Ano Novo Chinês, comemorado durante 15 dias a partir de 19 de fevereiro, tem lindas tradições para atrair a prosperidade, valorizar os antepassados e até homenagear amigos e familiares!

unnamedNo dia 19 de fevereiro, será comemorado o Ano Novo Chinês. A data, aliás, marca apenas o início das comemorações, que na China duram 15 dias. Nesse período, os chineses preparam uma série de rituais para garantirem um ano mais próspero e cheio de saúde. Veja:

1º dia – No dia do Ano Novo Lunar, os chineses não comem carne. Esse é o dia do ‘acolhimento dos deuses do céu e da terra’, quando eles se alimentam para garantir uma vida longa e feliz. Se você quer seguir esse costume, aproveite as receitas que a Lig-Lig (rede especializada em comida chinesa) preparou sem carne (estão logo abaixo).
2º dia – Os chineses valorizam muito seus antepassados porque reconhecem que eles são a base de tudo o que têm e são. No segundo dia do ano novo, portanto, eles rezam para seus antepassados e para todos os seus deuses. O segundo dia também é especial para os animais, porque é o dia em que se comemora o aniversário de todos os cães da China!
3º e 4º dias – São dias muito especiais também porque filhos que não veem seus pais esforçam-se para estar com eles e os homenagear. Quem já não tem seus pais vivos presta homenagens mesmo assim.
5º dia – Este dia é chamado de Po Woo e ninguém visita ninguém, porque visitas podem trazer má sorte para ambas as partes. No Po Woo, a tradição manda ficar em casa para acolher o Deus da Riqueza. Somente do 6º ao 10 º dia começam as visitas a parentes e amigos e também aos templos, para rezar por saúde, prosperidade, boa sorte…
7º dia – Este é considerado o dia de aniversário de todos os seres humanos. É dia de comer macarrão para promover a longevidade. Quer participar desta tradição? Confira a receita da Lig-Lig abaixo!
8º e 9º dias – A noite do oitavo dia é especial: à meia-noite, reza-se para o Deus do Céu (Tian Gong), enquanto o nono dia é dedicado a realizar oferendas ao Imperador de Jade.
10º ao 12º dia – Os chineses realizam verdadeiros banquetes nestes dias, com familiares e amigos, sempre nos jantares. Depois, no 13º dia, para limpar o organismo após tanta comilança, alimentam-se apenas de mostarda e arroz.
14º – Este dia é totalmente dedicado aos preparativos do Festival da Lanterna da noite seguinte. Crianças e adultos preparam os enfeites, que encherão o céu de luz e cor.
15º dia – É nesta noite que se realiza o famoso Festival da Lanterna. Cada povoado e cidades fazem o ritual conforme suas posses, sendo comuns desfiles típicos, feiras, apresentações artísticas e muita música, que culmina na ascensão das lanternas ao céu.
Com tanta festa, dá até vontade de ser chinês!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


Chef Dudu Sperandio investe em novo restaurante em Curitiba!

Nos últimos anos, o chef curitibano Dudu Sperandio se consolidou como um dos grandes nomes da gastronomia brasileira ao dar uma nova cara para a gastronomia italiana no país. Com sede em Curitiba, seus dois restaurantes (Ernesto Ristorante e Funiculí) acumulam prêmios e são um sucesso do público. Agora, o chef acaba de anunciar a […]

Leia mais

Facas Hohenmoorer chegam com exclusividade ao Brasil!

A cutelaria é uma arte milenar que conquistou muitas pessoas ao redor do mundo. Basta uma rápida pesquisa na internet para ver que existem muitos fabricantes e modelos de facas para as mais diversas finalidades e gostos. Saber escolher o modelo ideal torna-se um desafio à parte, principalmente pela história que existe por trás de […]

Leia mais

5 vinhos e espumantes para tomar com bastante gelo nesse verão!

É verãoooooooooooo. E nada melhor que tomar nossa bebida preferida com bastante gelo. Listamos 5 vinhos e espumantes que não podem ficar de fora da estação mais quente do ano. Tim-tim!!!!! 5 vinhos e espumantes para tomar com bastante gelo nesse verão! Relacionado

Leia mais

Carlo´s Bakery chega com todo gás na capital paulista!

Ultimamente quem circula pelo o bairro nobre dos Jardins tem observado um grande movimento na Bela Cintra. É que lá foi a rua escolhida para sediar a  Carlo´s Bakery, tema da famosa série de TV Cake Boss. Para quem não sabe, a  Carlo´s Bakery São Paulo é a primeira unidade da marca fora dos Estados […]

Leia mais

Dicas de vinhos para o churrasco!

Durante o verão, convidar os amigos para um churrasco é um dos programas preferidos de muitos brasileiros. Seja em uma churrascaria, em um quiosque na praia ou em casa, o vinho pode ser uma opção para acompanhar as carnes na brasa. Para mostrar a versatilidade da bebida, a Equipe de Sommeliers da Wine.com.br, maior operação […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *