Após ser questionada se queria ser mãe ou ter uma carreira, empresária paulista deixa o cargo e abre empresa de anúncios em sacos de pães!

4

 

Profissional da área de comunicação, Vanessa de Oliveira (foto) fez carreira na televisão e na indústria. No último emprego, viajava constantemente para lugares distantes e com difícil acesso a internet e telefonia. O trabalho começou a pesar após o nascimento da filha. “Todos os meses eu era obrigada a ficar dias longe dela. Sentia muitas saudades e ficava sempre preocupada,” conta. Após tentar negociar um novo arranjo de trabalho, Vanessa foi questionada se queria ser mãe ou ter uma carreira. “Como se uma coisa anulasse a outra.” Aquela pergunta impulsionou que tomasse uma decisão: decidiu pedir demissão e empreender. “Como empresária eu posso definir os meus horários. Isso não quer dizer que seja fácil. É preciso muita dedicação para fazer um negócio dar certo, mas pelo menos eu tenho as rédeas em minhas mãos,” explica.

A ideia de criar uma empresa de publicidade em saco de pão surgiu após um encontro com amigas em uma padaria. No caminho, Vanessa recebeu algumas propagandas em forma de panfletos. “Foi naquele momento em que a ideia do que é hoje a Mídia Pane começou a surgir.” Nos dias seguintes, ela começou a pensar em como colocar o negócio no mercado. A ideia era inovadora e com muito potencial: utilizar um espaço ignorado – o saco de pão branco – para veicular conteúdo publicitário e chamar a atenção do consumidor em momentos descontraídos, como o café da manhã e da tarde. “Não é uma propaganda invasiva e o leitor tem tempo para parar e apreciar a propaganda enquanto come.”

Suas amigas seriam sócias, mas desistiram no meio do caminho. “Já tínhamos os cartões impressos. De repente, me vi sozinha,” conta. “Um parceiro era importante, assim poderia dividir as responsabilidades e ter mais tempo para mim e para a minha filha.” Seu irmão, Henrique de Oliveira, tornar-se então sócio do negócio. Hoje, cinco anos depois, a Mídia Pane é uma rede de microfranquias com quase 200 unidades e presença nacional. “Adotamos o franchising um ano depois de lançar a marca. O formato nos possibilita expandir com mais rapidez. Somente contando com o apoio dos franqueados temos a possibilidade de buscar anunciantes Brasil a afora,” explica.

O franqueado da Mídia Pane tem a missão de prospectar empresas para investir nos anúncios em sacos de pães. Assim que fecha contrato, ele envia a solicitação para a franqueadora, esta responsável pela arte e impressão dos anúncios. Depois de prontos, o franqueado distribui o material gratuitamente em padarias parceiras de sua cidade. “O dono do comércio economiza nos gastos mensais. Temos cases de padarias que economizam até 80% por mês.” O franqueado da rede investe apenas R$ 16.500 para aderir. “Não é preciso de ponto comercial e não tem estoque. Os gastos são mínimos, por isso o valor é baixo.”

Mulheres empreendedoras e o mercado

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de empregadoras no Brasil cresceu 19% na última década. O número é maior que o aumento de homens empreendedores (apenas 3%). São 5 milhões de empreendedoras, a maioria no sudeste (52,06%). “Sinto-me orgulhosa por ser uma delas.”

A Mídia Pane conta atualmente com 165 unidades em 19 estados. Ao todo, são impressos 1,8 milhão de sacos por mês. A meta de 2015 é comercializar mais 130 unidades. “Estou confiante que vamos conseguir,” finaliza Vanessa.

Sobre a Mídia Pane

Fundada em 2010, em São José dos Campos, interior de São Paulo, a Mídia Pane foi formatada como um negócio que converge dois mercados: o de padarias e o publicitário. Assim, o foco da empresa é comercializar anúncios em sacos de pão e distribuí-los gratuitamente a padarias cadastradas, proporcionando a anunciantes aproveitarem um espaço ocioso e que permite visibilidade em um momento atrativo, que é o café da manha ou da tarde. Devido ao caráter de ineditismo, criatividade e responsabilidade social do negócio (já que os sacos de pão são materiais ecologicamente corretos), a empresa teve uma grande aceitação por parte dos anunciantes e dos donos de padarias desde os primeiros meses. Devido à grande demanda e ao baixo custo operacional, em dois anos a empresa migrou para o franchising, vivenciando um rápido processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias Mídia Pane conta com 165 unidades distribuídas em 19 estados brasileiros e que juntas imprimem cerca de 1,8 milhão de embalagens de pão por mês.




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Aprenda a deixar seus filhos confiantes com 18 dicas poderosas!

crianca-levantando-peso

Não é tarefa fácil educar um filho nesse mundo louco que vivemos. Carl Pickhardt, psicólogo e autor de 15 livros sobre parentalidade, conta que os inimigos da confiança são “o desânimo e o medo”, por isso os pais têm o dever de encorajar e apoiar os seus filhos para que estes consigam lidar com tarefas […]

Leia mais

Saiba porque o tempo passa rápido quando estamos em momentos divertidos!

amigos11

Por essa muita gente não esperava: Uma pesquisa, publicada na revista Science, descobriu que “a manipulação da atividade de certos neurônios no cérebro do ratinho levava estes animais a subestimar ou sobrestimar a duração de um intervalo de tempo fixo”, informa um comunicado divulgado ontem pelo Centro Champalimaud . “Os cientistas identificaram, pela primeira vez, […]

Leia mais

10 alimentos que mais mancham os dentes!

dente

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir aquele sorrisão. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro? A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome. Descubra […]

Leia mais

Conheça as 10 universidades que mais formam bilionários!

harvard-kennedy-school3

Harvard é a universidade que mais forma bilionários dos Estados Unidos. De acordo com a revista inglesa “Times Higher Education”, a instituição possui 35 bilionários, que juntos têm US$ 309 bilhões. Por sua vez, ela tem três vezes mais bilionários em comparação com a segunda colocada da lista, a Universidade de Columbia. Bill Gates e […]

Leia mais

Primeiro carro esportivo do mundo é leiloado!

4

O primeiro carro esportivo do mundo, o refinado Vauxhall Prince Henry Sports Torpedo alcançou os  613.891 euros (657,185 mil dólares) na casa de leilões de Bonhams, em Londres. Construído em 1914, o poderoso motor conseguia atingir velocidades de quase 130km/h, o que o tornava incrivelmente potente e rápido, características que o ajudaram a tornar-se uma […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *