técnicas de coaching e de comunicação, e a importância dos dress codes nas empresas.

Data do curso: 19 a 28/1
Carga horária: 32 horas
Dia da semana: segunda a sexta-feira
Horário: 18h30 às 22h30
Valor: R$ 950,00

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de SP
Fundado em 23 de setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividido em três unidades, o centro universitário é reconhecido pelo ensino com personalidade, posicionamento adotado em 2009. Com 14 cursos de graduação, 16 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão, é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade e a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática no mercado profissional. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa oferecida pela instituição. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.
www.belasartes.br

*Sistema FIRJAN, estudo pioneiro no país: “A Cadeia da Indústria Criativa no Brasil” a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, 2008) que publicou o primeiro estudo de abrangência internacional sobre o tema com base nas metodologias do DCMS (1998), de Howkins (2001) e Florida (2001).




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