4 dicas sobre como agir quando tentam “puxar seu tapete”. Especialista explica o que fazer quando algum colega de trabalho tentar prejudicar você!

4Um bom ambiente de trabalho é indispensável para que as pessoas exerçam suas funções de maneira plena e efetiva. Porém, as vezes, o problema não está nas ferramentas de trabalho ou no ambiente físico em si, mas sim nas pessoas. Quem nunca ouviu casos de pessoas que tentam puxar o tapete de seus colegas de trabalho? Apesar de, muitas vezes, serem difíceis de identificar, esse tipo de colega está presente nos mais diferentes locais, desde hospitais, até imobiliárias.

Por diversas vezes, a vontade de prejudicar alguém vem da inveja que pode ser despertada em uma pessoa que percebe que seu colega se sai melhor no trabalho, consegue bater as metas com mais facilidade e tem um bom relacionamento com clientes, por exemplo. “No mercado imobiliário, é comum casos como este, em que a facilidade de se comunicar com um cliente e efetuar a venda, por exemplo, pode  causar um sentimento de irritação no colega ao lado, que não possui as mesmas características”, explica Madalena Feliciano, Diretora de Projetos da empresa Outliers Careers.

Madalena afirma que, apesar de ser difícil, é possível identificar quando uma pessoa toma certas atitudes propositalmente, para prejudicar a outra. A especialista cita atitudes que podem ser tomadas, a fim de evitar ser prejudicado em situações comuns que acontecem quando alguém tenta “puxar seu tapete”.

Confira:

1.   Quando roubam seu crédito, apresentando sua ideia como se fosse autoria de outros:

Para se prevenir contra esse tipo de situação, a coisa mais segura a se fazer é enviar e-mails que falam sobre seu projeto em cópia a outros, inclusive para o chefe. Madalena orienta evitar “cópia oculta” , pois mostra que você está fazendo as coisas de maneira correta. “Caso alguém tenha roubado seu trabalho ou ideia, faça perguntas, por exemplo, a seu chefe, de maneira que ele se questione sobre a real autoria do projeto. Em uma apresentação, ainda é possível falar na frente de todos, de maneira calma, por que seu colega está tomando para si o crédito”, explica Madalena.

2.   Quando falam mal de você:

A coach adverte: falar diretamente com a pessoa é o melhor a se fazer, para procurar entender por que a pessoa está tendo este tipo de atitude, se foi algo que você possa ter feito sem querer, etc. “Outras atitudes, como falar para seu chefe, ou devolver na mesma moeda, passam a imagem de imaturidade”, pontua.

3.   Quando tentam excluí-lo de projetos:

Nesse caso, o melhor a fazer é puxar a pessoa de lado, seja em um café ou almoço, e perguntar o que houve, e por que você não participará do projeto. “Às vezes, existe uma boa razão pra isso, mas nossa cabeça não consegue percebê-la, e fica imaginando coisas que não existem”, pondera a coach.

4.   Quando tentam passar por cima de você:

Neste caso, o comum é a pessoa inventar coisas como, por exemplo, que tentou entrar em contato para pedir uma opinião sobre um projeto, ou convidou-o para participar de algo, mas você recusou. “Nesta situação, comece a questionar, o colega, na frente dos outros integrantes da equipe, mostrando que você realmente se interessa pelo assunto, mas está faltando integridade por parte dele”, finaliza Madalena.

Serviço: Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
Avenida Fagundes Filho, 77, cj 82 e 83, São Paulo – SP.
E-mail: madalena@outlierscareers.com.br
Site: www.outlierscareers.com.br




VEJA MAIS SOBRE Notícias


8 mitos e verdades sobre o limão!

O limão é um dos queridinhos da alimentação saudável. Na medicina ayurvédica, é recomendado tomar um copo de suco de limão com água morna de manhã, em jejum, para desintoxicar o organismo. Durante o dia, ele funciona como uma excelente fonte de vitamina C e alivia a retenção de líquidos, ajudando na perda de peso. […]

Leia mais

Anderson Silva lutará no Rio de Janeiro em junho!

Anderson Silva anunciou via Twitter que voltará a lutar no Brasil. De acordo com ele, o combate será realizado no dia 3 de junho no Rio de Janeiro. O adversário será o norte-americano Kelvin Gastelum, que no último dia 11 nocauteou Vitor Belfort no UFC de Fortaleza. Em sua última aparição no octógono, em fevereiro, […]

Leia mais

Descoberta a droga que diminui o colesterol ruim e ainda evita infarto e AVC!

Aprovado desde o mês de abril do ano passado, o remédio evolocumabe, do laboratório Amgen, figura como uma das maiores novidades da medicina dos últimos tempos. Também pudera: as pesquisas mostraram uma redução de até 60% no valor do LDL, o colesterol ruim, após o início do tratamento. Tanto é que ele já entra como […]

Leia mais

Anvisa interdita marca de alimento para bebês!

Que bafãoooooo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e divulgação, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Papá no Prato. Os alimentos da marca são comercializados pela internet por fabricante desconhecido e nenhum deles possuíam registro na agência. O registro sanitário de alimentos de transição para […]

Leia mais

Fique por dentro dos cuidados que devemos ter na hora de comprar carne!

No último (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca. Desde então, muito se falou sobre o escândalo de liberação de licenças e fiscalizações irregulares de funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aos frigoríficos. Até o momento, 35 pessoas foram presas e 33 servidores públicos afastados de seus serviços. Entre os frigoríficos […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *