5 passos para melhorar a autoestima!

1A forma como uma pessoa enxerga a si mesma é chamada de autoestima. É ela que causa felicidade ou tristeza em uma pessoa, que a faz sentir bem consigo mesma ou não. Ela é, também, uma poderosa aliada que permite atingir grandes conquistas, além de fazer com que a pessoa acredite em seu próprio potencial, e se coloque no caminho para realizar seus sonhos.

Porém, a autoestima só pode ter todo seu potencial utilizado quando as pessoas estão bem consigo mesmas, coisa que nem sempre acontece. Segundo a Madalena Feliciano, Presidente do Instituto Profissional de Coaching, muitas vezes, o indivíduo se torna seu próprio inimigo. “As pessoas se colocam para baixo, e isso as impede de alcançar suas metas pessoais”, explica a especialista.

Madalena afirma que, com exercícios simples, é possível aumentar a autoestima, abrindo caminho para a autorrealização. “Principalmente em mulheres, podemos ver casos de autoestima baixa, e que impedem uma felicidade plena. O primeiro passo para tratar isso é a aceitação de si mesma. Depois, é necessário observar se não é o caso de mudar alguma característica ou hábito que servem de obstáculo na sua autoaceitação”, pondera.

A coach listou alguns passos simples para aumentar a autoestima, confira:

1.   Analise sua vida:

Você realmente está vivendo a vida que gostaria? O seu trabalho lhe traz felicidade? Está satisfeito consigo mesma? Segundo Madalena, o primeiro passo é analisar como a pessoa esta levando a vida, para determinar quais os aspectos que necessitam ser mudados. Com uma simples ferramenta de Coaching, “Roda do Equilíbrio da Vida”, pode-se facilmente identificar quais áreas deverão ser trabalhadas e quais ações serão necessárias.

2.   Não tome decisões precipitadas:

Mesmo julgando que sua vida necessita de melhoras, o ideal é não se apressar demasiadamente. “Não querer mudar do dia para noite é fundamental, pois o resultado não é imediato, e sim progressivo”, cita a coach. Com pequenas ações diárias podemos chegar ao cenário desejado.

3.   Não se critique demais

Madalena afirma que, mesmo se você encontrar muitos itens a serem alterados em sua vida, é comum que as pessoas exagerem no primeiro momento, e se cobrem demais por mudanças drásticas. “Tudo deve ser levado de modo saudável”. Estar próximo a pessoas positivas e manter-se alerta aos pensamentos negativos é um exercício simples com excelentes resultados, pontua.

4.   Encare seus problemas de frente

A Coach orienta, o ideal é não fugir dos seus obstáculos. “Fugir do que dá medo é compreensível, mas não ajuda em nada no processo de melhora de si mesmo”, afirma.

5.   Trabalhe no seu autoconhecimento

Reconhecer seus defeitos e qualidades, encarando-os como um conjunto de características que formam o indivíduo, é essencial, de acordo com Madalena. “Responsabilizar-se por suas escolhas é uma etapa importante no amadurecimento e melhoria pessoal’, finaliza a coach.




VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 dicas para evitar a intoxicação alimentar durante o Carnaval!

O cirurgião geral do Hapvida Saúde, Tarcísio Carneiro, alerta que quando a refeição é feita na rua, o maior risco de contaminação está no armazenamento da comida. “Alguns vendedores ambulantes não contam com refrigeradores e fazem o manuseio dos alimentos com higiene precária. Quem trabalha com alimentos precisa sempre lavar as mãos, pois a contaminação […]

Leia mais

Engravidar logo após o 1º filho, como Thais Fersoza, tem riscos. Saiba mais!

Thais Fersoza e Michel Teló são pais de Melinda há apenas seis meses, mas já anunciaram que a família vai aumentar em breve. O casal anunciou que está à espera do segundo filho e já até sabem que será um menino. Segundo especialistas , é preciso ter cautela ao querer filhos com pouco intervalo de […]

Leia mais

Estudo afirma que homem se apaixona mais rápido que a mulher!

Ao contrário do que você poderia achar, as mulheres não se apaixonam mais facilmente. Pelo menos é o que anda dizendo a ciência. Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, entrevistou 172 estudantes universitários e concluiu que (passada!) eles expressam seus sentimentos antes. De acordo com a reportagem do site Brodly, que publicou a pesquisa, a […]

Leia mais

Para seu Carnaval não acabar mais cedo, siga essas 7 dicas!

A vida moderna, parece acrescentar motivos para aproveitar o Carnaval até a última gota – mas não precisa ser até o último suspiro. Para seu Carnaval não acabar mais cedo, siga essas 7 dicas! Use camisinha. Não importa com quem. Apesar de todo mundo saber que a camisinha evita gravidez e protege de pegar uma […]

Leia mais

Cuidados com o beijo no Carnaval – Especialista alerta!

Carnaval, época de liberdade, alegria e beijar muito. E os riscos? Um simples beijo pode transmitir doenças simples e graves. Durante um beijo são trocadas milhões de bactérias e, entre elas, causadoras de doenças como sífilis, herpes e mononucleose. Dr. Antônio Verrastro Neto, Mestre em periodontia e professor especialista em implantodontia, alerta sobre os cuidados […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *