Aspirina® celebra 115 anos de inovação e referência em saúde!

3Um dos medicamentos mais conhecidos no mundo, a Aspirina® celebra 115 anos de história em 2014. A marca da Bayer HealthCare surgiu como um inovador e poderoso analgésico vendido em pó e não parou de se reinventar desde então. Atualmente, os medicamentos do portfólio de Aspirina® e o ácido acetilsalicílico (seu princípio ativo) são referência na medicina para o alívio de diversos tipos de dores, assim como um importante aliado para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O ácido acetilsalicílico foi sintetizado pela primeira vez em 1897, quando o químico alemão Felix Hoffmann pesquisava nos laboratórios da Bayer por um medicamento para dores reumáticas que fosse mais tolerado por pacientes, como o seu pai, que sofriam com o gosto amargo e as irritações estomacais provocados pelo tratamento com ácido salicílico, recomendado pelos médicos na época. Logo, ele percebeu que a combinação com o radical acetil reduzia os aspectos negativos e mantinha o poderoso efeito analgésico.

Em 1889, a marca ASPIRINA® é registrada em Berlim e inicia-se a produção do medicamento. Dois anos mais tarde, acontece a primeira venda de ASPIRINA® no Brasil. O produto fez um sucesso rápido e estrondoso em todo o planeta graças à sua ação analgésica, tornando-o muito usado para o tratamento de febres, dores e inflamações. Até hoje, a ASPIRINA® é sinônimo para quem busca aliviar um desses sintomas.

Desde que surgiu, como um remédio em pó disponível nas farmácias e vendido em embalagens de papel com 1g, a ASPIRINA® também não parou de se reinventar. Ainda no começo, o princípio ativo foi compactado em comprimidos de 500 mg, o que ajudou em sua popularização. Com o passar dos anos, foi combinada com cafeína (CAFIASPIRINA®) e ácido ascórbico (vitamina C – ASPIRINA® C) e surgiu em diferentes formatos, como o comprimido efervescente. Pesquisas médicas também comprovaram outros benefícios propiciados pelo ácido acetilsalicílico, como a ação inibidora da agregação plaquetária, que deu origem ASPIRINA® PREVENT, e sua importância para prevenção de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC.

Por causa da tradição e notoriedade, a ASPIRINA® tornou-se o medicamento mais pesquisado por cientistas. Somente o banco de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI) contabiliza mais de 56 mil estudos sobre o ácido acetilsalicílico. “A ASPIRINA® sempre foi, ainda é e sempre será uma referência em saúde ao redor do mundo. É um grande exemplo por sua história, mas também apontar para o futuro pela capacidade de reinvenção da marca”, ressalta o gerente de marketing de ASPIRINA® no Brasil, Pedro Calamita.

Confira a linha do tempo com os principais fatos da história da ASPIRINA®:

1897 – O químico alemão Felix Hoffmann sintetiza o ácido acetilsalicílico pela primeira vez.

1899 – As propriedades analgésicas do ácido acetilsalicílico são atestadas em estudos clínicos. A ASPIRINA® é registrada como marca em Berlim e é iniciada a comercialização em pó.

1900 – Para facilitar o consumo, ASPIRINA® é lançada em formato de comprimidos com 500 mg de ácido acetilsalicílico.

1901 – Primeiro registro de venda de ASPIRINA® no Brasil.

1906 – Primeira licença de comercialização da CAFIASPIRINA®.

1950 – ASPIRINA® aparece no Guinness Book of Records como o analgésico mais vendido do mundo.

1969 – Durante a expedição Apollo 11, quando o homem pisou pela primeira vez na Lua, a ASPIRINA® é presença fundamental na caixa de medicamentos que acompanhou os astronautas.

1971 – Pela primeira vez, pesquisadores comprovam propriedades de afinamento no sangue do ácido acetilsalicílico.

1979 – Estudo verifica que o ácido acetilsalicílico previne o derrame.

1982 – John Vane recebe o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas relacionadas a prostaglandinas e ácido acetilsalicílico.

1983 – ASPIRINA® C, medicamento que combina ácido acetilsalicílico com ácido ascórbico (vitamina C) é lançado no Brasil.

1994 – Revista Newsweek aponta a ASPIRINA® como um dos cinco grandes inventos do século XX.

1998 – ASPIRINA® Prevent é lançada, marcando a entrada da marca como medicamento indicado na prevenção de eventos cardiovasculares.

 

Sobre a Bayer HealthCare

Com produtos inovadores para a prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças, a Bayer HealthCare utiliza tecnologias de última geração para a saúde humana e animal.  A Consumer Care, divisão de medicamentos isentos de prescrição da Bayer HealthCare, está presente em mais de 100 países, com um amplo portfólio composto por diferentes categorias como anti-inflamatórios, analgésicos, produtos dermatológicos, suplementos de vitaminas e polivitamínicos.




VEJA MAIS SOBRE Notícias


8 mitos e verdades sobre o limão!

O limão é um dos queridinhos da alimentação saudável. Na medicina ayurvédica, é recomendado tomar um copo de suco de limão com água morna de manhã, em jejum, para desintoxicar o organismo. Durante o dia, ele funciona como uma excelente fonte de vitamina C e alivia a retenção de líquidos, ajudando na perda de peso. […]

Leia mais

Anderson Silva lutará no Rio de Janeiro em junho!

Anderson Silva anunciou via Twitter que voltará a lutar no Brasil. De acordo com ele, o combate será realizado no dia 3 de junho no Rio de Janeiro. O adversário será o norte-americano Kelvin Gastelum, que no último dia 11 nocauteou Vitor Belfort no UFC de Fortaleza. Em sua última aparição no octógono, em fevereiro, […]

Leia mais

Descoberta a droga que diminui o colesterol ruim e ainda evita infarto e AVC!

Aprovado desde o mês de abril do ano passado, o remédio evolocumabe, do laboratório Amgen, figura como uma das maiores novidades da medicina dos últimos tempos. Também pudera: as pesquisas mostraram uma redução de até 60% no valor do LDL, o colesterol ruim, após o início do tratamento. Tanto é que ele já entra como […]

Leia mais

Anvisa interdita marca de alimento para bebês!

Que bafãoooooo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e divulgação, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Papá no Prato. Os alimentos da marca são comercializados pela internet por fabricante desconhecido e nenhum deles possuíam registro na agência. O registro sanitário de alimentos de transição para […]

Leia mais

Fique por dentro dos cuidados que devemos ter na hora de comprar carne!

No último (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca. Desde então, muito se falou sobre o escândalo de liberação de licenças e fiscalizações irregulares de funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aos frigoríficos. Até o momento, 35 pessoas foram presas e 33 servidores públicos afastados de seus serviços. Entre os frigoríficos […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *