Alimentação saudável garante energia para todo carnaval!

imagem_release_363494O carnaval é um período muito intenso para a maioria das pessoas, perdemos horas ou até noites de sono, pulamos e dançamos a noite inteira e para piorar a situação, consumimos bebidas alcóolicas por dias seguidos.  E como fazer para ter energia e resistência para não deixar a peteca cair em plena festa, e ainda minimizar os danos futuros ao nosso organismo.

A atenção  com a alimentação nessa época é muito importante  porque qualquer descuido pode gerar um grande desgaste físico e baixar a imunidade, debilitando o organismo.

Pensando nisso buscamos informações com alguns dos melhores especialistas dessa área no país.

Gabriel de Carvalho nutricionista e farmacêutico bioquímico, responsável por trazer a nutrição funcional para o Brasil, consultor da Chocolife alimentos funcionais e palestrante internacional nos fala sobre alimentos importantes para esses dias.

Em seguida a Chef saudável e funcional Lidiane Barbosa conhecida por seus cursos, por mudar as vida de famílias com seus pratos deliciosos e saudáveis e principalmente suas consultorias (já são mais de 7 estabelecimentos que já tem sua assinatura em seu cardápio) nos ensina receitas com esses alimentos.

A maçã é um alimento rico em polifenóis, rico em enzimas digestivas e que tem uma ação muito boa na parte digestiva de uma forma geral no estomago e também intestino e por isso com uma possível sobre carga alcoólica acaba sendo um alimento bem interessante pra esse período, um alimento leve e que ajuda a desinflamar o estomago e intestino.

O gengibre tem vários compostos como gingerol e gingerona que são substancias também com ação anti inflamatória e anti oxidante e por isso bom na recuperação dos excessos do uso de álcool, porque o álcool tem ação inflamatória e ação oxidativa então o gengibre tem esses compostos que são bem interessantes, alé de ser um alimento que reequilibra o trato gastro intestinal em especial o estomago, também é um alimento protetor do estomago, ajuda a reequilibrar as secreções gástricas.

A couve da mesma forma que a folha do brócolis ou repolho, são alimentos que trabalham bastante as enzimas de detoxificação então eles vão dar um suporte pra uma ótima eliminação das substancias toxicas do álcool, assim como qualquer outra substancia toxica. Ação básica: protege o fígado, e protege todas as células do nosso corpo da toxidade.

A melancia é rica em água, potássio, carboidrato, frutose e glutationa sendo o potássio (também presentes no gengibre e na couve)responsável pela desintoxicação das células desidratadas pelo alcool , a água é fundamental sempre. A Melancia tem glutationa que também é um antioxidante muito importante.

Alecrim é fantástico ele tem acido rosmarínico  tem o rosmarinol são substancias protetoras da parte  hepática e vascular e uma grande equilibrador da parte gástrica e hepática ajuda nas dores de estômago por exemplo chá de alecrim é mto interessante ele é chamado de omeoprazol natural é mto interessante para o mal estar gástrico . Uma opção interessante chá de alecrim com gengibre que pode ser usado tanto como pré folia na prevenção ou pós folia para tratamento.

Cúrcuma tem grande capacidade desoxidante protetora do fígado e de todas as nossas células contra efeitos tóxicos do excesso de álcool e no carnaval muita folia, muita dança, atividade física intensa e pouco sono contribui para aumento de stress oxidativo e degeneração das células, então a reposição com antioxidantes via nutricional é mto importante e a cúrcuma contribui de forma intensa como também bloqueador da inflamação, bloqueador dos radicais livres e melhora da detoxificação.

O peixe muito interessante em comparação a outras carnes por ser uma proteína de digestibilidade super fácil por esse detalhe é uma fonte de aminoácidos que vão aumentar a síntese da glutationa, glutationa antioxidante importante de fácil digestibilidade. Ponto importante, tem as gorduras saudáveis que são a ômega 3 se são peixes de mar em especial.

As frutas de verão tem muitos polifenóis. Em Porto Alegre saliento sempre a amora, mas pode ser romã ou cajú no nordeste do país, também outras frutas mais silvestres como morangos, mirtilos, framboesas e cerejas contem um conjunto de polifenois altamente anti inflamatórios e antioxidantes e muito interessante para compor esse coquetel de detoxificação de proteção estomacal de ajuda pra proteger as células e mante-las hidratadas em reposta a essas agressões comuns dessa época.

O chocolate amargo (70%cacau de preferencia) é uma pedida interessante principalmente para ser usado antes das folias, porque ele vai dar uma energia prolongada ao longo de horas. Tem uma gordura que retarda a absorção do álcool consequência a pessoa não vai sentir o efeito tão rápido e aguentará mais a folia e além de ter todos os polifenois protetores da parte cardio vascular e hepática do organismo  além de beneficiar todas as células do organismo com os antioxidantes, anti inflamatórios ali contidos. Outra coisa importante é que o cacau tem fator de proteção solar, o que é muito bom para essa época do ano pois ira a ajudar a se proteger do sol.

Receitas (chef saudável e funcional Lidiane Barbosa)

1)Suco para ter pique nesse carnaval:

Suco de 2 laranjas

1 copo d’água

3 fatias de abacaxi

1 colher de sopa de semente de chia

1 pitada de cardamomo

2 ameixas sem caroço

Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador. E o suco está pronto! Caso o cardamomo não seja encontrado no supermercado, pode ser substituído por guaraná em pó ou canela em pó.

 

2)Suco desintoxicador

Indicado para aqueles que abusam do álcool nessa época do ano e vai acordar com aquela ressaca.

“A gente vai utilizar o suco de uva escura, que é rica em flavonóides e vai garantir uma excelente circulação. E tem o gengibre, que é um excelente termogênico e afrodisíaco para deixar o carnaval mais apimentando”, ressalta Lidiane

Veja os ingredientes para o suco:

200 ml de suco orgânico de uva

1/2 copo de água filtrada

1/2 xícara de chá de erva cidreira

e gengibre a gosto

Basta bater no liquidificador e está pronto!

 

3)Creme de cenoura com gengibre – para antes da folia

Ingredientes :

3 cenouras

700 ml de água

½ cebola

½ alho poro

½ xícara de castanha de caju

1 pedaço de gengibre

1 punhado de salsinha

2 colheres de sopa de farinha de chia

acerte o sal

Acrescente pimenta cayena e fio de azeite de olive extra virgem antes de servir.

 

Modo de preparo :

Coloque a castanha de molho em água suficiente para cobrir enquanto a cenoura cozinha.

Leve, a cenoura picada em pedaços, a cebola, o alho poró e a agua ao fogo baixo. Cozinhe ate que a cenoura fique molinha.

Bata todos os ingredientes da panela, no liquidificador, acrescentando os demais.

Sirva quente ou fri

 

4)Maça com canela e crocante de amêndoas – lanchinho delicioso para aguentar o pique

 

Ingredientes :

2 maças

óleo de coco

canela em pó

mel

¼ de xícara de amêndoas sem sal

 

Modo de preparo :

Lave e higienize as maçãs. Corte ao meio.

Leve à uma frigideira, com um pouquinho de oleo de coco, sem retirar a casca com a parte da polpa para dourar na frigideira.

Retire as maças, salpique canela.

Em um processador triture as amendoas, salpique nas maças e finalize com mel.

 

5)Peixe embrulhado ao pesto de alecrim – para um almoço nutritivo

Ingredientes para o peixe :

2 files de tilapia

suco de meio limao

sal marinho moído

pimento do reino

½  cenoura

½ cebola

papel manteiga

 

Modo de preparo :

Tempere o peixe com limao, sal e pimenta e deixe por 15 minutos marinando.

Corte o papel manteiga em um quadrado 2 x o tamanho do peixe.

Corte a cenoura em rodelas fininhas.

Corte a cebola em fatias finas.

Monte uma “cama”para o peixe encima do papel manteiga com cenoura e depois cebola.

Coloque o file de tilapia.

Embrulhe o peixe como se fosse um bombom e leve ao forno pré aquecido à 180 C por 20 minutos.

 

Ingredientes para o pesto :

1 punhado de alecrim fresco

1 punhado de castanha de caju

1 dente de alho

¼ de xícara de azeite de olive extra virgem

sal marinho moído

 

Modo de preparo :

Bata todos os ingredientes no liquidiifcador, até ficar um molho ralinho.

Sirva com o peixe.

 

Mais sobre a Chef saudável e funcional Lidiane Barbosa:

Graduada em direito pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Graduada em Gastronomia pela Escola de Restauració I Hostalatge Barcelona (ESHOB)

Pós Graduada em Gastronomia Funcional pela FAMESP

Professora de Gastronomia Funcional na Pós Graduação Nutrinew (RJ)

Consultora de restaurantes com enfoque em gastronomia funcional e saudável (já são mais de 7 estabelecimentos com sua assinatura)

É mestra na alquimia de transformar seu prato preferido seja ele qual for, em saúde.  Seu carisma e seu domínio da arte de ensinar fazem dela um sucesso. Suas redes sociais com dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem estar através de uma boa alimentação.

Ministra cursos por todo país só em 2014, ultrapassaram 90 onde já se passaram mais de 5000 pessoas.

cardápio por ela criado envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro) no lugar dos clássicos, creme de leite, maionese e leite condensado, além de ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia), linhaça, chia, quinoa, amaranto, entre outros. Também é característica da culinária funcional o uso de farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras, e temperos funcionais têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma.  O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

Figurinha carimbada em publicações nacionais, Lidiane é .também  reconhecida entre médicos e nutricionistas, recentemente lotou o auditório com sua palestra Gastronomia Funcional no Esporte no X Congresso Internacional de Nutrição Funcional.

Instagran: @lidibarbosa11

 

Mais sobre Gabriel de Carvalho

Nutricionista graduado em 1997 pelo IMEC – Porto Alegre
Diplomado pela Sociedade Gaúcha de Medicina Biomolecular e Radicais Livres, 1998 (Curso Básico), 1999 e 2000 (Cursos Avançados)

Primeiro nutricionista latino-americano Diplomado pelo The Institute for Functional Medicine, 1999(www.functionalmedicine.org), entidade que criou o Conceito de “Medicina Funcional”, no início da década de 90

Introdutor da Nutrição Funcional no Brasil, em 1999, criando o nome “Nutrição Funcional” e ministrando o primeiro curso na área de Nutrição Funcional (em Porto Alegre – outubro de 1999)

Palestrante em inúmeros cursos de extensão, pós graduação, congressos e simpósios, iniciando em 1997 e até os dias atuais

De 1999 a 2003, palestrante exclusivo do Curso de Extensão em Nutrição Funcional de Porto Alegre. De 2005 a 2007, organizador e palestrante principal. Uma média de 150 nutricionistas por ano realizam aulas neste curso

Membro fundador e Presidente (2004-2006; 2006-2008) do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (www.cbnf.com.br)

Presidente de Honra do SBNF – Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional – www.cbnf.com.br

Presidente do I e II Simpósio do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (2005 e 2007)

Farmacêutico–bioquímico pela UFRGS, 2006;

Participante e palestrante em Simpósios Internacionais na área de Nutrição – Medicina Funcional,




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Bebe vinho e no dia seguinte fica com dor de cabeça? Resolva esse problema!

4

Você toma aquele vinho e mesmo sem ter exagerado acorda com dor de cabeça?  Já se questionou por que isso acontece? Segundo a Time, existe uma substância no vinho – a tiramina – que causa essas pontadas na cabeça devido à influência que esta tem na pressão arterial. O vinho, especialmente o tinto, contém ainda […]

Leia mais

Nokia lança câmera poderosa!

4

O novo mimo da Nokia é a Ozo, uma câmera 360 graus com jeito de nave alienígena. Com preço na casa dos US$ 45 mil (cerca de R$ 150 mil), o aparelho é destinado ao mercado profissional foi exibido durante o Slush, feira de inovação e tecnologia realizada em Helsinque, na Finlândia. A Ozo parece um olho […]

Leia mais

Confira as 8 tendências do setor digital para 2017!

marketing-digital-2017-blog-michel-telles

Aproximadamente 94% das empresas mantiveram ou aumentaram o investimento no Marketing Digital em 2016. Isso é reflexo do aumento no número de visitantes aos sites e e-commerces, sem falar na crescente onda de engajamento que as redes sociais proporcionam aos internautas. “O digital não se restringe apenas às redes sociais, tudo que engloba nosso mundo […]

Leia mais

Cimento e concreto é a nova tendência no universo da decoração!

6

Acabamentos em cimento e concreto vêm conquistando cada vez mais espaço no universo da decoração. Revestimentos 3D, móveis feitos com o material, acabamentos de paredes e pisos em cimento queimado, entre outras possibilidades, vêm se destacando como tendência contemporânea.   A proprietária da Guaraúna – empresa especializada na venda de revestimentos cimentícios e madeiras de […]

Leia mais

Chega em São Paulo um app de táxi exclusivo para mulheres!

Business woman traveling by yellow taxi in city

Quem vai amar essa notícia são os marmanjos ciumentos! Chega em São Paulo um aplicativo de táxi exclusivo para as mulheres. O FemiTaxi, tem uma frota composta apenas por motoristas do sexo feminino, e que nasce com intuito de ser uma alternativa para as usuárias de táxi na capital paulista. De acordo com Charles-Henry Calfat […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *